Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Mais ameaça à duna da Sabiaguaba

A criação do Centro Gastronômico da Sabiguaba ordena o comércio de barracas na área próxima à duna principal do Parque, mas também traz ameaça ao ecossistema
Tipo Opinião
Retirada da areia das dunas de Sabiaguaba  (Foto: Divulgação MPCE)
Foto: Divulgação MPCE Retirada da areia das dunas de Sabiaguaba

A urbanização das barracas de praia na curva do Parque do Cocó, que passa a se chamar Centro Gastronômico da Sabiaguaba, em tese traz a vantagem de ordenamento do local e destinação do lixo ali produzido. No entanto, deve trazer também mais impacto para a duna principal do Parque Municipal da Sabiaguaba. A duna está sendo degradada dia e noite por visitantes, pelo município e pelo governo do Estado. Com o Centro Gastronômico, haverá mais visitantes, no que vale indagar: por que os gestores da Sema e da Prefeitura não se sentaram para incluir no projeto do polo gastronômico medidas que prevenisse o desmonte das dunas? O Estado atrairá mais turismo para a área, mas não se vê preocupação no item sustentabilidade. A única ação estadual observada ali, com o aval municipal e da Justiça, é a retirada com caminhões da areia que naturalmente invade a questionável CE-010.

Olho na pesca

Sobre denúncias de pesca irregular no rio Cocó, Artur Bruno, titular da Sema, explica: há diretrizes no Plano de Manejo do Parque para essa atividade, que só pode ser realizada por comunidades tradicionais que já habitavam a poligonal antes da regulamentação.

Olho no Cocó

"O Conselho Gestor do Parque já criou inclusive uma Câmara Técnica para determinar as situações permitidas para desempenho dessa atividade. Outras situações não serão toleradas", avisa Bruno. "Até o fim do ano 35 câmeras vão monitorar o Parque", adianta.

Poluição do ar

Quem passa pela CE-354, que liga Acarape e Barreira, se surpreende com a densa poeira branca que sobe das caieiras instaladas nas margens da via, na localidade do Cantagalo. A poluição do ar é tamanha que as copas das árvores na região são acinzentadas.

Deputado Audic Mota (Foto: máximo moura/assembleia)
Foto: máximo moura/assembleia Deputado Audic Mota

Xô, drogas!

O governador Camilo Santana (PT) sancionou lei, de autoria do deputado Audic Mota (PSB), que obriga a exibição de filmes antidrogas nos cinemas bem antes de cada sessão. Em vigor, a lei não tem previsão de qualquer regulamentação.

Saúde mental

O Selo Unicef promove, a partir de hoje, o curso Saúde Mental na Infância e Adolescência. É voltado para técnicos municipais do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. Sempre às quartas-feiras, das 9h às 11h30. Cada município deve cadastrar equipes até sexta-feira.

Saúde mental 2

A saúde mental será um dos eixos centrais de trabalho da atual edição do Selo Unicef 2021-2024. Foi uma das áreas impactadas pela pandemia aCovid-19. O município deve inscrever equipes através do formulário: https://forms.gle/xz3TNvjxXEgARiht6.

41

anos completa o Plantão Gramatical, serviço ofertado pela Prefeitura de Fortaleza. Mesmo nesta pandemia, o serviço continua ativo de segunda a sexta, pelo 3225 1979.

Fé na estrada

Tudo pronto para a 35ª Motorromaria de Canindé. Neste ano, acontecerá no próximo domingo, saindo do Colégio da PM, na Avenida Mister Hull, às 8 horas. Com apoio da Polícia Rodoviária Federal e prometendo cumprir protocolos sanitários da Covid-19.

Câncer infantil

Neste sábado (18), a Associação Peter Pan realizará a III Jornada Cearense do Diagnóstico do Câncer Infantil. O evento virtual reunirá grandes nomes da oncologia pediátrica do País. Com inscrições gratuitas pelo link https://bit.ly/3JornadaCearenseCancerInfantil.

Paralímpicas Ceará

A Secretaria do Esporte e Juventude do Ceará inscreve, até o dia 19, via site, para as Paralímpicas dos Jogos Escolares 2021. Nelas, Atletismo, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Bocha e Parabadminton, Vôlei Sentado, Futebol de 5 e Basquete em cadeira de rodas.

Sobe

Juventude Digital, programa municipal que terá foco na inclusão de jovens visando a geração de emprego e renda nessa faixa.

Desce

Maciço de Baturité, que continua sem solução no item transporte público. O alternativo, de todo jeito, presta o serviço. Até quando?

Horizontais

O Consulado Honorário do México está com uma bela exposição, no Shopping Benfica, sobre a Independência Mexicana. /// Entre sindicalistas que protestavam ontem, em Brasília, contra a Reforma Administrava, estava Andréa Coelho. Ela preside a Associação dos Defensores Públicos do Estado. /// A Associação dos Filhos e Afilhados de Juazeiro do Norte (Afai) manda celebrar hoje, às 18h, em sua sede (Avenida Isabel Maia e Silva Alencar, 737, Messejana), a Missa de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Juazeiro do Norte. /// Só lembrando: "Bom dia para motorista de aplicativo. Deus abençoe mesmo!"

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais