Logo O POVO+
Qual o futuro econômico da Zona Costeira do Ceará?
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Qual o futuro econômico da Zona Costeira do Ceará?

Audiência públicas serão realizadas em quatro regiões do Ceará na nova etapa dp Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira
Tipo Opinião
Artur Bruno garante requalificação da Lagoa da Maraponga (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO Artur Bruno garante requalificação da Lagoa da Maraponga

.

Neste mês de outubro, inicia-se uma nova etapa do Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Ceará (Zeec), com a realização de audiências públicas em quatro regiões do Estado. Na próxima terça-feira, às 9 horas, o secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, dará coletiva na sede da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), no Centro de Eventos e fará uma exposição acerca do Zeec para as sete Câmaras Setoriais da Adece. A primeira audiência ocorrerá no dia 20 próximo, em Fortaleza; dia 21, em Aracati; dia 26, em Camocim, e a última dia 27, em Itapipoca. O Zeec começou em 2019 e contempla os municípios das seguintes regiões: Costa Leste, Oeste, Extremo Oeste, além de Fortaleza e Região Metropolitana. Já foram realizadas três etapas: Apresentação da proposta do Zeec e Planejamento, Diagnóstico e Prognóstico.

O que é Zeec?

Em linhas gerais, o Zeec tem como objetivo o desenvolvimento econômico e social de sua localidade, com garantias de proteção ambiental. Vai estudar e planejar ações para melhorar a vida de todos que estão vivendo ou trabalhando nas regiões litorâneas.

Filhos da Pátria

Carros faziam enorme fila ontem para abastecer num posto situado na Avenida Barão de Studart com Julio Siqueira, pois de preço camarada. Mas o local virou um inferno com buzinas e engarrafamentos. Até carros com a bandeira do Brasil engrossavam a fila.

Dia "D"

Hoje é o "Dia D" da Campanha Nacional de Multivacinação. No ceará, todos os postos de saúde dos 184 municípios vão aplicar vacinas em crianças e adolescentes de 6 meses a 14 anos, 11 meses e 29 dias. A campanha segue até 29 de outubro.

Estacionamento e moradias irregulares em terreno baldio ao lado da Praça José de Alencar(Foto: FOTO ENVIADA POR LEITOR)
Foto: FOTO ENVIADA POR LEITOR Estacionamento e moradias irregulares em terreno baldio ao lado da Praça José de Alencar

Tá dominado

Terreno baldio ao lado da Praça José de Alencar e da Estação do Metrofor virou ponto de moradia e estacionamento clandestino. Situação vem de anos, antes mesmo da reforma da praça que, por sinal, não conta mais com cabine da PM. Flanelinhas dominam o local.

Questão de Ordem

Termina na próxima segunda-feira o prazo de inscrição das chapas que disputarão as eleições da OAB/CE. Erinaldo Dantas vai para a reeleição e terá como principal adversário o atual presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (Caace), Sávio Aguiar.

Barrado na Vila

Ciro Gomes emprestaria seu nome para a Vila Olímpica de Sobral, inaugurada quarta. Mas isso não ocorreu porque uma decisão judicial impede que pessoas vivas sejam homenageadas com nomes em prédios públicos. A homenagem acabou cancelada.

Acerto de contas

Definida a data da eleição que escolherá a nova cúpula do Conselho Regional de Contabilidade: dias 23 e 24 de novembro. Estão nessa disputa Augusta Barroso, apoiada por Robinson de Castro, atual presidente, e Felipe Guerra, pela oposição.

Gradual

O IFCE decidiu pelo retorno gradual de suas atividades presenciais, incluindo aulas. A data será definida por cada campus, por meio da Comissão Interna de Saúde do Servidor Público, considerando o quadro da Covid-19 de cada cidade onde opera.

Tô na fila

O presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), vai comandar sessão itinerante de terça a quinta-feira da próxima semana, na cidade de Icó. Com prestação de serviços e com apoio do Sebrae. Além de um festival cultural, é claro.

Lucro a menos

O presidente do Sindilojas Lojas Fortaleza, Cid Alves, informa: nos feriados de 2 e 15 de novembro próximos, o funcionamento do comércio será facultativo. A decisão segue a convenção coletiva de trabalho firmada com os comerciários.

Sobe

Prefeito José Sarto, que anunciou estudo para concurso público com mais 1.000 vagas na Guarda Municipal. Um bom reforço para a segurança.

Desce

Enel, que continua demorando no atendimento de pleitos dos consumidores. Sem falar que suas terceirizadas adoram ameaçar o corte da energia.

Horizontais

O empresário Lavanery Campos foi reeleito presidente da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Ceará. Cumprirá o biênio 2022/2023. /// A partir desta segunda-feira, o VetMóvel da Prefeitura estará levando seus serviços para o bairro Demócrito Rocha, mais precisamente na Praça Marupiara /// Grupo Alyne Cosméticos completa amanhã 35 anos de mercado. Com portfólio renovado /// Só lembrando: "E aí, Bolsonaro merece mesmo ser indiciado pela CPI da Covid?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?