Logo O POVO+
Ex-presidente do PT apela: Zé Airton, 'aquieta o facho'
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Ex-presidente do PT apela: Zé Airton, 'aquieta o facho'

Tipo Opinião

Na condição de quem já foi presidente estadual do PT e parlamentar, o médico Mário Mamede mandou para a Coluna nota sobre a articulação que Zé Airton faz com objetivo de disputar o Governo em 2022. Diz ele: "A crise politico-econômico-social-ambiental e a tragédia da epidemia da Covid-19 que o país está vivendo, não permitem espaço para ambições individuais e manobras oportunistas como o desprendido e generoso oferecimento do deputado Zé Airton para ser candidato ao Governo. Melhor aquietar o facho." Mamede avalia que a ordem é ajudar a construir "uma ampla frente com alianças dos partidos comprometidos com a resistência democrática e ocuparmos as ruas ao lado dos movimentos sociais." Para ele, só assim "poderemos derrotar o bolsonarismo." O oferecimento "prematuro" de Zé Airton apenas "explicita suas ambições pessoais e não desperta confiança nem entusiasmo junto ao PT e nem em outras forças políticas".

Duro na queda

Zé Airton, no entanto, não se abate com críticas de setores petistas sobre seu desejo de postular o Governo. Na última quarta-feira, em reunião virtual com o Grupo de Trabalho do PT Nacional (GTA) para o pleito do ano que vem, ele reafirmou que quer sair candidato.

Sem bafafá

"Agora é que o bafafá vai aumentar! Vai ser Lula lá e Zé Airton cá", disse para a Coluna o deputado federal Zé Airton, numa alusão ao deputado federal José Guimarães, que chamou de "bafafá" essa articulação do petista. Já Camilo Santana, até agora, nada comentou.

Dose dupla

O comércio já conta os dias. Na próxima segunda-feira, Estado e Prefeitura de Fortaleza vão pagar a primeira parcela do 13º aos servidores, aposentados e pensionistas. Uma bela injeção na economia superior a R$ 750 milhões.

Larissa Gaspar (PT)
Larissa Gaspar (PT)

Tartarugas

Tramita, na Câmara Municipal, projeto de indicação de Larissa Gaspar (PT) propondo a criação do Centro de Apoio à Educação Ambiental, com foco em primeiros socorros de tartarugas marinhas. Tem até sugestão de nome: Ambientalista Gabriel Chagas.

Tartarugas 2

Fortaleza, segundo a vereadora Larissa Gaspar, registra a circulação constante de quatro espécies de tartarugas em seu litoral. Muitas delas acabam encalhando, o que exige um tratamento especial de um centro voltado para esse tipo de socorro.

Bate coração

Saiu o ranking dos hospitais cearenses que cumprem 100% as práticas de segurança do paciente. Na lista, entrou o Hospital Prontocárdio, particular que trata das doenças do coração..O levantamento é feito pela Anvisa, que analisa 21 indicadores.

Feedback

Equipes do DataPoder estão fazendo pesquisa, via telefone, para saber como o eleitorado avalia as gestões do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), do governador Camilo Santana (PT) e do presidente Jair Bolsonaro.

(85) 998140754

é o fone do Zap Delas, lançado pela Assembleia Legislativa e que recebe denúncias sobre violência doméstica. Funciona de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.

Nada secreto

O Hospital de Tauá (Região dos Inhamuns) está com sua UTI-Covid lotada e com pacientes na fila de espera. O cenário era tranquilo há semanas. Recentemente, a cidade recebeu grande número de pessoas para entrega de retroescavadeiras e tratores.

Segurança hídrica

A Cagece vai tocar um projeto de apoio à melhoria hídrica e eficiência operacional nos serviços de água em vários municípios e na Capital. O projeto está orçado em US$ 174,85 milhões. É mais um empréstimo do Banco Mundial.

SOBE - SAMU Fortaleza, que vem atuando, de forma eficaz, também em ações de socorro às vítimas da Covid-19.

DESCE - SAMU Ceará, que precisa renovar a frota de suas ambulâncias. Algumas já estão sucateadas.

HORIZONTAIS - O Observatório do Federalismo, coordenado por Flávio Ataliba, promove hoje uma live sobre Contratos de Parcerias Público-Privadas na Área do Transporte. Às 14h30min, no Youtube da Seplag. /// O Padre Nelson da Silva, da Paróquia de São Francisco, no Eusébio, morreu ontem de Covid-19. É o 10º religioso a ir a óbito por causa dessa doença na área da Arquidiocese de Fortaleza. /// Só lembrando: "Bom dia para o secretário Dr. Cabeto. A luta continua e vai dar certo!!"

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?