Logo O POVO+
Sefaz começa a receber pagamento de tributos via PIX
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Sefaz começa a receber pagamento de tributos via PIX

A partir de julho, todos os tributos estaduais poderão ser pagos por meio de PIX
Tipo Opinião
FORTALEZA, CE, BRASIL, 04.03.2022: Especial Dia das Mulheres - Fernanda Pacobahyba - Secretária da Fazenda (Foto:Thais Mesquita/OPOVO) (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita FORTALEZA, CE, BRASIL, 04.03.2022: Especial Dia das Mulheres - Fernanda Pacobahyba - Secretária da Fazenda (Foto:Thais Mesquita/OPOVO)

O contribuinte cearense poderá pagar, a partir de julho, todos os tributos estaduais por meio do PIX (transferência eletrônica instantânea e gratuita oferecido pelo Banco Central). A Secretaria da Fazenda começou, na última semana, uma experiência abrindo a possibilidade, inicialmente, para pagamentos do IPVA no âmbito das concessionárias, mediante implementação de QR Code nos boletos referentes ao tributo gerado pelo site e pelos aplicativos Ceará App e Meu IPVA. Segundo a secretária da Fazenda Fernanda Pacobahyba, o uso do PIX vai se estender para outros tributos, devendo proporcionar a redução do custo de transação bancária e celeridade no pagamento, além de facilitar a contabilização das receitas públicas.

Arrecadação

Por falar nisso, a titular da Sefaz, Fernanda Pacobahyba informa: a arrecadação estadual apresenta certa melhora. Porque o Estado flexibilizou medidas da pandemia.

Via financeira

Uma missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está em Fortaleza. Hoje inicia negociações com a Seplag e Superintendência de Obras Públicas em torno de um megaprograma de recuperação das estradas. O valor é de US$ 150 milhões.

Vamos festejar?

O Sindieventos realizará, de amanhã até sábado, encontro para marcar a retomada do setor de eventos no Estado. Híbrido e presencial, mas com a posse da nova diretoria da entidade, às 18 horas de quinta-feira, no La Maison. Assumirá a presidência Stela Pavan.

Educação

A governadora Izolda Cela participará amanhã, em São Paulo, do evento Educação Já - Todos Pela Educação. Estará no painel "O futuro da Educação Básica", que contará com governadores, ex-governadores, ex-ministros, parlamentares e educadores.

Educação 2

Izolda foi responsável por iniciar, ainda em 2007, a melhoria da educação cearense, tornando o estado referência na área. O evento contará também com a presença de Camilo Santana, Ciro Gomes, do deputado federal Idilvan Alencar e da secretária Eliana Estrela.

Nomes novos

O jornalista Denísio Pinheiro está como pré-candidato a deputado estadual num bloco de nomes novos que o PSDB lançará, oficialmente, em convenção. Ele é assessor de comunicação de Tasso Jereissati há quase 30 anos.

Defensoria

Fortaleza será sede do encontro do Conselho Nacional de Defensores e Defensoras Públicas (Condege). A reunião ocorrerá quarta-feira, no Hotel Praia Centro. No dia seguinte, haverá festa pelos 25 anos de criação da Defensoria Pública do Ceará.

Vida

O filósofo Licio de Araújo Vale ministrará palestra na Faculdade Católica na quarta. Tema: "Suicídio - saber, agir e prevenir". Daniela Nogueira (O POVO) na mediação. Inscrições: catolicadefortaleza.edu.br

Livros

A Assembleia Legislativa lança hoje o livro "Enxergando o invisível: o sistêmico na gestão pública". A autora é a primeira-dama da AL, Cristiane Leitão, com servidoras. O evento encerra a campanha "A Leitura Liberta".

Sem barulho

Já em vigor decreto estadual proibindo os paredões de som em espaços públicos ou privados. Esse tipo de equipamento só será permitido em local apropriado, autorizado pelo órgão municipal ou Semace. A PM vai se encarregar de botar moral.

SOBE - Vila do Mar que, durante o feriadão, virou ótima opção de lazer. Sem falar que reserva ainda o mais belo pôr do sol de Fortaleza.

DESCE - Açude do Banabuiú, que, infelizmente, não pegou água suficiente. Mesmo com as boas chuvas que caem em todas as regiões do Estado.

HORIZONTAIS - O médico Luciano Braun lançará sexta-feira o livro "Por Amor e Pela Dor". Às 19h, na Ato Oncologia (Rua Bárbara de Alencar, 1674 - Aldeota). /// O tempo passa, o tempo voa e a BR-020, em vários trechos de Fortaleza até Canindé, é só buraco. /// Os partidos Novo e Podemos no Ceará não disputarão mandatos nas próximas eleições. Siglas que nasceram prometendo fazer uma tal de "Nova Política". /// Só lembrando: "Querer usar a Lei Rouanet, da Cultura, para incentivar uso de armas é coisa de quem é temente a Deus?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?