Logo O POVO+
Pesquisa Ipespe e uma eleição em ritmo acelerado
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Pesquisa Ipespe e uma eleição em ritmo acelerado

O anúncio da primeira pesquisa Ipespe mexe com o cenário eleitoral cearense e já desenha desempenho dos três principais candidatos ao governo
Tipo Opinião
Fortaleza, Ce, BR 04-08-2022: Montagem com as fotos dos candidatos ao governo do estado do Ceará em 2022: Capitão Wagner (União-CE), Roberto Cláudio (PDT-CE) e Elmano de Freitas (PT-CE). Foto: montagem)  (Foto: Fotomontagem)
Foto: Fotomontagem Fortaleza, Ce, BR 04-08-2022: Montagem com as fotos dos candidatos ao governo do estado do Ceará em 2022: Capitão Wagner (União-CE), Roberto Cláudio (PDT-CE) e Elmano de Freitas (PT-CE). Foto: montagem)

.

Ainda nem começou o jogo eleitoral ao Governo do Ceará e o ritmo promete ser acelerado, segundo os números da pesquisa Ipespe, contratada pelo O POVO. Capitão Wagner (União Brasil), conhecido de vários pleitos desde 2016, surge em primeiro com 38% das intenções de voto. Roberto Cláudio (PDT), com oito anos na condição de prefeito de Fortaleza e maior cabo eleitoral na eleição de Sarto, aparece em segundo com 28%. Já Elmano (PT), há menos de 10 dias no processo eleitoral, mas homologado candidato sob bênçãos de Lula, surpreende com 13%. Agora é conferir os impactos dos candidatos com seus respectivos padrinhos: Wagner/Bolsonaro, Roberto Cláudio/Ciro e Elmano/Lula. O petista ainda conta com o apoio de Camilo Santana, que surge com até 68% das intenções de voto ao Senado.

Em alta

Além de primeiro nas pesquisas, o Capitão Wagner (União Brasil) reforçou, ontem, seu bloco de apoio partidário. Ele, que contava com o PL, Avante, Pros e PTB, ganhou a adesão do Republicanos e do Podemos.

É paz e amor

Falando em Capitão Wagner, que será ungido hoje, às 9 horas, na Fametro, candidato ao Governo, uma expectativa: fará discurso com loas a Bolsonaro ou só abordará a cena administrativa do Estado, evitando polêmica para se manter na liderança das pesquisas?

Bom duelo

Marqueteiros de Elmano e o próprio petista comemoraram a pesquisa do Ipespe por um detalhe: na "espontânea", ele apareceu com 8%, num empate técnico com Roberto Cláudio (PDT), com 12%. Bom reiterar que RC já está, há tempos, rodando o Interior.

Eudoro Santana(Foto: POVO)
Foto: POVO Eudoro Santana

De molho

Eudoro Santana, pai de Camilo, que lidera para o Senado, pediu afastamento do cargo de assessor na Vice-Prefeitura no último dia 26, por questões éticas. Até ontem, porém, o pedido de exoneração ainda não havia sido publicado no Diário Oficial do Município.

Por absorver

Os efeitos das defecções registradas na base dos postulantes ao Governo ainda não foram absorvidos pelas pesquisas. A desistência, por exemplo, da artesã e cantora Adelita Monteiro da peleja governamental pelo Psol, é um exemplo disso.

Em alta

O fato de Camilo Santana (PT) aparecer na pesquisa Ipespe com 68% de preferência para o Senado, teria duas explicações: ainda está sem adversários e colhe frutos de gestão que de governador reconhecida com quase 80% de aprovação.

Novo plantonista

O sobralense Carlos Hilton Soares, como havíamos divulgado na última quarta-feira nesta Coluna, é o novo secretário da Saúde do Estado. O nome dele foi anunciado ontem pela governadora Izolda Cela, em suas redes sociais. Em ano que é eleitoral… boa sorte.

Uma mulher

O Partido Liberal, que apoia o Capitão Wagner para o Governo, fará sua convenção hoje, no município do Eusébio (RMF). Até o fechamento desta Coluna, o PL ainda definia uma mulher para a posição de vice na chapa.

Solidário

Na peleja em favor dos terceirizados da Cagece e seus direitos está o Sindicato dos Empregados em Empresa de Asseio e Conservação do Estado. O Sindiágua, no entanto, embora representando os servidores efetivos da companhia, é solidário a essa luta.

Camarão 2022

Será lançado hoje, às 15h30, no Restaurante Sr. Brauhaus, o Festival do Camarão do Ceará. Com workshop sobre carcinicultura para convidados. O evento ocorrerá em outubro, numa parceria da Associação dos Produtores de Camarão do Ceará, Larvifort e Abrasel.

Sobe

Clima de campanha eleitoral, após divulgação de pesquisa. Bom, pois fomenta debate, questionamentos e, claro, tira o eleitorado da zona de conforto.

Desce

Expectativa de que não haja mesmo baixaria como prometem os candidatos ao Governo. O eleitorado quer propostas. E nada de Fake News, por favor!

Horizontais

Daniel Coêlho assume hoje, às 20h, no Lula's Athenée, a presidência da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon). É o 2º cearense a ocupar a função em 31 anos. /// O prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro tem sido alvo de queixas por parte de petistas históricos. Estaria barrando novas filiações que não sejam do seu grupo. /// A Acert promete reforçar a fiscalização de suas afiliadas no Interior para evitar abusos neste período eleitoral. /// Só lembrando: "Qual é mesmo a marca da gestão Jair Bolsonaro?"

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?