Logo O POVO+
Artigo - "Futuro é verde e digital"
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Artigo - "Futuro é verde e digital"

Com o título "Futuro é verde e digital", eis artigo de Joaquim Cartaxo, arquiteto urbanista e superintendente estadual do Sebrae. "Com a pandemia e as limitações para conter o avanço da Covid-19, cada vez mais, consumidores incorporaram a Internet para acessar produtos e serviços", escreve o articulista. Confira:
Tipo Opinião
Joaquim Cartaxo, superintendente estadual do Sebrae (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Joaquim Cartaxo, superintendente estadual do Sebrae

Cresce mundialmente a ideia do desenvolvimento "verde" e "digital", amparada na avaliação que é urgente as nações aprofundarem concomitantemente práticas econômicas sustentáveis e o processo de transformação digital, acentuado durante a pandemia do coronavírus, que alcança a sociedade em geral e as organizações em particular.

Há tempos, as maiores empresas do planeta possuem modelos de negócio relacionados à oferta de produtos ou serviços digitais. Com a pandemia e as limitações para conter o avanço da Covid-19, cada vez mais, consumidores incorporaram a Internet para acessar produtos e serviços.

Tal circunstância levou os pequenos negócios a desenvolver procedimentos e impulsionar recursos relativos à inserção das micro e pequenas empresas no mundo digital. Hoje e nos futuros, mais e mais, o cotidiano digital se intensificará na vida das pessoas. Sendo assim, a sobrevivência dos negócios depende da adequação às realidades presentes e vindouras.

Outro tópico sobre os futuros do mundo é a sustentabilidade. "Não há negócios a fazer em um planeta morto", sentencia David Brower, ambientalista norte-americano, alertando quanto a importância da sustentabilidade socioambiental para o destino dos negócios diante da finitude dos recursos ambientais do planeta.

Não é retórica. A sobrevivência dos negócios empresariais está relacionada à redução do desperdício. Quanto menor for a pegada ecológica, maior a competitividade, maior a eficiência energética, maior a credibilidade da marca, melhores os resultados financeiros das empresas.

A transformação do atual modelo de crescimento predatório para o de crescimento e desenvolvimento sustentável requer vencer o desafio referente à constituição de uma aliança profunda entre os sujeitos culturais, políticos, sociais e econômicos em escala global e local. Admitidos conflitos e contradições de um pacto dessa natureza.

Sublinhe-se que a democratização do acesso à Internet dotou a sociedade do poder cada vez mais intenso de cobrar das empresas e governos a adoção de práticas economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas. n

*Joaquim Cartaxo,

Arquiteto urbanista e superintendente do Sebrae-Ceará.

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?