Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Cadê o Laboratório Integrado de Segurança Pública?

Tipo Opinião
Raul Jungmann e Camilo Santana durante inauguração do Centro de Inteligência do Nordeste  (Foto: Marcos Studart / Governo do Estado)
Foto: Marcos Studart / Governo do Estado Raul Jungmann e Camilo Santana durante inauguração do Centro de Inteligência do Nordeste

Como está a construção do Laboratório Integrado de Segurança Pública (Lisp), que seria erguido na sede da PRF, em Fortaleza, e foi anunciado ainda em 2018, durante a gestão de Michel Temer (MDB)? Obra federal, o equipamento custaria cerca de R$ 100 milhões e a previsão de conclusão era meados de 2020, com a promessa de ser o maior e mais equipado centro de ações integradas de pesquisa, estratégia e inteligência da América Latina. Em julho daquele ano, a pedra fundamental do Lisp foi lançada em ato que contou com a presença do então ministro Raul Jungmann, do então presidente do Congresso, Eunício Oliveira (MDB), e do governador Camilo Santana (PT). Diante do aumento dos conflitos entre facções, a entrega viria em boa hora.

Beato Cidadão

Antônio Conselheiro, o beato de Quixeramobim que liderou o arraial de Canudos (BA), será cidadão canudense. A Câmara local aprovou projeto de Augusto Maia (PSDB), a pedido do cearense Augusto Moita.

Canabidiol

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP), relator do projeto que regulamenta comércio e uso do canabidiol, participa hoje de audiência sobre o tema. Pelos canais sociais da Assembleia, atendendo o deputado Guilherme Sampaio.

Canabidiol 2

O canabidiol - substância da maconha - está sendo usado no tratamento de doenças autoimunes e síndromes como a esclerose múltipla e o Transporte do Espectro Autista (TEA), dentre outras.

Cidadania

Primeira-dama Onélia Leite(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Primeira-dama Onélia Leite
A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, receberá amanhã o título de Cidadã de Fortaleza na Câmara Municipal. O projeto é do vereador Léo Couto. Onélia é idealizadora do Programa Mais Infância Ceará.

Pandemia

O Instituto Brasil África, com sede em Fortaleza, está voltando às atividades. O IX Fórum Brasil-África 2021 já tem data. Segundo o presidente da entidade, Bosco Monte, ocorrerá nos dias 22 e 23 de novembro. Mas, virtualmente e tendo a pandemia entre focos.

Contra

O deputado federal Danilo Forte (PSDB) reafirmou que vai votar contra a PEC 32, que trata da reforma administrativa. Para ele, faltou diálogo entre os envolvidos e a proposta em tramitação não atende aos interesses do País.

Conselho dos pets

Tramitando, na Assembleia Legislativa, projeto que quer criar o Conselho Tutelar de Proteção Animal. "Permanente, autônomo e não jurisdicional, viria para zelar pelo cumprimento dos direitos dos animais", justifica o autor, o deputado Audic Mota (PSB).

Pela educação

Toma posse amanhã, às 19 horas, em solenidade no auditório da CDL Fortaleza, a nova diretoria da Associação das Lojistas e Líderes Femininas. À frente, Graça Bringel, que lançará campanha para arrecadar material didático a ser doado para escolas carentes.

I Love Lula

O vereador Ronivaldo Maia (PT) deu entrada num requerimento pedindo a outorga da Medalha Boticário Ferreira para o ex-presidente Lula. Trata-se da mais alta comenda da Câmara Municipal. O pedido deve passar sem problema.

Sol quentura

De janeiro a setembro deste ano, as aplicações do BNB no Ceará, no âmbito do FNE Sol Pessoa Física, somaram R$ 14,5 milhões, em mais de 400 operações de crédito. O valor representa crescimento de 39,96% na comparação com igual período do ano anterior.

SOBE - Comércio de Messejana que, apesar das dificuldades e sobrevivendo em pleno sol, movimenta a economia daquela banda da cidade.

DESCE - Buraqueira e remendos de asfalto em Fortaleza, que continuam causando dor de cabeça e prejuízos para motoristas, ciclistas e motoqueiros. Por um Tapa-Buracos já!

HORIZONTAIS - O mais novo bar de intelectuais de Fortaleza é o @cantinho_do_ipe, da professora Andréa Barroso e do escritor Oswald Barroso. No Benfica. /// Está passando pelas últimas sessões de radioterapia a ex-vereadora Rosa da Fonseca. A militante das ruas vem superando um câncer. /// A cearense Avine Alimentos está com nova campanha publicitária na mídia. Entre destaques, ovos oriundos de galinhas de criação livre de gaiolas. /// Só lembrando: "Bom dia para o cidadão que não quer conviver com traficante perto de casa e denuncia."

 

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais