Logo O POVO+
Delegacia contra a Intolerância Religiosa de molho
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Delegacia contra a Intolerância Religiosa de molho

O projeto de autoria do deputado Renato Roseno foi aprovado na Assembleia Legislativa e aguarda a sanção do governador
Tipo Opinião
Deputado estadual Renato Roseno (PSOL) (Foto: Máximo Moura/ALCE)
Foto: Máximo Moura/ALCE Deputado estadual Renato Roseno (PSOL)

.

O projeto de indicação 96/20, de autoria do deputado Renato Roseno (Psol), que cria a Delegacia Especializada de Combate à Intolerância Religiosa, ainda não foi acatado pelo governador Camilo Santana (PT). A matéria já foi aprovada pela Assembleia Legislativa e o objetivo da nova unidade é combater crimes contra pessoas, entidades ou patrimônios públicos ou privados cuja motivação seja o preconceito ou a intolerância religiosa, devendo integrar a estrutura organizacional da Superintendência da Polícia Civil. "Esta foi uma demanda trazida, em especial, pelas comunidades de religiões de matriz africana que sofrem com o racismo religioso e a intolerância religiosa", explica Roseno. Ele espera que Camilo Santana acate, mande mensagem e sancione a lei antes de deixar o governo.

Atribuições

Essa delegacia terá como atribuições registrar, investigar, abrir inquérito e adotar todos os demais procedimentos policiais necessários à elucidação dos fatos delituosos, nos casos que envolvam violência, discriminação de natureza religiosa ou racismo religioso.

Dia do Homem

Bem concorrido o ato de entrega, ontem, da sede da Procuradoria Especial da Mulher, pelo presidente da Assembleia, Evandro Leitão, também pré-candidato ao Governo pelo PDT. Ao lado de Camilo Santana, Izolda Cela e de um bom grupo de deputados.

Ô, Inácio…

Inácio Arruda, ex-titular da Secitece, é a principal aposta do PCdoB para a Câmara dos Deputados. E seu partido vem promovendo encontros no Interior. Ele, inclusive, tem a simpatia de vários setores da educação superior pública.

Praça em frente ao 23 Batalhão de Caçadores, na Av. 13 de Maio, sem o busto do General Sampaio(Foto: FOTO LEITOR)
Foto: FOTO LEITOR Praça em frente ao 23 Batalhão de Caçadores, na Av. 13 de Maio, sem o busto do General Sampaio

Tomou doril?

Quem passa em frente ao 23º BC, fica logo a se perguntar: cadê o busto do General Sampaio, que ficava na pracinha em frente à Corporação? O que se fala é que foi levado para um bom restauro, mas alguém, pelo visto, se esqueceu de trazer e instalar de novo.

Inovação

O Sesi/Senai do Ceará disputa com o capacete Elmo o prêmio Inovação da CNI, em São Paulo. O Elmo evitou paciente ser entubado durante a pandemia da Covid.

Fora do jogo

"Não há possibilidade de ser um político nessa altura do campeonato. Prefiro ser um empresário dedicado", afirmou à Coluna o ex-presidente da Fiec, Beto Studart, em resposta ao deputado André Fernandes de que poderia disputar o Senado.

Sem nepotismo

O presidente do BNB, José Gomes da Costa, está fazendo um verdadeiro "limpa" no banco. Afastando de alguns cargos, quem não priorizava o chamado aspecto técnico ou de mérito no preenchimento de funções. A choradeira política é grande.

Compliance

O ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, dará palestra amanhã, às 10h30, na sede da OAB, em evento sobre Compliance na Administração Pública. Também falará sexta-feira, na Unifor. Será que farão checagem de porte de arma?

Olho no quinto

O Conselho Superior da OAB/CE define amanhã as listas sêxtuplas para duas vagas de desembargador. Depois, envia para o TJCE que, por sua vez, terá cerca de 20 dias para reduzir em duas listas tríplices e encaminhar para o governador.

Trem dominical

A Linha Sul do Metrofor funciona de segunda a sábado, das 5h30 às 22h35. Mas o funcionamento aos domingos é avaliado e a realização do concurso público recém-lançado vai fortalecer o quadro para atendimento desta demanda. O metrô já funciona nos feriados.

Sobe

Casa da Mulher Cearense, que foi entregue ontem, em Juazeiro do Norte, pelo governo do Estado. A primeira de três neste ano. Sobral e Quixadá ainda em obras.

Desce

Feminicídio, um crime que precisa, mais do que nunca, ser combatido sem qualquer complacência. Quem ama, não mata, gente!

Horizontais

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, tem agenda nesta quarta-feira em Fortaleza. Por enquanto, a divulgação tem sido bem discreta. /// A Avenida dos Expedicionários está precisando de uma boa poda de árvores. Há pontos atrapalhando a visão dos semáforos e à noite, em alguns trechos da via, reina a penumbra. /// Como está o caso do vereador Ronivaldo Maia, acusado de agressão a mulher. Indagam leitores. /// Só lembrando: "E aí, Camilo Santana, autoriza também a liberação das máscaras no Estado?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?