Logo O POVO+
Camilo confirma estudos sobre reajuste salarial
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Camilo confirma estudos sobre reajuste salarial

Fernanda Pacobahyba informou que o Estado está estudando condições de liberar reajuste salarial para servidores
 Fernanda Pacobayba, secretaria da Fazenda (Foto: FÁBIO LIMA/O POVO)
Foto: FÁBIO LIMA/O POVO Fernanda Pacobayba, secretaria da Fazenda

A Secretaria da Fazenda iniciou estudos sobre a situação da arrecadação e sua evolução neste clima de pandemia da Covid-19. O objetivo é saber se o Estado terá condições de liberar, em janeiro próximo, um reajuste salarial para os servidores. "Estamos estudando!", afirma para esta Coluna a titular da pasta, Fernanda Pacobahyba, evitando detalhes. Já o secretário do Planejamento e Gestão, Mauro Filho, deixa claro que, nos vários Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) que o governo liberou, várias categorias têm obtido ganhos salariais. De qualquer forma, uma certeza: em conversa conosco, o governador Camilo Santana não descartou o benefício: Confirmou estar avaliando. Para quem acompanha a política, bom lembrar que 2022 é ano eleitoral e Camilo tem pretensões de disputar o Senado. Um reajuste bom, e de teor responsável, não estaria descartado.

I love Dubai

Uma missão oficial do Ceará vai a Dubai em janeiro. É a Expo Dubai, a maior feira de tecnologia e negócios do mundo. O governador pode ir e o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, puxará o bloco do empresariado. O Ceará terá estande no evento.

Retomada

Prefeitos Sarto (Fortaleza, Vitor Valim (Caucaia) e Acilon Gonçalves (Eusébio) participam hoje do seminário Vozes da Retomada, na Câmara Municipal, a partir das 8h30min. O evento, com todos os presidentes de Câmaras Municipais da RMF, abordará economia pós-pandemia.

Sem fiador

O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, dará palestra quinta-feira, em clima de almoço, para lojistas da Capital. Atendendo a um convite do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Assis Cavalcante. Ele é um dos governamentáveis do PDT.

Reeleição

Presidente do Ceará, Robinson de Castro, concede entrevista coletiva na sala de imprensa da sede do clube
Presidente do Ceará, Robinson de Castro, concede entrevista coletiva na sala de imprensa da sede do clube (Foto: Wilton Hoots/Ceará SC)

Robinson de Castro deverá ser reeleito presidente do Ceará Sporting Club. Ele conta com apoio nesse sentido não só dos conselheiros mas, também, de gente forte de fora do clube. O pleito ocorre até dezembro.

De olho na vaga

Aguarda-se para este mês de novembro a definição da lista tríplice de ministro do STJ aberta com a aposentadoria do cearense Napoleão Nunes Maia. O desembargador federal Cid Marconi, também cearense, aproveitou o feriadão para fazer contatos de olho na vaga.

Tema da moda

O IFCE vai promover, nos dias 18 e 19 próximos, em sua unidade situada no Pecém (São Gonçalo do Amarante), uma reunião técnica sobre hidrogênio verde. Quem fecha toda a programação é a pró-reitora de Pesquisa, Graduação e Inovação, Joélia Marques.

Ufa!

Servidores estaduais que não fizeram o recadastramento ou prova de vida poderão fazê-los até 31 de dezembro. A Cearaprev prorrogou de novo o prazo. Com isso, os proventos de quem não cumpriu essas tarefas serão desbloqueados até a próxima quarta-feira.

Cotação

Uma leitura feita da festa dos 60 anos do presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, sexta, por sinal, prestigiada por importantes autoridades do Estado: ele não descartaria disputar a presidência da Confederação Nacional da Indústria. Mas só se seu nome for consenso.

Kickbox

O cearense Sérgio Júnior é um dos dois atletas que representarão o Brasil no dia 27 próximo, em Santiago (Chile), no certame internacional LFN-4, de kickbox. Com o patrocínio do Shopping Benfica.

Os Invisíveis

A jornalista Fernanda da Escóssia lançará, dia 21 próximo, às 19 horas, no Porto Iracema das Artes, o livro "Invisíveis - Uma etnografia sobre brasileiros sem documento". Pela editora da Fundação Getúlio Vargas.

Leia também: Brasileiros "invisíveis" e a busca pelo ‘passaporte da cidadania’

Sobe

Solidariedade, cada vez maior e fomentada, principalmente, pelo voluntariado. Num momento em que a pobreza aumenta neste País.

Desce

Falta de um santuário para as tartarugas que todo ano vêm desovar no litoral cearense. Virou rotina encontrar espécies mortas.

Horizontais

O jurista Roberto Victor foi reeleito presidente da Academia Cearense de Direito. Na vice, a procuradora de justiça Vanja Fontenele, titular da Procap/MPCE. /// O Instituto Luiz Girão, braço social da Betânia Lácteos, reforçou o Projeto Nordeste Leiteiro com financiamento de novilhas para pequenos produtores que fornecem para a empresa. /// Presidente da Abih nacional, o cearense Manuel Cardoso, ganhará homenagem em Maceió (AL), dia 11; e da Prefeitura de São Paulo, dia 15. /// Só lembrando: "E aí, já se prepara para o Black Friday?"

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?