Logo O POVO+
Senai/Enel e o maior Centro de Treinamento do País
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Senai/Enel e o maior Centro de Treinamento do País

A partir da próxima segunda-feira começam as atividades da unidade que será a maior do gênero no País no segmento de energia
Energia solar (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO Energia solar

.

O Ceará vai ganhar um Centro de Treinamento Avançado na área de energias. Nasceu de uma parceria da Enel com o Senai e será a maior unidade do gênero do País no segmento de energia, geração, distribuição e transmissão e com parque solar, ocupando espaços no Senai da Barra do Ceará, em Fortaleza. O investimento é da ordem de R$ 13 milhões por parte da Enel e mais R$ 2 milhões do Senai. Vai oferecer 23 cursos de formação para os terceirizados da Enel, com abertura também de vagas para a comunidade. "Por ano, deverá capacitar cerca de três mil profissionais por meio de laboratórios de última geração", adianta Paulo André Holanda, diretor regional do Senai/Sesi. O presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, e a presidente da Enel, Márcia Vieira, darão o pontapé inicial desse Centro de Treinamento às 9 horas da próxima segunda-feira.

Mulher dando ordens

A OAB/CE está sob comando de uma mulher, pela primeira vez, em seus 90 anos de existência. Vládia Feitosa responde pela entidade e no dia 1º de janeiro dará posse a Erinaldo Dantas, licenciado, que foi reeleito para o biênio 2022-2024.

Ceará Filmes

O governador Camilo Santana envia para a Assembleia Legislativa, na próxima semana, mensagem criando o Programa Estadual de Desenvolvimento do Cinema e Audiovisual. Cria um fundo para o setor e também a Coordenadoria de Cinema e Audiovisual da Secult.

Dose de ânimo

A jornalista Adailma Mendes, ex-editora de Economia no O POVO, é a nova coordenadora de Relações Corporativas da Diageo no Ceará. Com mais de 20 anos de experiência no mercado, responderá pela comunicação e relações públicas do grupo no Estado. Boa sorte.

Fernando Gabeira(Foto: divulgação)
Foto: divulgação Fernando Gabeira

Gabeira

O jornalista Fernando Gabeira dará palestra virtual nesta segunda, às 16 horas, abrindo o I Fórum Fetrans Transporte Sustentável & Mobilidade Inteligente. A realização, da Federação dos Transportes, ocorrerá no auditório da entidade, cumprindo protocolos sanitários.

Ahhhhhh

Fazer operação policial contra o crime organizado expondo PMs, veículos e armas na mídia, com divulgação do local a ser alvo, parece mais coisa de propaganda. A PF, por exemplo, faz suas ações em segredo. E sem alarde.

Saneamento

O STF manteve a validade do novo Marco Regulatório do Saneamento. Por 7 votos a 3, os ministros rejeitaram ações que contestavam a constitucionalidade de normas, em vigor desde julho de 2020. Soou por aqui como derrota para o Sindiágua, do pessoal da Cagece.

26 horas de chão

Ultramaratona - 100 milhas Ceará acontece hoje, com saída em Fortaleza e chegada em Canoa Quebrada (Aracati). Entre as participantes, a conselheira do TCE, Soraia Victor. Detalhe: ela coleciona medalhas de competições nacionais e internacionais.

Vrummmm

O grupo cearense Vonixx, que hoje exporta produtos de limpeza e estética de automóveis para 15 países, vai ingressar em um novo nicho de mercado. A novidade será anunciada numa live, terça-feira próxima, por seu presidente, Paulo Henrique Sampaio.

Cenário 2022

Jair Bolsonaro começou a atacar Sérgio Moro. Será que já percebeu que sua base de apoio foi afetada com o ingresso do ex-juiz federal na lista de presidenciáveis? Ciro reagiu duro e, em paralelo, Lula segue caladinho e nem escuta a zoada da Mutuca.

Caminho das nuvens

O Instituto Atlântico fechou parceria com a poderosa Amazon Web Services. Com isso, passará a oferecer soluções em computação em nuvem com padrão de excelência. Eis a Amazon reforçando sua presença no Estado.

Sobe

Ministério da Saúde, que lançou campanha na mídia de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Ufa!

Desce

Político que defende ações que visam prevenir a disseminação da Covid, mas com argumento que vai da liberdade de ir e vir a apelos religiosos.

Horizontais

Hoje tem Feira Agroecológica. No Parque Adahil Barreto, das 7 às 12h, com produtos da agricultura familiar. /// Pio Rodrigues agora é imortal. Tomou posse como membro da Academia Cearense de Letras. /// Posto Bela Vista (Bandeira Shell), na Avenida Barão de Studart, gerando caos no trânsito. Vende gasolina barata. /// Hoje também, às 16h, a Escola Porto Iracema recebe a roda de conversa "Gestão de Carreira na Música Independente, Autoral, Instrumental", com o pianista Amaro Freitas. /// Só lembrando: "Por que tanto feminicídio, meu Deus!

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?