Logo O POVO+
Artigo - Eunício Oliveira e o neolulismo
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Artigo - Eunício Oliveira e o neolulismo

"Lula tem Ciro Gomes como adversário e não é mais provável aliado, num eventual segundo turno contra o projeto de reeleição do presidente Jair Bolsonaro", aponta em artigo o sociólogo e consultor politico Luiz Cláudio Ferreira Barbosa
Tipo Opinião
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é sociólogo e consultor político (Foto: ARQUIVO)
Foto: ARQUIVO Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é sociólogo e consultor político

O ex-presidente Lula está reconstruindo a sua base aliada política-institucional via o diretório nacional do Partido dos Trabalhadores, nos últimos três meses: abril, maio e junho. Lula mantém um diálogo pertinente e uma linha direta de ação política com o presidente estadual do MDB cearense, o empresário Eunício Oliveira, em função da reorganização do palanque lulopetista a nível nacional, com rearranjos nos estados. A nova fase do lulismo local terá neste primeiro momento o Eunício Oliveira como principal organizador, com o aval de Lula, isso ocorre independentemente do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores.

As últimas pesquisas de opinião pública na sucessão presidencial de 2022, sem dúvida colocam o ex-presidente Lula (PT), como a maior liderança política na região do Nordeste. Lula tem uma compreensão muito pragmática de reaproximação com os seguintes diretórios emedebistas nordestinos: Alagoas, Pernambuco, Maranhão e Ceará. O ex-senador Eunício Oliveira é o ator emedebista responsável pela construção de várias pontes de diálogos com os emedebistas não pró-Governo Federal, portanto, é um trabalho árduo, com o aval do diretório nacional do Partido dos Trabalhadores, sem nenhum empecilho da executiva nacional do MDB.

É necessária a compreensão de que o papel de Eunício, como articulador político-institucional da pré-candidatura presidencial petista, tem o aval do ex-presidente Lula. O neolulismo deseja ser a principal força no campo democrático anti-bolsonarista, no Brasil e nos estados. Eunício Oliveira é a principal liderança neolulista não petista na região nordestina. Com isso, o diretório cearense do MDB vai fazer parte do palanque de Lula, em terra alencarina, contudo, o governador Camilo Santana (CE) é o aliado incontestável do terceiro mandato de presidente da República da maior liderança petista, no Brasil.

A direção nacional do Partido dos Trabalhadores demonstra descontentamento com o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), por sua postura agressiva ao ex-presidente Lula, nas suas entrevistas aos veículos tradicionais de comunicação, como também nas redes sociais. Ciro já avisou que não vai fazer nenhuma aliança política-eleitoral, com o ex-presidente do Brasil, em hipótese alguma, no pleito eleitoral de 2022, a nível nacional. Lula tem Ciro Gomes como adversário e não é mais provável aliado, num eventual segundo turno contra o projeto de reeleição do presidente Jair Bolsonaro.

O ex-presidente Lula vai defender uma candidatura própria, do Partido dos Trabalhadores, à sucessão do governador Camilo Santana no próximo ano, com o apoio do ex-senador Eunício Oliveira. Lula não vai reeditar aliança política-eleitoral com o senador Cid Gomes (PDT), no Ceará. Eunício Oliveira será o principal anfitrião da passagem do ex-presidente Lula, em terra alencarina, nos próximos dias. O neolulismo tem o Eunício como uma grande liderança a nível nacional e a nível regional.

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é sociólogo e consultor político

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?