Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Opinião

Comércio de Fortaleza aposta fichas no Dia das Mães

Comércio retoma as atividades de olho no Dia das Mães
Comércio retoma as atividades de olho no Dia das Mães

Com a reabertura do comércio no próximo fim de semana, o setor reacendeu as expectativas de que terá, em matéria de vendas, um feliz Dia das Mães. Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza, Assis Cavalcante, a ordem é reforçar e divulgar promoções de olho no bolso dos filhinhos e, claro, dentro da meta de ganhar um certo refresco financeiro, pois o comércio, entre vários segmentos da economia, sofre consequência da pandemia da Covid-19. Assis não fala em projeção de vendas, mas não esconde o otimismo. Vestuário, perfumaria, eletrônicos e eletrodomésticos constam entre os produtos que prometem dar uma injeção de ânimo. O e-commerce - vendas pela internet, também deve apresentar boa movimentação. Bom lembrar: Dia das Mães é uma espécie de Natal do primeiro semestre para o comércio.

Compra antecipada

Os lojistas pedem aos consumidores: antecipem suas compras para evitar aglomerações e ajudar o setor a cumprir, sem problemas, o protocolo sanitário estipulado em decreto estadual. Lojas do Centro funcionarão das 10 às 15; e shoppings, das 12 às 17 horas.

Compra estimada

A Federação do Comércio do Estado (Fecomércio) fez pesquisa de mercado e prevê: o impacto estimado de compras para o Dia das Mães pode movimentar R$ 257 milhões só na Capital.

Orçamento

A Defensoria Pública do Ceará inicia hoje mais uma etapa do Orçamento Participativo. As audiências públicas, que ocorrem de forma virtual, pelo Google Meet, envolverão moradores e lideranças do Litoral Oeste. Hora de conhecer as prioridades locais.

Régis Medeiros
Foto: Divulgação
Régis Medeiros

Férias de molho

O setor hoteleiro considera cedo fazer alguma previsão sobre ocupação de leitos em julho, mas o presidente da ABIH-CE, Régis Medeiros, garante que há "demanda reprimida muito grande". Ele estima que, com mais vacinação, o turismo doméstico possa vir a reagir.

Vrummm...

Os Correios vão leiloar, eletronicamente, 119 motocicletas no Ceará. O edital (https://www.licitacoes-e.com.br/aop/documentos/L-860045/3_EDITAL_ALIENACAO.PDF) dá todos os detalhes do pregão, que ocorrerá de amanhã até sexta-feira.

Bico fechado

Será que Tasso Jereissati, com o nome em alta para a disputa presidencial 2022, caso não seja o indicado para o pleito pelo tucanato, ainda teria apetite para concorrer ao Senado ou encerraria de vez sua carreira política?

Rasteira

A impugnação do prefeito de Juazeiro do Norte, Gledson Bezerra, não deixa de ser um golpe na oposição ao governo. Principalmente em cima de Capitão Wagner e seus correligionários, que comemoravam a Terra do Padim Ciço como a maior conquista.

Toga eleitoral

O juiz federal George Marmelstein tomará posse como juiz titular na Corte do TRE do Ceará na próxima sexta-feira, às 9 horas, em sessão virtual. O ato será presidida pelo desembargador Haroldo Máximo, com transmissão pelo Canal do TRE no YouTube.

Ferreirinha

O presidente da Ordem dos Músicos do Ceará, José Ferreira de Freitas, o Ferreirinha, é mais uma vítima da Covid-19. Ontem, estava internado na UPA Edson Queiroz, mas amigos e empresários da área artística tentavam sua transferência para um hospital particular.

Por liberdade

O Brasil caiu quatro posições e ficou em 111º lugar no ranking mundial da Liberdade de Imprensa da organização Repórteres Sem Fronteiras. O ranking descreve o ambiente para o trabalho dos jornalistas como "tóxico" desde que Bolsonaro assumiu o poder, em 2019.

Sobe

Mais vacinas chegando para aliviar e acelerar o atendimento das camadas prioritárias da população. Sem isso, a economia não anda.

Desce

Eternos alagamentos em Fortaleza. Sempre que vem uma chuvinha, haja atropelo como, por exemplo, em avenidas como a Heráclito Graça.

Horizontais

A CPI da Covid promete chumbo grosso, nesta semana, contra o governo com os depoimentos de Mandetta, Teich e Pazuello. /// Cantores daqui estão, mais do que nunca, podendo nacionalmente. O hit "Investe em Mim", de Jonas Esticado, está servindo de trilha sonora para comercial do Globoplay. /// Padre Clairton Alexandrino, da Catedral de Fortaleza, completou 70 anos e ganhou cumprimentos virtuais à vontade. /// Só lembrando: "Bom dia para Dr. Cabeto! Com desejos de muita, muita vacina."

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais