Logo O POVO+
Egressos do "trabalho escravo" ganham apoio oficial
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Egressos do "trabalho escravo" ganham apoio oficial

Pessoas resgatadas de situação análoga a trabalho escravo vão ser beneficiadas pela mesma lei que reserva vagas de emprego do sistema prisional
Tipo Opinião
Socorro França é ex-secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (Foto: Arquivo)
Foto: Arquivo Socorro França é ex-secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos

A Lei estadual 17.852, que reservava vagas para presos sujeitos ao regime semiaberto, aberto, em livramento condicional e egressos do Sistema Prisional, além de jovens do sistema socioeducativo, foi alterada. Acrescentou agora pessoas que tenham passado por situação análoga ao trabalho escravo. A alteração já foi sancionada pelo governador Camilo Santana. "Entendemos que, com essa garantia de emprego, estamos fechando um ciclo de atendimento que se inicia na constatação da situação análoga ao trabalho escravo. Há, nesse momento, todo um atendimento psicossocial que agora seguirá até a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho", afirma a titular da Secretaria de Promoção Social do Estado, Socorro França.

Combate

O combate a esse tipo de situação, diz Socorro França, continua por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Direitos Humanos. O órgão articula para esse contingente atendimento psicológico, acesso a programas sociais e cursos de capacitação.

Mecenas

Cadê o resultado geral do Edital Mecenas 2020? Indagam artistas e produtores culturais à Secretaria da Cultura do Estado. Só saiu, até agora, a lista de projetos pré-selecionados. A Secult havia prometido divulgar tudo em março último.

Andar de cima

O setor da construção civil cearense, mesmo com a pandemia, vai fechar o ano com um incremento de 10% em seus negócios. Segundo José Carlos Gama, vice do Sinduscon, porque a política de juros do Governo Federal ajudou a desafogar alguns empreendimentos.

Senador Cid Gomes(Foto: Mauri Melo/O POVO)
Foto: Mauri Melo/O POVO Senador Cid Gomes

Torcida cidista

Do senador Cid Gomes (PDT), ontem, no programa Conexão, da FM Assembleia: "Espero e torço, independente de divergências no plano nacional, que estejamos juntos aqui no Ceará. Se a gente mantiver a aliança no Ceará, fica mais fácil o apoio ao Camilo".

Torcida cidista 2

Por conta dessa busca por unidade com o PT, o senador Cid Gomes recebeu ontem o ex-presidente Lula, em seu último dia de visita ao Ceará. Foi a primeira conversa de uma série que se estenderá até meados de 2022.

Leia também | Lula se reúne com Tasso, Cid e Eunício

I love Precabura

Cresce o movimento de pressão para que o Governo crie a União de Conservação da Lagoa da Precabura, hoje alvo fácil para a especulação imobiliária. Fica na divisa entre Eusébio e Fortaleza, com seus órgãos ambientais, num jogo de empurra sobre o caso.

Epa!!

Há algo estranho acontecendo em Fortaleza, nos últimos dias. Primeiro foi a morte de uma pessoa, após conflito na feira da José Avelino. Depois, a morte dentro de loja do Shopping Iguatemi, após a reação armada da segurança.

Pelo SUS

Hoje, às 17 horas, a Adufc Sindicato e o Coletivo Rebento promovem live sobre Política de Recursos Humanos para o SUS. Pelo Youtube desses organismos. Roberto da Justa, infectologista, e Marcelo Alcântara, um dos criadores do capacete Elmo, entre convidados.

11

por cento. Eis o percentual de aumento nas reclamações, entre julho de 2020 e julho deste ano, contra planos de saúde. No período da pandemia.

Pelas Mulheres

A Fundação Demócrito Rocha promove quinta, às 17h, a primeira live do curso Papel do Homem no Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. No Youtube e Facebook da FDR. Com a advogada Leila Paiva, o psicólogo Kevin Batista e a jornalista Paula Lima.

Sobe

Reação de setores da sociedade civil e de partidos políticos contra impeachment de ministros do STF e em defesa da democracia.

Desce

Mercado dos Peixes, no calçadão da Beira-Mar, registrando aglomerações nos finais de semana. E muito cliente sem usar máscara.

Horizontais

A OAB/CE inaugura hoje, às 18h30min, em ato virtual, a sede própria da entidade do Cariri Oriental, em Brejo Santo. /// Lula passou o fim do sábado e o domingo, em Icapuí. Sob forte esquema de segurança. Com a namorada. /// O Instituto Histórico do Ceará está de luto com a morte, no fim de semana, de um dos seus membros, o advogado Neuzemar Gomes de Morais (75), vítima de um câncer. /// Terminam hoje inscrições para nova turma do cursos Novos Talentos. Pelo site: fdr.org.br/novostalentos/. /// Só lembrando: "Você endossa o ministro Alexandre Moraes e suas decisões sobre Bolsonaro?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?