Logo O POVO+
OAB pode pedir impeachment de Bolsonaro
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

OAB pode pedir impeachment de Bolsonaro

Reunião do Conselho Federal da OAB reúne-se dia 20 próximo para decidir de entrará com pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro. A OAB-CE quer encontro prévio com as seções estaduais para discutir a posição de cada uma
Tipo Opinião
 FELIPE SANTA CRUZ, presidente da OAB (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil FELIPE SANTA CRUZ, presidente da OAB

 

O presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz, marcou reunião da entidade para o próximo dia 20. O objetivo é apreciar e decidir se entra ou não com pedido de impeachment de Bolsonaro. "Nosso direito constitucional básico — o direito à vida — está sob séria ameaça. Portanto, não é mais possível adiar o debate", ressalta Santa Cruz. Ele ainda pede que, na ocasião da discussão, haja serenidade e respeito ao direito de defesa. Sobre o tema, o presidente da OAB/CE, Erinaldo Dantas, informa que vai entrar em contato com Santa Cruz para saber se, antes desse encontro, haverá prévia das OABs estaduais, com cada uma definindo, via conselhos, sua posição a respeito do assunto. Erinaldo Dantas, particularmente, já tem sua posição. Já a oposição, pelo que se sabe,é bolsonarista.

Olho no Cocó

Valeu alerta da Coluna. O Batalhão de Policiamento Ambiental voltou, a partir desta semana, a fazer patrulhamento de barco no Parque do Cocó, ao longo da Avenida Sebastião de Abreu e Parque Adahil Barreto. Muito bem!

Alô, SSPDS!

Há uma máfia da agiotagem de colombianos agindo na periferia da Capital cearense e em outras cidades do Interior. As autoridades precisam agir, antes que a coisa fique sem controle. Fortaleza não pode reeditar Medellin.

Salute!

Tudo pronto para o II Congresso Nacional de Inovações em Saúde (Conais), virtualmente, de 9 a 11 deste mês. O tema: "O pensar saúde frente aos desafios atuais: o papel da pesquisa e da inovação". Dará certificado ((Inscrições pelo: https://doity.com.br/conais2021).

Médico Marcelo Alcantara, superintendente da Escola de Saúde Pública (Foto: Aurélio Alves / O Povo)(Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Médico Marcelo Alcantara, superintendente da Escola de Saúde Pública (Foto: Aurélio Alves / O Povo)

Salute 2

O II Congresso Nacional de Inovação em Saúde vai contar, inclusive, com um time de peso. Entre palestrantes, o médico Marcelo Alcantara (foto), criador do capacete Elmo, que evitou intubação de tantos pacientes da Covid, e o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista.

No limite

Manuel Pinheiro, procurador-geral de justiça, acompanha em Brasília discussões, em plena pandemia, sobre o Novo Código do Processo Penal, que tramita na Câmara. Na proposta, há algo que preocupa: limita o poder de investigação do Ministério Público.

Deputado federal José Guimarães  (PT)(Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Deputado federal José Guimarães (PT)

Vermelhou

Reação do deputado federal José Guimarães (PT), ao ser indagado quando seguia, na terça-feira, para Brasília, sobre a possibilidade do PT não ter candidato a governador: parou, pensou, olhou e soltou: "Abraço!" Tomou, de imediato, a sala de embarque.

Cine Miau

Vem aí o Cine Miau, mostra audiovisual infantil. Desta vez, com exibição presencial de filmes em dois espaços culturais de Fortaleza: Cineteatro São Luiz e Cinema do Dragão, quinta e sexta-feira, com protocolos de segurança sanitários. Informações: (85) 3048 6077.

No Jogo

Vários leitores comentaram nota deste espaço acerca de Evandro Leitão (PDT), presidente da Assembleia Legislativa. Avaliam que a agenda dele ganhou maior projeção nos últimos dias, no que percebem que há algo de novo nesse quartel político.

Leia também | Sucessão 2022 - Evandro Leitão entra no jogo

1.599

mortes por crimes violentos registrou o Ceará no período de janeiro a junho deste ano. Dados são da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social. Eita!.

Agendamento

A Secretaria Municipal das Finanças (Sefin) já retomou o atendimento presencial dos Núcleos de Acolhimento ao Cidadão (NACs), localizados nos Vapt Vupts de Messejana e de Antônio Bezerra e no Shopping Del Paseo. É necessário o agendamento pelo site da Sefin.

Sobe

Prorrogação do Auxílio Emergencial por mais três meses. Nada melhor do que a aproximação do período eleitoral para as coisas saírem logo.

Desce

Política de preços da Petrobras, que vem apertando, cada vez mais, o bolso do brasileiro. Eita, gasolina, diesel e gás de cozinha caros!!

Horizontais

O prefeito de Horizonte, Nezinho Farias, tenta destravar verbas do FNDE junto ao MEC. Vai priorizar obras na educação e tentar recuperar tempo perdido na área por causa da pandemia. /// O vereador Júlio Brizzi, líder do PDT, fechou o semestre como um dos mais assíduos e que menos usou verba de gabinete. /// Em breve, a Avenida José Bastos adotará o limite de 50 km de velocidade. Mas só depois da conclusão das obras de reforma que acontecem na via. /// Só lembrando: "Quando virá mesmo a reforma do gramado do Estádio Presidente Vargas?"

Ouça podcast Jogo Político

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?