Logo O POVO+
Defensoria Pública em clima de eventos e reeleição
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Defensoria Pública em clima de eventos e reeleição

Com eleições arcadas para outubro, a Defensoria Pública do Ceará fará balanço das ações durante a pandemia
Tipo Opinião
Aumento dos atendimentos de defesa do consumidor pode estar relacionado ao retorno presencial das atividades (Foto: DP-CE/Divulgação)
Foto: DP-CE/Divulgação Aumento dos atendimentos de defesa do consumidor pode estar relacionado ao retorno presencial das atividades

Chegando ao 500º dia desde que a Covid-19 se manifestou no Ceará, a Defensoria-Pública Geral do Estado fará, nesta sexta-feira, um balanço das ações realizadas durante a pandemia. Isso durante o encontro intitulado "Defensoria em Defesa da Vida". Nesse momento, que faz parte da campanha Pacto Contra o Coronavírus, haverá a posse solene dos novos estagiários, homenagens e o lançamento do aplicativo "Nossa Defensoria", que promete facilitar o agendamento do atendimento da clientela com os defensores. A DPEC, por sinal, foi a primeira instituição do sistema de justiça a retomar o trabalho presencial, por meio de agendamentos. Claro que esses eventos também reforçam o trabalho da defensora-pública geral Elizabeth Chagas, que vai disputar reeleição ao cargo. Até agora, ela só tem Rubens Lima como opositor. O pleito da lista tríplice ocorrerá em outubro.

Avalista

Ex-presidente da Fiec, Beto Studart é só elogios a Camilo Santana e seus decretos com medidas de enfrentamento à Covid-19. Para ele, o governador "foi muito responsável" e soube conduzir o processo de reabertura que experimenta a economia no Estado.

Devastação

Prossegue a destruição das dunas da Taíba, em São Gonçalo do Amarante, principalmente nas áreas do Morro do Chapéu. E o pior, com placa da Semace e, pelo visto, com omissão por parte da Secretaria do Meio Ambiente do Estado. Ou o caso é municipal?

Eleições 2022

O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, agendou participação no III Congresso de Direito Eleitoral do Ceará (Concede). O evento ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 de novembro, em Fortaleza, e já abriu inscrições (site do evento: https://concedefortaleza.com.br/).

Ítalo Ferreira é ouro em Tóquio e 1º campeão olímpico no surfe(Foto: )
Foto: Ítalo Ferreira é ouro em Tóquio e 1º campeão olímpico no surfe

Apesar dos tubarões

As redes sociais não pouparam o surfista Ítalo Ferreira. Mesmo após conquistar a primeira medalha de ouro para o Brasil, ele tem sido criticado porque apoiaria o presidente Jair Bolsonaro. Já Camilo Santana (PT) comemorou e deixou registro em suas redes sociais.

Agressão

O Ministério Público em Viçosa do Ceará pediu à Justiça medidas protetivas em favor do advogado César Pinho e sua filha, Livia Fontenele. No último dia 15, eles sofreram agressão física dentro de casa por dois professores da rede pública de ensino do município.

Agressão 2

Os dois professores, devedores de uma causa ao advogado César Pinho, ainda rasgaram documentos do processo que moviam contra a Prefeitura de Viçosa. O presidente da OAB, Erinaldo Dantas, foi ao município. Um Termo Circunstanciado de Ocorrência foi aberto.

Gonzagão

Para lembrar os 32 anos da morte de Luiz Gonzaga, o Museu do Gonzagão, na localidade de Dom Quintino, o Crato, tem programação para o próximo dia 2. Haverá lançamento de cordel, música ao vivo e celebração de missa.

Doações

Comemorando 46 anos de existência, a Associação Cearense de Supermercado promoverá amanhã, às 9 horas, no Ginásio Paulo Sarasate, mais uma edição do Movimento Super Solidário. Vai doar para o projeto Soma Mais Fortaleza 2.500 cestas básicas.

Busca por acordo

O Sintaf discute com a Sefaz o abono das faltas registradas no período em que fez greve reivindicando benefícios retirados na reforma da Previdência. A PGE elabora uma minuta que trata de um acordo. Não houve corte de ponto. A categoria se ampara numa liminar.

Por um tintim

Setor de eventos animado com as novas medidas de flexibilização do governo estadual. As lives, que em princípio supriram a necessidade, ficaram cansativas e de pouca interação, avaliam representantes do segmento.

Sobe

Fortaleza, que ganhou destaque nacional - 4º lugar entre as Capitais, no item transparência nas ações de enfrentamento à Covid-19.

Desce

Uma capivara, moradora do Parque do Cocó, acabou atropelada e morta ao tentar atravessar a avenida Maestro Lisboa. Quem protege?

Horizontais

Quem detonou o presidente nas redes sociais foi o polêmico coronel Francisco Gondim. Apesar de bolsonarista, considerou indefensável a ida de Ciro Nogueira para a Casa Civil. /// Bem que a AMC já poderia retirar da Avenida Bezerra de Menezes aqueles monstrengos chamados de gelo baiano. Ou, pelo menos, dar uma mão de cal, pois são quase invisíveis de tão sujos. /// Pousadas de Canoa Quebrada (Aracati) estão encerrando julho em alta. /// Só lembrando: "Pronto. Agora Bolsonaro tem um Ciro pra chamar de seu: o Nogueira."

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?