Logo O POVO Mais
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Pacto Contra o Coronavírus define força-tarefa de cadastramento da vacinação

"Será uma campanha unificada, com a mesma logomarca, para pedir conscientização", disse o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão
Tipo Notícia
Primeira reunião do Pacto contra o Coronavírus no Ceará (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO Primeira reunião do Pacto contra o Coronavírus no Ceará

A Assembleia Legislativa realizou nesta quarta-feira (23) a primeira reunião do Pacto contra o Coronavírus no Ceará. A Casa, sob a presidência do deputado Evandro Leitão (PDT), vai coordenar uma série de ações envolvendo os diversos setores da economia para evitar nova alta de casos de covid-19, principalmente em julho, período de alta estação.

O pacto reúne diversos setores da sociedade para sensibilizar a população para o tema. As entidades irão debater estratégias e somar forças para ampliar o cadastro de vacinação e conscientizar a população de que a pandemia não acabou. Durante a reunião, os parceiros se prontificaram a ajudar no cadastro da vacinação dos cearenses na plataforma Saúde Digital. "O grupo de representantes das 15 instituições que integra esta grande força-tarefa decidiu iniciar a estratégia pela criação de uma campanha de massa, bem como a busca ativa pelo público que precisa se vacinar e que, por algum motivo, não conseguiu receber o imunizante, tomar a segunda dose ou até mesmo se cadastrar. Alguns dos nossos parceiros já se disponibilizaram a ajudar com pontos e caminhões para irem ao encontro desse público", destacou o presidente Evandro.

De acordo com o representante do Parlamento Cearense, uma das primeiras medidas práticas será a implementação de um corpo técnico para implementar as decisões do grupo de entidades que representam o Pacto, como a definição da marca e a logística da busca ativa, bem como as atribuições de cada instituição. Ele agradeceu o empenho de cada parceiro e destacou ainda o empenho das entidades em reforçar, por meio de campanha, e de ações diretas, o reforço dos protocolos de saúde.

CONSCIENTIZAÇÃO

O Pacto terá diversas ações, dentre elas, as campanhas publicitárias entre as empresas, os sindicatos empresariais e o diálogo com os setores envolvidos. “Vamos investir em publicidade, nas nossas mídias sociais e nos meios de comunicação. Será uma campanha unificada, com a mesma logomarca, para pedir conscientização. Vamos iniciar agora no período de férias, em que vários turistas irão visitar o nosso Estado, que é um destino bastante procurado. Temos que passar para eles que a pandemia não acabou e queremos de nos proteger e proteger os outros”, destacou Evandro.

Evandro Leitão falou ainda sobre o número de óbitos no Ceará desde o início da pandemia do novo coronavírus em março do ano passado. “Aqui no Estado já tivemos mais de 22 mil mortos, 22 mil pessoas que perderam suas vidas, seus projetos e que deixaram famílias dilaceradas”, lamentou. O presidente alertou sobre a mobilização para evitar o aumento de casos e consequentemente, o retrocesso das atividades econômicas. "É importante entendermos que a pandemia ainda não passou. A mobilização passa pela prevenção e a sensibilização de toda a população cearense", destacou o parlamentar.

Participaram do primeiro encontro a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio), a Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (CDL), o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE), o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público Estadual (MP-CE), a Defensoria Pública do Estado do Ceará, o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), a Ordem dos Advogados do do Brasil - Secção Ceará (OAB-CE), a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Universidade Federal do Ceará (UFC). Também participaram da reunião os deputados Antonio Granja (PDT), Augusta Brito (PCdoB), Osmar Baquit (PDT), Salmito (PDT) e Renato Roseno (Psol).

Os representantes das entidades irão se reunir mensalmente para debater estratégias e alinhar os próximos passos do Pacto para debater políticas públicas e ações para a saúde do povo cearense.

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

Essa notícia foi relevante pra você?
Recomendada para você

"