Logo O POVO+
Advogado Hélio Leitão lança livro sobre crianças e adolescentes vítimas da ditadura
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Advogado Hélio Leitão lança livro sobre crianças e adolescentes vítimas da ditadura

Fruto da tese de doutorado do advogado, o livro procura estabelecer alguns parâmetros de atuação estatal para a formulação e execução de políticas públicas de memória, verdade e justiça
Tipo Notícia
ITAITINGA, CE, BRASIL, 20-01-2016: Hélio Leitão, Secretário de Justiça e Cidadania do Ceará (SEJUS). Detento da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor José Jucá Neto (CPPL III) passa no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). (Foto: Evilázio Bezerra /O POVO) (Foto: EVILAZIO BEZERRA )
Foto: EVILAZIO BEZERRA ITAITINGA, CE, BRASIL, 20-01-2016: Hélio Leitão, Secretário de Justiça e Cidadania do Ceará (SEJUS). Detento da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor José Jucá Neto (CPPL III) passa no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). (Foto: Evilázio Bezerra /O POVO)

Uma reflexão sobre os danos sofridos por crianças e adolescentes vítimas de violações de direitos humanos perpetradas por agentes da ditadura militar instalada no Brasil em 1964. Eis o conteúdo do livro “Crianças e adolescentes vítimas da ditadura - Reparação dos danos à luz dos precedentes da Corte Interamericana de Direitos Humanos”, de autoria do ex-presidente da seção cearense da OAB e atualmente conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil, pela bancada do Ceará, Hélio Leitão.

A obra será lançada no próximo dia 17, às 19 horas, no auditório da OAB-CE, e contará com a presença do ex-ministro da Justiça (2011-2016) e advogado-geral da União (2016), José Eduardo Cardozo.

Tese

Fruto da tese de doutorado do advogado, o livro procura estabelecer alguns parâmetros de atuação estatal para a formulação e execução de políticas públicas de memória, verdade e justiça, sempre sob a perspectiva dos princípios que informam o direito internacional dos direitos humanos e os ideais de justiça transicional.

“Ao longo de minha pesquisa pude concluir que as crianças e adolescentes atingidos diretamente ou por via oblíqua pela violência do estado ditatorial ficaram à margem de políticas reparatórias. Ao aprofundar meus estudos, também esbarrei em algo que me impressionou bastante: a existência de casos provados de sequestro e apropriação de crianças, cujos pais foram presos ou mortos, filhos de mães que deram à luz em cativeiro e em seguida foram sequestrados e apropriados, a exemplo do que aconteceu em larga escala na Argentina”, destaca Hélio Leitão.

Leitão explica ainda que a ideia do livro é fomentar a discussão sobre o processo justransicional brasileiro, que considera inacabado. “Os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade foram importantes, trouxeram avanços, mas não esgotou o tema das crianças e adolescentes vitimados direta ou indiretamente”, defende.

SERVIÇO

*OAB-CE - Avenida Washington Soares, 800 - Guararapes.

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?