Logo O POVO+
Sítio Patu - Tombamento previsto para março
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Sítio Patu - Tombamento previsto para março

Tipo Opinião
 (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita

Equipes do IFCE (campus Quixadá), da Secretaria da Cultura do Estado e da Prefeitura de Senador Pompeu realizam trabalhos de levantamento técnico das edificações do Sítio Histórico do Patu. O equipamento, situado no município de Senador Pompeu, passa assim por uma das etapas para efetivação do tombamento estadual daquilo que foi um campo de concentração erguido em 1915 e 1932, onde eram aprisionados grupos de agricultores que queriam vir para Fortaleza.

As atividades estão sendo coordenadas pelo professor Rérison Máximo (IFCE-Campus Quixadá). Segundo o deputado estadual Acrísio Sena (PT), que acompanha as ações, a meta é que o governador Camilo Santana assine o decreto de tombamento do Sítio Patu no dia 31 de março. Um ato pela liberdade em todos os sentidos.

Vacina, vacina!

Aguardadas hoje 55.100 doses de vacina da Pfizer para atender a criançada da faixa etária de 5 a 11 anos. A remessa vem do Ministério da Saúde para o Estado que, no ranking de vacinação geral da população, ocupava ontem o quinto lugar.

Seguro safra

Agricultores cearenses têm até o dia 20 próximo para aderir ao Programa Garantia Safra. Ou seja, devem pagar o boleto de adesão ao programa, que é no valor de R$ 17,00. O lembrete é da Secretaria do Desenvolvimento Agrário.

Deputado estadual Renato Roseno é autor da lei que atende às pessoas com várias alergias(Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR Deputado estadual Renato Roseno é autor da lei que atende às pessoas com várias alergias

Xô, alergias

Sancionada lei que obriga bares, hotéis, restaurantes, fast-foods, sorveterias, docerias, padarias e outros estabelecimentos congêneres a informar, no cardápio, a presença de glúten, lactose, leite, peixe, amêndoas, corantes, castanhas, ovo, soja e crustáceos.

Xô, alergias 2

Essa lei, que atende às pessoas com várias alergias, é de autoria do deputado Renato Roseno (Psol) e saiu publicada no Diário Oficial, nesta semana. O problema é saber como tal legislação será fiscalizada.

 

Promotorias

O MPCE vai criar cinco novas promotorias de justiça, que vão operar em quatro municípios: duas em Sobral, uma no Crato, outra em Juazeiro do Norte e outra para Maracanaú. Porque houve aumento da demanda de serviços por conta da ampliação no Poder Judiciário.

Epa!

Enquanto ainda há "gente de bem" questionando a eficácia das vacinas, números oficiais apontam para um cenário: a ocupação de UTIs, por conta da Covid-19, refere-se, em sua maioria, aos não vacinados. Triste!

 

Evento de filiação de prefeitos cearenses ao Partidos dos Trabaladores no Ceará
Foto: FOTO: MATHEUS MACIEL/PT CEARÁ
Evento de filiação de prefeitos cearenses ao Partidos dos Trabaladores no Ceará

Petismo em alta

Filiação de vários prefeitos ao PT no Ceará, em pleno ano de eleição, serve de termômetro para quem não acredita em pesquisas, avaliam marqueteiros. Mais do que ninguém, são eles, na ponta, que sabem o que pensam os seus eleitores.

 

1.300

profissionais de saúde estão afastados por causa da pandemia da Covid-19 e surto gripal. Em Fortaleza, segundo a Secretaria Municipal da Saúde.

 

A preço de hoje

E a piadinha da vez… com um índice de 10,06%, até a inflação está bem maior do que o melhor índice da Terceira Via à Presidência da República.

Preço da marca

Diante do interesse de investidores na compra de clubes de futebol do Brasil, uma perguntinha que não quer calar: quanto valeriam as marcas do Ceará e do Fortaleza nesse mercado?

 

SOBE

Procon Fortaleza, que vem atuando na fiscalização das listas do material escolar, bem como nos pontos de venda. Tudo para evitar abusos.

DESCE

Inflação, que continua presente no dia a dia dos brasileiros. Mas a área técnica do governo federal diz que isso é coisa passageira. Tomara.

 

HORIZONTAIS

Laboratório Central (Lacen), tendo à frente as médicas Luana Perdigão e Elza Gadelha Lima, tem sido destaque pelo trabalho célere. /// Por falar em cancelamentos de shows em Fortaleza, quem comprou ingressos para a apresentação de Chico César e Geraldo Azevedo, prevista para 21 próximo, ainda aguarda orientações. /// O primeiro-ministro que pode ser punido por participar de festa durante a pandemia é do Reino Unido e não como saiu nesta coluna. /// Só lembrando: "E aí, Camilo, ganhou um PT pra chamar de seu?"

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?