Logo O POVO+
Ceará ganha centro avançado na área de energias
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Ceará ganha centro avançado na área de energias

Parceria entre Senai Ceará e Enel vai garantir a construção do maior centro de treinamento da América Latina para formação na área de energia
Tipo Notícia
Paulo André Holanda, diretor regional do Senai Ceará e superintendente do Sesi Ceará (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Paulo André Holanda, diretor regional do Senai Ceará e superintendente do Sesi Ceará

O Senai do Ceará e a Enel vão inaugurar, ainda este ano, o maior centro de treinamento avançado da América Latina. O equipamento deve oferecer cursos para formar profissionais tanto de energia de geração, distribuição e transmissão como de energia renovável. Mais de 20 cursos diferentes serão disponibilizados para os funcionários e empregados terceirizados da Enel e também para a comunidade. Vai operar na sede do Senai da Barra do Ceará, em Fortaleza. A informação é do diretor regional do Senai, Paulo André Holanda. Ele lembra que a parceria com a Enel, que já bancou um outro centro em operação, vem dando certo. "Só de investimentos desse grupo para o Senai, já superamos os R$ 10 milhões", destaca Holanda. Esse novo centro terá ainda como foco atender a projetos na área do hidrogênio verde. A Enel também investiu nas unidades do Senai de Sobral e Juazeiro do Norte.

Fim de ciclo

A vitória do técnico em informática Alexandre Uchôa, novo presidente estadual do Psol, sobre a chapa apoiada pelo atual presidente, Ailton Lopes, e o deputado estadual Renato Roseno, encerrou um ciclo que perdurava desde a fundação da sigla no Estado.

Fim de ciclo 2

Derrota à parte, Alexandre Uchôa lembra que é fundamental agora a unidade em torno de um só inimigo: o governo do presidente Jair Bolsonaro. "Queremos a unidade da esquerda e, por conta disso, teremos muito trabalho pela frente", diz ele para a Coluna.

Perigo ao lado

Está sem as grades de proteção o Centro de Triagem dos Correios, situado na avenida Oliveira Paiva. Desde o início deste ano, mais precisamente pelos lados do Cambeba. Moradores cobram reposição e também melhoria na iluminação pública na área.

Fábrica da Aeris Energy no Complexo do Pecém(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Fábrica da Aeris Energy no Complexo do Pecém

Bons ventos

O Grupo Aeris Energy, fincado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante (RMF), informou ao governo: vai implantar ali sua terceira unidade produtora de pás de geradores de energia eólica.

Giro local

O governador Camilo Santana confere nesta semana, na Praia do Futuro, a chegada do 16º cabo submarino, reforçando cada vez mais as comunicações do País com a Europa. O projeto é da Ella Link, multinacional espanhola.

Boca fechada?

Deu pra notar nas manifestações do fim de semana que Ciro Gomes, pré-candidato do PDT à Presidência da República, estava mesmo louco para retomar palestras e viagens. Principalmente porque ele quer perder um pouco da barriguinha bem saliente.

Leia também | Ciro chama Bolsonaro de "traidor" durante discurso na Avenida Paulista

Olho vigilante

O gerente do Parque do Cocó, Paulo Lira, e técnicos da SSPDS estão percorrendo a unidade de conservação para, finalmente, tirar do papel um projeto: a instalação de câmeras de segurança na área. No mês passado, 20 jets skis invadiram ilegalmente o parque.

Sem fiscalização

Por falar na entrada irregular de 20 jet skis no Parque Cocó, mudou alguma coisa na forma de fiscalizar embarcações e pesca predatória nessa unidade de conservação estadual? Com a palavra a Secretaria do Meio Ambiente do Estado.

Nova sede

Em clima de campanha pró-reeleição, a defensora-pública geral do Estado, Elisabeth Chagas inaugura hoje, às 10 horas, a nova sede da Instituição em Camocim. O novo prédio está localizado no Centro, onde funcionava a Sefaz, e foi cedida pelo Governo.

Atacadão

Ao lado do Atacadão, que fica na avenida Senador Carlos Jereissati, em frente ao Aeroporto Internacional Pinto Martins, prossegue a construção de barracos. Mas de alvenaria mesmo.

Sobe

Associação Caatinga, que acaba de lançar o Guia de Aves da Serra das Almas. São 246 espécies catalogadas.

Desce

Prefeitura de Fortaleza, que autorizou a derrubada de mais de mil árvores numa área ao lado do Zoológico Sargento Prata.

Horizontais

Termina quinta-feira a campanha de renegociação de débitos junto à Cagece. Só entrar em contato com os canais de comunicação da estatal. Com vantagens da retirada de juros. /// Vira tormento para quem atrasar alguns dias a conta do mês da TIM. De hora em hora, haja ligação cobrando. /// Sávio Aguiar, pré-candidato a presidente da OAB/CE, ganhou a adesão do presidente da Ordem no Cariri Oriental, Armando Basílio. O pleito ocorrerá em novembro. /// Só lembrando: "E aí, aderiu à campanha nem Lula, nem Bolsonaro?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?