Logo O POVO+
Nem tudo são flores no caminho de Izolda Cela
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Nem tudo são flores no caminho de Izolda Cela

O Sindicato Apeoc pediu à governadora para criar uma comissão destinada a estudar precatório do Fundef da rede estadual. Uma conta de cerca de 2,7 bilhões
Tipo Opinião
Governadora Izolda Cela (Foto: Reprodução/Twitter Izolda Cela)
Foto: Reprodução/Twitter Izolda Cela Governadora Izolda Cela

.

Nem tudo são flores, loas, abraços e sinais de apoio pró-reeleição da governadora Izolda Cela (PDT). Nesta semana, em clima de festa pelos 15 anos do Mais Paic (Programa de Alfabetização na Idade Certa), no Centro de Eventos, ela recebeu boas cobranças. Partiu do Sindicato Apeoc, que representa uma das maiores categorias do Estado, no caso professores como ela. Pediram a formação de uma comissão para estudar os precatórios do Fundef da rede estadual, o que daria cerca de 2,7 bilhões. "Também cobramos a convocação dos professores aprovados no concurso 2018, na ordem de 1.300, que ainda não foram chamados", informa o presidente da Apeoc, Reginaldo Pinheiro. A segurança do governo tentou impedir a conversa, mas Izolda acatou e prometeu receber o grupo.

Adeus, Sandrinha!

Vítima de complicações cardíacas, morreu terça-feira Sandra Helena Freitas, que era companheira de lutas da falecida Rosa da Fonseca. Sandrinha foi aquela que jogou uma torta na cara do então ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, durante evento na Fiec.

Pelos pets

O deputado estadual Acrísio Sena (PT) articula, junto ao Abolição, a implantação de VetMóvel em cidades polos do Interior e com acadêmicos de Medicina Veterinária. No Interior, são muitos os casos de calazar que não chegam a ser notificados.

Nada saudável

No Hospital do Coração (Messejana), muitos familiares de pacientes reclamam. A unidade só aceita a carteira de identidade para abrir o prontuário. Nem a carteira de motorista vale. Já no Hospital de Messejana, haja fila de pacientes aguardando por um leito.

Zé Maria do Tomé

Marcado para o dia 6 de setembro o julgamento de Francisco Marcos Lima Barros, suspeita do assassinato do líder camponês Zé Maria do Tomé. Em abril de 2010, José Maria Filho, o Zé Maria do Tomé, foi assassinado a tiros próximo à sua casa, em Limoeiro do Norte.

Mural com fotos da luta  e caminhadas anteriores em homenagem a Zé Maria no município de Tomé na Chapada do Apodi em Limoeiro do Norte.(Foto: SARA MAIA)
Foto: SARA MAIA Mural com fotos da luta e caminhadas anteriores em homenagem a Zé Maria no município de Tomé na Chapada do Apodi em Limoeiro do Norte.

Zé Maria do Tomé 2

Zé Maria era referência na luta contra a pulverização aérea de agrotóxicos na Chapada do Apodi (CE), O caso repercutiu e até resultou numa lei estadual contra esse tipo de pulverização, de autoria do deputado Renato Roseno (Psol).

Leia também | Mártires do meio ambiente no Brasil

Hummm

Muitos petistas não gostaram nem um pouco das inserções eleitorais do deputado federal José Airton na TV. Ele gravou com um fundo branco. Sem Lula e sem Camilo Santana, o pré-candidato petista ao Senado.

Estação da comida

A Secult-CE e o Instituto Mirante divulgam chamamento público para ocupação dos restaurantes que atuarão no Mercado Gastronômico da Estação das Artes. As inscrições no (https://mapacultural.secult.ce.gov.br) vão até o dia 5 de julho próximo.

Negacionismo

Situação triste em Fortaleza. Vacinas contra a Covid-19, destinadas à criançada, estão perdendo a validade porque pais não estão levando seus filhos aos postos. A Secretaria municipal da Saúde reforça apelos diariamente, mas o negacionismo virou doença.

"Dei Valor"

"Como são calculados os preços da gasolina e diesel?" Eis o tema do "Dei Valor". Apresentado pelo jornalista Samuel Pimentel, via redes sociais do O POVO, o programa traz assuntos que afetam o bolso do consumidor. Para assistir: youtube.com/opovo

8

assassinatos por dia, em média, registra hoje a cidade de Fortaleza. Segundo levantamento do Laboratório de Estudos da Conflitualidade e da Violência (Covio) da Uece.

Sobe

Novo gramado do Estádio Presidente Vargas, que deixa o da Arena Castelão na lanterna dos gramados do Brasileirão. Até quando?

Desce

Centenária Torre do Cristo Redentor, situado em frente ao Teatro São José, está toda pichada. Vândalos não poupam nada. Ahh…um reitor-pintor!

Horizontais

Para ofertar os serviços do Sine Municipal, uma Unidade Móvel da Secretaria do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza fica, até 8 de julho, na Praça do Ferreira. /// Neste sábado e domingo, tem Congresso das Famílias Shalom. No Centro de Eventos, das 9 às 19 horas. /// O Instituto de Educação Médica, que tem faculdades de Medicina em Iguatu e Quixadá, oferece 19 bolsas integrais. Interessados podem se inscrever até 7 de julho (www.idomed.econrio,com.br) /// Só lembrando: "Ué, e tem corrupção no Governo Bolsonaro?"

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?