Logo O POVO+
PT tem dia movimentado no Ceará, após avaliação de pesquisa interna
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

PT tem dia movimentado no Ceará, após avaliação de pesquisa interna

"Se for com negócio de conchavo, de picaretagem, eu topo enfrentar o PT também (no Ceará)", reagiu Ciro Gomes
Tipo Notícia
Deputados federais José Airton Cirilo e Luizianne Lins defendem palanque leal a Lula no Ceará (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO Deputados federais José Airton Cirilo e Luizianne Lins defendem palanque leal a Lula no Ceará

A política no Ceará amanheceu na maior temperatura dos últimos anos, após a divulgação na noite dessa segunda-feira (2) dos números da pesquisa interna Vox Populi, encomendada pelo PT do Ceará. Encontros, desencontros, ataques, contra-ataques, acusações mútuas e indicação de rompimento entre PT e PDT esquentaram ainda mais os 31 °C que marcaram a manhã desta terça-feira (3) em Fortaleza.

Com números nada favoráveis à pré-candidatura Ciro Gomes, o Blog do Eliomar apurou que a pesquisa indica que o ex-ministro e ex-governador do Ceará poderá pela primeira vez perder a hegemonia do eleitorado no Estado, na disputa à Presidência da República, anteriormente consolidada em três eleições no primeiro turno: 2018 (Ciro Gomes 40.95%; Haddad 33.12%; Bolsonaro 21.74%), 2002 (Ciro Gomes 44.49%; Lula 39.36%; Serra 8.53%) e 1998 (Ciro Gomes 34.23%; Lula 32.84%; FHC 30.30%).

Enquanto dirigentes, parlamentares e lideranças do PT se reuniam às portas fechadas ou trocavam ligações telefônicas, Ciro Gomes se apressou para falar em entrevista à rádio Jangadeiro BandNews FM que não irá se submeter "a um lado corrupto do PT que também existe no Ceará".

"Se for com negócio de conchavo, de picaretagem, eu topo enfrentar o PT também", disse Ciro, sobre um possível rompimento da aliança PDT/PT no Ceará.

A depender do presidente do PT no Ceará, Antônio Alves Filho, o Conin, Ciro deverá, sim, enfrentar o partido de Lula no Estado. "As declarações de Ciro Gomes são de extrema agressividade, capazes inclusive de interditar de vez os esforços até então empreendidos pela manutenção da aliança com o PDT no Ceará", disse em nota o dirigente, que informou ainda a realização de uma reunião extraordinária da Executiva Estadual, nesta quarta-feira (4).

O último batalhão

Também nesta terça-feira, o ex-governador Camilo Santana, pré-candidato do PT ao Senado, reuniu em almoço a bancada do partido na Assembleia Legislativa para avaliar a crise agravada hoje entre PT e PDT. Camilo se mostra favorável à manutenção da aliança entre os dois partidos, quando já assegurou que o ex-presidente Lula terá palanque no Ceará, diante de uma candidatura à reeleição da governadora Izolda Cela (PDT).

Os federais

Defensores de um palanque leal a Lula no Ceará, os deputados federais do PT José Airton Cirilo, Luizianne Lins e José Guimarães aparecem bem na pesquisa ao Palácio da Abolição, caso algum deles concorra ao Governo do Estado com apoio de Lula.

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?