Logo O POVO+
Obra da Sabiaguaba terá minimuseu arqueológico
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Obra da Sabiaguaba terá minimuseu arqueológico

O secretário Artur Bruno está em negociação com o Iphan para fechar um Termo de Ajuste de Conduta para a obra
Tipo Opinião
Barracas na Sabiaguaba derrubadas para construção de polo gastronômico (Foto: BARBARA MOIRA)
Foto: BARBARA MOIRA Barracas na Sabiaguaba derrubadas para construção de polo gastronômico

.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, enviou nota à Coluna informando que está negociando com o Iphan as obras do novo Centro Gastronômico da Sabiaguaba. Um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) foi acertado e deve ser assinado. "Apesar de não haver nenhum sítio arqueológico na área que compreende as obras, o que dá mais de 100 metros além, vamos criar um minimuseu para exposição de artefatos das comunidades tradicionais da Sabiaguaba, inclusive com distribuição de material de educação ambiental", promete Bruno. Ele ressalta que o acordo garante a continuidade das obras. Adianta ainda que o Centro abrigará 17 barracas padronizadas, com sistema de esgotamento sanitário. O local ganhará também um posto do Batalhão Ambiental. O embargo ocorreu porque não houve estudo prévio no plano arqueológico da área.

Sem cloroquina

A médica Mayra Pinheiro confirma: vai disputar vaga de deputada federal. Já entregou o cargo de secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do MS e reassumiu cargo no Ministério da Previdência, onde é servidora de carreira. Sai em abril. É filiada ao PL.

Patente forte

A permanência de Acilon Gonçalves, com seu grupo à frente do PL, teria um padrinho de patente forte em Brasília. O comandante da Força Nacional, coronel Aginaldo Oliveira, que vai disputar para deputado federal, teria em Acilon um parceiro.

Por Sofia

A OAB/CE anuncia que acompanhará toda a investigação acerca do assassinato da travesti Sofia Gisely, de 22 anos. O caso ocorreu sexta-feira última no Grande Bom Jardim, em Fortaleza. Ela foi morta a pedradas.

Defensor de um "humor inclusivo", Marcos Castro ganhou notoriedade no Brasil com a mistura do humor com o universo geek(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Defensor de um "humor inclusivo", Marcos Castro ganhou notoriedade no Brasil com a mistura do humor com o universo geek

Jornalismo e game

Estreia hoje no OP+ (plataforma multistreaming do O POVO) o programa Up Gamer+ , que une jornalismo e videogame em entrevistas pra lá de descontraídas. Na estreia, o youTuber e humorista Marcos Costa (foto). O comando é do jornalista Wanderson Trindade.

Dandara

Hoje completa cinco anos do assassinato de Dandara dos Santos. A travesti foi brutalmente espancada e morta no Bom Jardim, em 2017. O caso, com filmagens nas redes sociais, teve repercussão nacional e internacional.

Aos gestores

O TCE prorrogou os prazos para encaminhamentos dos Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária (Rreo - 6º bimestre/2021 e 1º bimestre/2022) e das Prestações de Contas Municipais mensais (dezembro/2021, janeiro e fevereiro de 2022). Por causa da pandemia.

Disputa na prensa

A eleição da nova diretoria da Associação Cearense de Imprensa ocorrerá no dia 3 de junho próximo. Duas chapas já estão na disputa: Helly Ellery, com apoio da atual gestão; e Sabino Henrique, pela oposição.

Mergulhado

Moradores do entorno do Acquario do Ceará cobram não só o monitoramento do local em razão da dengue, mas um destino para o esqueleto do que seria um grande tento para o turismo da Capital. Pois é, Camilo Santana deixará a gestão com essa dívida.

Radiocirurgia

O Hospital Haroldo Juaçaba comemora dois anos de sucesso com radiocirurgia. Essa técnica usa feixes de radiação em dose única, precisa e focalizada para tratar tumores, evitando cortes e internação. Já são mais de 500 pacientes tratados. Que bom!

Voando alto

A Azul Linhas Aéreas foi contratada para fazer a entrega dos produtos das vendas on-line do Grupo Grendene. Anuncia, inclusive, que, por conta disso, implantará um centro de logística no novo aeroporto de Sobral (Zona Norte).

Sobe

Mercado dos Peixes, que está voltando para a administração da Prefeitura de Fortaleza.

Desce

Taxa de juros, que vem subindo e preocupando o mercado. Na ponta, quem sofre é a população.

Horizontais

No Colégio Estadual Joaquim Nogueira (São Gerardo), as aulas começaram mas, no local, só funciona um banheiro. De tempo integral, atende a 500 alunos. /// A categoria jornalística cearense lembrou ontem os 10 anos de saudade de Ivonete Maia. /// Quer conferir se você tem dinheiro a receber? O BC disponibiliza https://valoresareceber.bcb.gov.br/ /// Só lembrando: "Se a reprovação de Bolsonaro piorar até as eleições, Wagner vai continuar assumindo o apoio ao presidente ou vai posar de independente?"

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?