Logo O POVO+
Disparada de mortos adia divulgação dos dados da covid no Ceará
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Disparada de mortos adia divulgação dos dados da covid no Ceará

IntegraSUS quase sempre disponibiliza dados pela manhã, mas soltou dados nessa segunda-feira às 20h27min
Tipo Notícia
Infecção pelo coronavírus (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Infecção pelo coronavírus

O registro de 41 mortes no Ceará, do domingo (16) para essa segunda-feira (17) estendeu a divulgação dos dados da covid no Estado, ontem. Quase sempre, o IntegraSUS disponibiliza dados pela manhã, mas soltou dados nessa segunda-feira às 20h27min.

Na manhã de domingo, os mortos somavam 24.872 casos. Na noite dessa segunda-feira, a quantidade subiu para 24.913 ocorrências, uma diferença de 41 óbitos. No entanto, ao colocar a data do domingo (16), a quantidade de mortos soma 24.911 casos, não mais a divulgação oficial de casos, diante da prática de uma adequação dos números, mesmo após a divulgação dos dados oficiais.

Mesmo com os números sendo adequados durante o dia, a divulgação oficial segue congelada na plataforma IntegraSUS  até a data seguinte.

O que a mídia divulga em uma data, não mais condiz quando há uma verificação posterior.

Pelos números "oficiais" do IntegraSUS, na noite dessa segunda-feira, o Ceará passou a somar 24.913 mortes por coronavírus, além de 978.476 pessoas foram infectadas, desde que a pandemia foi identificada no Ceará, em março de 2020.

A Sesa divulgou ainda que o Estado já recuperou 884.293 pacientes.

Fortaleza segue como o epicentro da pandemia no Ceará, com o registro de 10.018 óbitos e 269.870 pessoas infectadas por coronavírus. Segundo a plataforma, 211.510 pacientes foram recuperados no município.

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?