Logo O POVO+
Ceará terá a Semana da Caatinga
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Ceará terá a Semana da Caatinga

O tema será "As lições da pandemia" e a programação prevê exposições, passeios e trilhas virtuais pelas unidades de conservação
Tipo Opinião
veado- 
catingueiro
 (Foto: DIVULGAÇÃO/ASSOCIAÇÃO CAATINGA)
Foto: DIVULGAÇÃO/ASSOCIAÇÃO CAATINGA veado- catingueiro

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente vai promover, a partir da próxima segunda-feira, a Semana da Caatinga 2021, de forma virtual, que debaterá o tema "As lições da pandemia". O titular da pasta, Artur Bruno, que abrirá o evento junto com o secretário de Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, informa que, dentre as atividades, haverá exposições de experiências de convivência no semiárido, passeios e trilhas virtuais em unidades de conservação e lives sobre gastronomia e frutos da caatinga. No encerramento, quarta-feira, às 15 horas, haverá a entrega da Medalha Joaquim Feitosa ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (2020) e ao agricultor catingueiro José Artur (2021) pelos seus relevantes serviços ambientais. Na ocasião, será lançada também uma publicação sobre a II Conferência da Caatinga. Detalhe: nesta pandemia, a Sema tem se destacado. Pelo menos em matéria de eventos.

Legal

A OAB-CE aprovou um "Refis" para regularização de anuidade sem multas e juros. A proposta, de autoria do presidente Erinaldo Dantas, chega num momento em que a pandemia gera crise na área. Cerca de 49% dos inscritos na Ordem estão inadimplentes.

Batalhão preventivo

Um projeto de indicação do deputado Queiroz Filho (PDT), já aprovado pela Assembleia, autoriza o governo a reverter ao serviço ativo bombeiros da reserva remunerada para exercerem funções de prevenção. Neste clima de Covid-19, isso já seria fundamental.

Epa!!

Laboratórios que fazem teste da Covid-19 em Fortaleza estão lotados, o que exige algum tipo de medida por parte das autoridades sanitárias. Pelo visto, nesses estabelecimentos, na hora de faturar, a aglomeração passa longe.

Rosa da Fonseca
Foto: ANDRÉ SALGADO
Rosa da Fonseca

Dura na queda

A ex-vereadora Rosa da Fonseca, militante do Movimento Crítica Radical, comemora hoje 72 anos de vida. Com direito a festa virtual, pois acaba de vencer um câncer. E ainda tomou doses contra a Covid-19. Da chinesa Coronavac.

Expansão

A TIM busca parceiros comerciais para abertura de novas lojas em sete estados do Nordeste. No Ceará, abrirá unidades em Iguatu, Itapipoca, Brejo Santo, Caucaia, Cascavel, Pacajus e Quixadá. O contato deve ser feito pelo e-mail epsousa@timbrasil.com.br.

Abajur invejoso

Chega a quase 10% o reajuste da energia, com a famigerada taxa de iluminação pública. E muitas ruas de Fortaleza ainda lembram boate, como a Padre Valdevino, Barão de Aracati e Carlos Vasconcelos, em bairros de classe média e média alta. Imagine a periferia...

Leia também | Preço do pão francês deverá ser fixado próximo ao balcão de venda

Mordendo língua

Ciro Gomes anunciou nesta semana, com estardalhaço, o marqueteiro de sua campanha, João Santana, vitorioso em campanhas lulistas. Só se esqueceu de dizer que o publicitário já foi preso na Lava Jato. Por lavagem de dinheiro.

Com licença

A deputada federal Luizianne Lins (PT) reassumiu o mandato, nesta semana, após licença de quatro meses. No lugar dela, estava Gorete Pereira, que agora conversa com o deputado federal José Guimarães, que pode tirar licença.

Curioso

Por que a grande maioria dos assaltos e ataques ocorrem com motoristas de aplicativos? Eis uma pergunta que muitos leitores fazem ao Serviço de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado. Raramente isso ocorre com taxistas.

Concurso

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da Prefeitura de Pentecoste. São 295 vagas de contratação imediata e 295 de cadastro reserva. Do nível fundamental incompleto ao superior. Inscrições pelo site do Idib https://www.idib.org.br até segunda-feira próxima.

Sobe

Prorrogação da frota extra de ônibus em Fortaleza. Uma boa medida do prefeito José Sarto, com aval do Sindiônibus.

Desce

Ibama do Ceará. E aí, já ouviu falar em alguma grande operação contra crimes ambientais realizada pelo órgão na atual gestão?

Horizontais

A Cerbras, empresa cearense de referência no mercado de cerâmicas e porcelanatos, doou dois respiradores para a Secretaria da Saúde de Fortaleza. /// A relação entre a reitoria da UFC e a Adufc Sindicato é das mais complicadas. Principalmente porque a entidade ainda qualifica o reitor Cândido Albuquerque, que saiu de lista tríplice, como "interventor". /// O número de gatos abandonados em vias de Fortaleza aumentou. /// Só lembrando: "E aí, o discurso pró-Amazônia de Bolsonaro, ao lado do Ricardo Salles, o convenceu?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?