Logo O POVO+
Governo incorpora aplicativo criado pelo IFCE
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Governo incorpora aplicativo criado pelo IFCE

Tipo Opinião

O Governo do Ceará incorporou, em sua plataforma Ceará App, o projeto Fique no Lar, um aplicativo gratuito que foi desenvolvido pelo Laboratório de Redes de Computadores do campus de Aracati e que auxilia fornecedores de produtos e serviços aos consumidores. Esse projeto, ousado, já foi absorvido por 25 estados e vem salvando pequenos negócios, segundo a pesquisadora Carina Oliveira, do IFCE de Aracati. No "Fique no Lar", há essa troca de interesses com o empreendedor ganhando espaço na internet para vender e o cliente tendo a oferta do que procura. O ingresso desse aplicativo veio a partir de um convite da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet). "O sucesso do Fique no Lar se deve a parcerias não só com estados, mas, também, com o Ministério Público do Trabalho", que legitima a plataforma, adianta Carina Oliveira. Eis a internet, quando usada de forma honesta e séria, salvando a economia.

Tapa-Buracos

O mês de junho vai contar com uma Operação Tapa-Buracos da Prefeitura de Fortaleza. Segundo o prefeito José Sarto, vão ser aplicados R$ 40 milhões, com essa ação de recuperação asfáltica se estendendo até o fim do ano. Estava precisando mesmo.

Na bandeja

A Secretaria do Turismo do Estado inicia, no próximo dia 15, o processo de pagamento do auxílio no valor de R$ 1.000 aos profissionais desempregados do setor de alimentação fora do lar. O desembolso sairá em parcela única.

Socorro!

A Prefeitura de Fortaleza está pagando a conta do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O caso ocorre com várias prefeituras do País, porque há defasagem nos repasses do MS para manutenção do serviço. Nesta pandemia, nada de verba extra.

Romaria 2022

Prossegue a romaria de deputados levando seus prefeitos ao Palácio da Abolição. Ali, Camilo ouve demandas e procura atender aos pleitos. Já recebeu 100 prefeitos e até gente que não engole os Ferreira Gomes. É o caso de Carlomano Marques (MDB), de Pacatuba.

Ufa!!

A superintendência estadual do Dnit leu a queixa feita por motoristas aqui nesta Coluna. Já está realizando uma operação tapa- buracos no trecho da BR-116, mais precisamente entre Pacajus e Chorozinho, altura do Boqueirão do Cesário.

É o amor...

Um setor que aguarda com ansiedade pelo Dia dos Namorados é o de motéis. Por conta da pandemia, anuncia promoções. O segmento nunca deixou de apresentar bons resultados, segundo empresários de um ramo que não tem crise, pois o amor sempre está no ar.

Sorria, você…

Caucaia ganhará uma Central de Monitoramento para reforçar a segurança na cidade. Terá mais de 55 câmeras para ajudar também no controle do trânsito. A entrega está prevista para o dia 15, informa o vice-prefeito Deuzinho Filho.

Capacitar...

A Fundação Demócrito Rocha (FDR) e a Câmara Municipal deFortaleza inscrevem, até o dia 20, para o curso "Cuidar para crescer: A retomada das atividades em época de pandemia". Voltado para autônomos que moram em Fortaleza e buscam capacitação em pequenos negócios.

… é preciso

A Fundação Demócrito Rocha informa, ainda sobre o curso, que os primeiros 1.000 inscritos receberão, pelo WhatsApp, todo o material ofertado, além de certificado de participação. As inscrições devem ser feitas de forma on-line (https://fdr.org.br/cuidarparacrescer/).

300

policiais militares, pelo menos, foram denunciados pelo MPCE. São investigados por causa do motim que aconteceu em fevereiro do ano passado.

SOBE - Ceará, que está em quarto lugar no País no quesito vacinação, mas, pelo andar da carruagem, pode melhorar posição. Por aqui, o negacionismo não conta.

DESCE - Jogadores da Seleção Brasileira, que produziram um manifesto chocho sobre a Copa América. Perderam a chance de terem seus nomes registrados na história.

HORIZONTAIS - Para amantes da astronomia, o Planetário Rubens de Azevedo, do Dragão do Mar, oferece hoje,às 19h, em seu canal do YouTube, episódio sobre "Constelações do Hemisfério Norte". /// O Teatro do Humor, de Jáder Soares, o Zebrinha, vai comemorar remotamente seus 30 anos. /// O Decon ainda não divulgou um balanço de suas ações pró-consumidor nesta pandemia. /// Só lembrando: "E aí, arrisca o placar do Clássico-Rei de hoje?"

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?