Logo O POVO+
Novo concurso da Defensoria terá regulamento apresentado nesta segunda-feira
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Novo concurso da Defensoria terá regulamento apresentado nesta segunda-feira

O regulamento será votado pelo Consup e, após isso, a Defensoria Geral dará prosseguimento às etapas administrativas internas do concurso para, em seguida, divulgar datas, valores, prazos, cotas, vagas e formatos de prova
Tipo Notícia
Eleição para a ouvidoria externa do órgão foi realizada nesta quarta-feira, 28, com candidatura única (Foto: divulgação/DPCE)
Foto: divulgação/DPCE Eleição para a ouvidoria externa do órgão foi realizada nesta quarta-feira, 28, com candidatura única

O regulamento do novo concurso público da Defensoria Pública Geral do Ceará vai ser apresentado pela subdefensora geral do Estado Sâmia Farias, na qualidade de conselheira nata. Vai ocorrer nesta segunda-feira perante o Conselho Superior (Consup) da instituição.

O Colegiado é responsável por analisar, debater e deliberar a pauta. O regulamento será votado pelo Consup e, após isso, a Defensoria Geral dará prosseguimento às etapas administrativas internas do concurso para, em seguida, divulgar datas, valores, prazos, cotas, vagas e formatos de prova.

“Cumprimos o nosso compromisso de chamar todos os aprovados no certame passado. Mas sabemos que ainda há muito a fazer e, para isso, precisamos de mais defensores e defensoras no Ceará para cumprir o preceito constitucional de a Defensoria estar em todos os municípios cearenses. Por isso, queremos fazer desse concurso o mais célere dos 24 anos da instituição”, afirma Elizabeth Chagas.

Atualmente, 350 defensores e defensoras atuam no Ceará. Com o ingresso de novos membros, será possível criar núcleos e ampliar a assistência jurídica às populações vulnerabilizadas do Estado, tanto em Fortaleza, quanto no interior. Apenas no ano passado, a Defensoria registrou mais de 901 mil atuações, sendo boa parte delas de maneira totalmente remota, já que a pandemia do novo coronavírus impediu o funcionamento presencial.

A expectativa é de que, com o concurso, a chegada de novos defensores e de novas defensoras representa o alcance de índices ainda maiores de produtividade. “Há locais que há muito tempo precisam da Defensoria. E só vamos conseguir que tenham nossa atuação com a chegada de mais defensores. Estamos tomando todas as providências para isso”, acrescentou a defensora geral.

SERVIÇO

*A 7ª sessão ordinária do Consup em 2021 pode ser acompanhada ao vivo pelo YouTube. Os debates iniciarão às 10 horas e também terão como pauta a formação de comissão eleitoral para escolha do novo(a) ouvidor(a) geral da Defensoria e a proposta de resolução que modifica a interpretação da Resolução nº 61/2012.

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?