Logo O POVO+
Os porquês das mudanças na Funsaúde
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Os porquês das mudanças na Funsaúde

Deputado Acrísio Sena (PT) explica as mudança na Funsaúde e descarta interferências políticas
Tipo Opinião
Acrísio Sena preside o Instituto Centec (Foto: divulgação )
Foto: divulgação Acrísio Sena preside o Instituto Centec

Em nota para esta Coluna, o deputado Acrísio Sena (PT) defende as mudanças em relação à Fundação Estadual de Saúde (Funsaúde), enviadas por mensagem governamental e que devem ser votadas pela Assembleia Legislativa nesta semana. "A mensagem fortalece o SUS, pois faz cumprir princípios constitucionais e determina que a Funsaúde tem de estar necessariamente vinculada às decisões da Secretaria Estadual de Saúde e do Conselho Estadual de Saúde (Cesau)", diz ele. Acrísio destaca que o artigo 198 afirma, em um dos seus incisos: descentralização, mas com direção única em cada esfera de governo. "Ou seja, na esfera estadual, compete à Sesa cumprindo o que determina o Cesau, implementar, acompanhar e fiscalizar as políticas públicas do setor". Ele descarta interferência política e comemora avanços no setor da saúde no Estado..

Diretrizes

Acrísio Sena reforça que o concurso para o órgão "ocorrerá normalmente", pois a Funsaúde "continuará autônoma, mas obedecendo às diretrizes do Cesau, onde a sociedade se faz representar com participação do pessoal da saúde, prestadores de serviço e governo."

Trindade

Além de Erinaldo Dantas, que tenta reeleição, disputarão o comando da OAB/CE Sávio Aguiar, que preside a Caixa de Assistência dos Advogados (Caace), e Daniel Aragão, ex-presidente da Associação Jovens Advogados. O pleito ocorre no dia 17 de novembro.

Simpatias 2022

Os prefeitos de Juazeiro do Norte e Caucaia, eleitos como vitória da oposição a Camilo Santana, estão cada vez mais próximos do Abolição. Gledson Bezerra (Podemos), de Juazeiro, tem dito que apoiará Camilo ao Senado. Vitor Valim é só elogios ao governador.

Nagibe de Melo Jorge Neto, juiz federal, lança mais um livro(Foto: acervo pessoal)
Foto: acervo pessoal Nagibe de Melo Jorge Neto, juiz federal, lança mais um livro

Beleza & Amor

O juiz federal Nagibe Melo lança amanhã, às 18 horas, na Livraria Leitura (RioMar Papicu), o livro de poesia "Beleza na Ponta da Faca". São 80 poemas e mais 21 aquarelas da artista cearense Raisa Christina. "Sobre sentimentos que o belo evoca em nós", destaca o autor.

Reajuste à vista

Sete estados já decidiram que vão dar aumento para seus servidores. No Nordeste, só Wellington Dias, do Piauí, prometeu liberar o benefício. Há informações, no entanto, de que Camilo Santana dará reajuste em janeiro. Inclusive, teria pedido estudos neste sentido.

Intercâmbio

As vice-prefeitas de Salvador, Ana Paula de Matos, e do Recife, Isabela de Roldão, conhecem experiências exitosas das prefeituras de Fortaleza e de Sobral. Na sexta, encerram visita conhecendo ações do Mais Infância do governo estadual.

Arranjos 2022

O grupo fiel ao Capitão Wagner, pré-candidato ao Governo pelo Pros, espera que ele seja o presidente do União Brasil, resultado da fusão DEM-PSL. Mas ontem, em Brasília, Chiquinho Feitosa articulava para ganhar o comando. Com apoio de Aníbal Gomes.

Andar de cima

O Ceará conta com sete nomes entre os 15 bilionários brasileiros do setor de alimentos listados pela Forbes. Desses, seis pertencem à Família Dias Branco (Fábrica Fortaleza). O outro é Amarilio Macedo, do Grupo J.Macedo (Dona Benta).

Andar de baixo

Pedintes também estão rondando agora o Aeroporto Internacional Pinto Martins. Alguns já circulam pela Rodoviária João Tomé e até por shoppings da cidade. Uma clara demonstração de que a miséria vem aumentando mesmo.

Pelos pets

O prefeito José Sarto liberou R$ 300 mil de ajuda para o Abrigo São Lázaro, que cuida de 1.200 animais. Já o deputado federal Célio Studart (PV) liberou emenda sua no valor de R$ 100 mil para a mesma ONG dos pets.

Sobe

Agências lotéricas que, segundo a federação do ramo, estão consolidadas como a maior rede de atendimento do Brasil. No Ceará, já são mais de 380 pontos.

Desce

Cenas de pessoas pobres de Fortaleza mexendo no lixo dos caminhões. Algumas buscando restos de comida, outras algo aproveitável. É, gente, a miséria bate à porta.

Horizontais

Marcos Soares tomou posse ontem como presidente do Centro Industrial do Ceará CIC). Ato oficial, que fora adiado em razão da pandemia da Covid-19. /// Nesta sexta e sábado, às 19h, acontecerá o Projeto Som Delas. Com Rafa Ester, Vic Andrade, Luiza Nobel, Grupo Essas Mulheres, Roberta Kaya e Samyram´s Ribeiro. Pelo Youtube do Cineteatro São Luiz. /// A oposição não brinca. Diz que, mais uma vez, Bolsonaro, em visita hoje ao Ceará, vem falar "água". /// Só lembrando: "Boa sorte hoje para Fortaleza e Ceará. Raça, moçada!!"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?