Logo O POVO+
O PDT, a candidatura e Sobral
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

O PDT, a candidatura e Sobral

A definição do nome será na primeira quinzena de julho, segundo o presidente estadual dp PDT, deputado André Figueiredo. O partido realizará mais dois encontros regionais, sendo o último em Sobral
Tipo Opinião
André Figueiredo, presidente 
do PDT no Ceará (Foto: Julio Caesar/O POVO)
Foto: Julio Caesar/O POVO André Figueiredo, presidente do PDT no Ceará

.

Até a primeira quinzena de julho, o PDT deverá definir seu candidato ao Governo. O prazo foi anunciado pelo presidente regional do partido, o deputado federal André Figueiredo, garantindo que os quatro pré-candidatos continuam no páreo. Dentro da sigla o que se avalia é que, no processo de afunilamento, aparecem com melhores condições a governadora Izolda Cela e o ex-prefeito Roberto Cláudio. Tudo, no entanto, passará por pesquisa. André adiantou que o PDT ainda realizará mais dois encontros regionais e que, nessa ocasião, o partido quer estar com o nome já definido e em comum acordo com os aliados. Os encontros que faltam: Itarema e Sobral (terra natal de Izolda).

Tática petista

O PT, que vive ameaçando lançar nome ao Palácio da Abolição, segundo o deputado federal Zé Airton, programa para sábado que vem um encontro com objetivo de discutir sua tática eleitoral. O local não foi definido. Há quem aposte que tal evento seja adiado.

Menos água

Com duas de suas quatro unidades industriais localizadas em área de risco de estresse hídrico, Crato e Fortaleza, a Grendene resolveu investir. Apostou em tecnologias eficientes e de fechamento de ciclo para reduzir os impactos do uso da água em suas operações.

Menos água 2

A Grendene investiu em captação de água da chuva, reuso de água e utilização de equipamentos hidrossanitários. Com isso, reduziu em 14% o consumo de água por par de calçado produzido em 2021 e atingiu a menor pegada hídrica da sua história. Muito bem!

O então governador Camilo Santana na assina ordem de serviço para construção de ramal Aeroporto do VLT(Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA O então governador Camilo Santana na assina ordem de serviço para construção de ramal Aeroporto do VLT

Alô, Seinfra!

Pelo andar da carruagem e pelo número reduzido de operários no canteiro de obras, o VLT do Aeroporto de Fortaleza não será entregue neste ano. O equipamento não fez parte do pacote da Copa 2014. Já é da gestão Camilo Santana. Anda, Seinfra!

Abrindo portas

A Academia Cearense de Letras vai abrir suas portas para recitais. Segundo o presidente da entidade, Lúcio Alcântara, porque ganhou um piano de cauda. A programação começou a ser montada. No momento, a ACL já abriga uma exposição com vários pintores.

Abrindo memórias

Por falar na Academia Cearense de Letras, a entidade toca projeto onde vem gravando entrevistas com seus imortais. O projeto, resgate da memória da ACL, tem à frente o jornalista e documentarista Roberto Bomfim. Dos 40 membros, já foram feitos 16 vídeos.

Matriarca

O primeiro Comitê Pró-Lula em Fortaleza é o do bairro São João do Tauape que funciona de forma virtual e presencial. A matriarca dos Santana, mãe de Camilo, dona Ermengarda, é ativista virtual. Mas manda sua ajuda em livros para o brechó.

Baturité

O prefeito de Baturité, Herberlh Mota, anuncia a festa de São João na cidade. Será nos dias 1º, 2 e 3 de julho na Praça da Matriz. Haverá apresentação de quadrilhas juninas, comidas típicas e, claro, muito forró com Toca do Vale, Taty Girl e o sanfoneiro Adelson Viana.

Baturité 2

Nesta quinta, a Prefeitura de Baturité lança um programa de obras. Segundo o prefeito Herberlh Mota, serão mais de R$ 25 milhões em obras, investimentos e aquisições no PAB (Programa Avança Baturité). Participam os deputados Audic Mota e Eduardo Bismarck.

Passa adiante

O BNB prorrogou a validade do concurso público para provimento dos cargos de Analista Bancário 1 e Especialista Técnico 1. Até outubro de 2023. A informação saiu no Diário Oficial da União. A ordem é evitar questionamentos neste ano eleitoral.

Sobe

Lagoa da Precabura. A governadora Izolda Cela prometeu aos ambientalistas criar a Área de Proteção Ambiental (APA) em torno da lagoa. Até o final deste ano.

Desce

Duplicação da Avenida Sargento Hermínio, que continua mais devagar do que fila em hospital do SUS. E quando chove… haja água empoçada e sujeira.

Horizontais

O presidente da Assembleia, Evandro Leitão, firma hoje, no Anexo 3 da Casa, termo de cooperação com o Instituto Basileiro de Direito de Família. Para ações na área da cultura de paz. /// O presidente da CDL Fortaleza, Assis Cavalcante, apresenta hoje, às 9h, em Itapebuçu (Maranguape), o livro "Nós e nosso Itapebuçu". Dos irmãos e professores Olímpio Araújo, Murilo Araújo e Expedito Araújo. /// O PecNordeste, o seminário da agropecuária cearense, começa hoje, no Centro de Eventos. /// Só lembrando: "Viva São Pedrooo!!"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?