Logo O POVO+
Tasso Jereissati e os 20 anos da Nova Jaguaribara
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Tasso Jereissati e os 20 anos da Nova Jaguaribara

Tipo Opinião
AÇUDE CASTANHÃO alcançou melhor situação desde 2014, mas volume ainda não garante segurança hídrica (Foto: Gil Magalhães/Especial para O POVO)
Foto: Gil Magalhães/Especial para O POVO AÇUDE CASTANHÃO alcançou melhor situação desde 2014, mas volume ainda não garante segurança hídrica

No início dos anos 2000, o Ceará viveu um momento de grandes obras públicas estruturantes no terceiro governo de Tasso Jereissati e com largo impacto social e econômico. O novo Aeroporto Internacional Pinto Martins, o Complexo Portuário e Industrial do Pecém, o Centro Cultural Dragão do Mar, o Castanhão e a Nova Jaguaribara são considerados projetos bases de uma arrojada política de investimentos em infraestrutura. Bem, a Nova Jaguaribara completa, no próximo sábado, 20 anos de sua inauguração. Primeira cidade totalmente planejada da história do Estado e que teve seu projeto debatido com as comunidades, acabou viabilizando a construção do açude Castanhão, o maior da América Latina e que tem garantido o abastecimento de água do Vale do Jaguaribe e da Região Metropolitana de Fortaleza. Duas décadas depois, a Nova Jaguaribara continua sendo referência de projeto ousado no Estado.

Alternativa

Nesta terça-feira, haverá audiência pública da Assembleia sobre a situação do transporte coletivo do Maciço do Baturité, hoje entregue aos alternativos. Na ocasião, a Arce irá expor a nova licitação desse modal de transporte para a região.

Caminhada

A Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei que inclui a Caminhada da Seca de Senador Pompeu - sempre no segundo domingo de novembro, desde 1982 - no roteiro turístico do Estado. Lembra os mortos nos campos de concentração da seca de 1932.

Menu orgânico

A área Adahil Barreto, do Parque do Cocó, recebe a Feira Agroecológica na próxima sexta-feira, das 7 às 12 horas. No evento, promovido pelas secretarias do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente e Fundação Cepema, produtos orgânicos a um preço acessível.

DEPUTADO Idilvan Alencar (PDT)
DEPUTADO Idilvan Alencar (PDT) (Foto: Vinícius Loures/Câmara dos Deputados)

Professores

O deputado Idilvan Alencar (PDT) apresentou emenda à Medida Provisória do Governo Federal que garante recursos para compra de casa por policiais. O deputado quer incluir professores da educação básica no benefício.

Batuta de molho

A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará está parada, em razão da pandemia. Mas, segundo o maestro Alfredo Barros, há ensaios com grupos e, logo que saia decreto liberando concertos, a Osuece estará prontinha para subir aos palcos.

Olha a natureza!

Virou motivo de preocupação para ambientalistas o avanço da especulação imobiliária na paradisíaca Icaraizinho de Amontada (168 km de Fortaleza). Estão surgindo ali mansões e grandes hotéis, o que, sem dúvida, gera impactos.

Festa de molho

Por enquanto, nada de Réveillon da Prefeitura de Fortaleza no aterro da Praia de Iracema. É o que informa, quando instado sobre o assunto, o secretário municipal do Turismo, Alexandre Pereira. Tudo depende do quadro da Covid-19.

Bienal

Vem aí a Unifor Plástica, salão bienal. Segundo o vice-reitor da Universidade de Fortaleza, Randal Pompeu, a partir de outubro e estendendo até janeiro de 2022. Contará com 20 artistas plásticos convidados, incluindo grupo de artesãos da Região do Cariri.

25

por cento. Eis o percentual hoje das reservas hídricas do Ceará. Segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado (Cogerh). Vamos economizar água?

São Luiz

Mais duas unidades de Mercadinhos São Luiz serão entregues até o fim deste ano. Segundo Severino Ramalho, CEO do Grupo, uma filial no Eusébio em novembro e outra em Juazeiro do Norte, em dezembro. Falta só a rede elétrica.

SOBE - Polícia Federal, que vem reforçando a luta e o cerco contra grupos da pornografia infantil. Em todas as áreas.

DESCE - Queimadas, que prosseguem devastando vários pontos do Estado. O pior: maioria dos casos provocada pelo homem.

HORIZONTAIS - O vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, participa quarta-feira do Datagov 2021, evento on-line que debaterá a nova cultura analítica do setor público do País. /// Vários clientes da Enel estão revoltados. O lacre dos seus medidores, pendurados em postes, aparece quebrado e a empresa nada resolve. /// O Inesp/ALCE já lançou 22 livros na atual gestão de Evandro Leitão (PDT). Comemora o presidente do organismo, João Miranda. /// Só lembrando: "E aí, vem operação da SSPDS, com mandado coletivo, também em bairro de luxo da Capital?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?