Logo O POVO+
OAB do Ceará congela anuidade
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

OAB do Ceará congela anuidade

O último reajuste da OAB-CE foi em 2019. Se a entidade fosse atualizar o valor pelo IPCA, o percentual total do intervalo seria de 19,99%
Tipo Notícia
Erinaldo Dantas, presidente da OAB-Ceará (Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS Erinaldo Dantas, presidente da OAB-Ceará

A segunda gestão do presidente Erinaldo Dantas à frente da OAB do Ceará já começou de forma propositiva. Além do recente anúncio de construção da nova sede da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará, ficou definido que todos os advogados (as) serão beneficiados pelo congelamento da taxa da anuidade. O último reajuste foi em 2019. Se a entidade fosse atualizar o valor pelo IPCA, o percentual total do intervalo seria de 19,99%. Outra medida: advogado(a) que comprovar ter efetuado inscrição em no mínimo quatro concursos da carreira jurídica (Magistratura, Ministério Público, Defensoria Pública, Procuradoria, Advocacia Pública e Analista Judiciário) no ano de 2021, terá até 30% de desconto na anuidade de 2022, desde que efetue o pagamento, à vista ou em quatro vezes no cartão de crédito, até o dia 31 deste mês e que esteja quite com anuidades anteriores.

Anistia

O Conselho Secional da Ordem do Ceará aprovou ainda, por unanimidade, a anistia das multas para quem não compareceu às eleições para a diretoria da entidade, realizadas no último dia 17 de novembro.

Posse coletiva

Hoje, acontecerá o ato de posse dos novos presidentes das 14 Câmaras Setoriais da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado (Adece). De forma remota, em razão da pandemia da Covid-19. A partir das 9 horas.

Cotação

Com a possível desincompatibilização do ministro Marcelo Queiroga (Saúde) para concorrer a um mandato nas próximas eleições, o nome da cearense Mayra Pinheiro já circula, nos bastidores, como a provável titular da pasta. Ela evita o assunto.

Cotação 2

Médica Mayra Pinheiro
Médica Mayra Pinheiro (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senad)

Mayra Pinheiro, por sinal, tem resistido a todas as quatro mudanças de ministro na pasta ocorridas nos últimos três anos. Continua ocupando o cargo de secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

Amor de eleição

O deputado federal Heitor Freire, bolsonarista de primeira hora nos primeiros anos da gestão presidencial, estaria propenso a apoiar a candidatura de Sergio Moro no Ceará. Essa postulação é puxada pelo senador Eduardo Girão (Podemos).

No estaleiro

Pelo menos 10 médicos do Samu Fortaleza estão afastados do trabalho em razão da Covid-19. Com equipe reduzida, a saída é pedir aos que estão na ativa redobrar o plantão, o que também é desgastante.

Segurança e saúde


Elias Leite (Unimed) tem explorado o "Vai dar certo" durante a pandemia. E já circulam adesivos em Fortaleza com a mensagem "#vaidarcerto Bolsonaro 2022". Curiosamente, aliados do Capitão Wagner defendem Elias para sua vice. Mas o médico fica calado. 

Hora do Adeus


Já não é mais superintendente do Shopping Benfica a competente Marcirlene Pinheiro. Após 21 anos de projetos no local que uniram o interesse comercial à promoção social e cultural.

 

Sempre alerta

Preocupação da Secretaria de Saúde com o crescimento da Covid-19 no Estado aumenta com o retorno de cearenses que viajaram, em ritmo de férias, para a Europa e EUA. A pasta deverá adotar testagem rigorosa no desembarque desses "turistas".

Desabafo

Do ex-presidente do PT de Fortaleza, Deodato Ramalho, sobre as adesões de prefeitos ganhas pelo partido na última semana: "O nosso governador em nada contribuiu para a afirmação do PT como ponte transformadora".

Bateu catolé

Projeto de lei proibindo artifícios arquitetônicos que impeçam permanência de pessoas em espaços públicos está parado desde 2018, na CCJ da Câmara Municipal. A queixa é da vereadora Larissa Gaspar (PT), autora da proposta.

 Sobe

Clima de açudes já sangrando no Interior.E isso na pré-estação, segundo a Funceme. Torcida pelo Castanhão, Banabuiú e Orós.

  

Desce

Ibama, que continua fora do noticiário local no quesito operações contra crimes ambientais. Qual foi a última ação da área mesmo?

 

Horizontais

De hoje até o dia 31 próximo, o clima é de ponto facultativo na Assembleia Legislativa. Por causa da Covid-19 e surto gripal. E com equipe reduzida para atender a burocracia da Casa. /// As escolas do Sesc estão com matrículas abertas para o curso pré-universitário em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte. São 780 vagas no total. /// Pode sofrer atraso a obra do novo aeroporto de Sobral. As chuvas prometem na Região Norte. /// Só lembrando: "Com o avanço da Covid-19, nada de sair sem a máscara. E olha o álcool em gel!"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?