Logo O POVO+
Parque Estadual Marinho completa 25 anos
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Parque Estadual Marinho completa 25 anos

A Pedra da Risca do Meio, a primeira Unidade de Conservação marinha do Ceará e a única totalmente submersa, está completando 25 anos
Tipo Notícia
Parque Pedra da Risca do Meio completa, em 2022, 25 anos de criação
 (Foto: Sema/Reprodução )
Foto: Sema/Reprodução Parque Pedra da Risca do Meio completa, em 2022, 25 anos de criação

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente vai inaugurar amanhã, às 9 horas, a sede do Parque Estadual Marinho Pedra da Risca do Meio e o Espaço de Educação Oceânica. A sede, construída em contêiner reaproveitado, funcionará na Área Adahil Barreto, no Parque Estadual do Cocó, no bairro Dionísio Torres. O parque ganhou também seu plano de manejo, elaborado pelo Labomar-UFC. "A Pedra da Risca do Meio, a primeira Unidade de Conservação marinha do Ceará e a única totalmente submersa, com uma área de 4.790,16 hectares, está completando 25 anos. Nossa intenção é que esta UC funcione ao mesmo tempo como área administrativa e espaço de educação ambiental sobre a importância da preservação da fauna e da flora do mar", afirma o secretário Artur Bruno.

Pelo bolso

Servidores do Poder Judiciário do Estado realizam campanha em favor da revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) da categoria. Fazem a pressão antes que a atual direção do TJCE deixe o mandato, o que ocorrerá no fim de janeiro de 2023.

Usina do desperdício

Falando em desperdício do dinheiro público, uma perguntinha: o que foi feito mesmo da usina de cana-de-açúcar comprada em Barbalha (Região do Cariri) pelo Governo Cid Gomes (PDT)? Camilo Santana (PT) acabou ignorando esse gasto público.

Resgate histórico

Na data em que se celebra os 100 anos do voo histórico do cearense Euclydes Pinto Martins pelas Américas, veio à tona a reclamação sobre a retirada do seu nome do aeroporto de Fortaleza pela Fraport. Acrísio Sena (PT) pediu ao MPF providências.

Dr. Cabeto, médico cardiologista, ex- secretário estadual da Saúde(Foto: Thaís Mesquita)
Foto: Thaís Mesquita Dr. Cabeto, médico cardiologista, ex- secretário estadual da Saúde

Medalha

O médico Dr. Cabeto será agraciado amanhã, na Câmara dos Deputados, com a Medalha do Mérito Legislativo. Por indicação da bancada pedetista, que reconhece assim o bom trabalho realizado pelo cearense na luta contra a pandemia da Covid-19.

Reconduções

Por falar em PDT, a executiva nacional da sigla formalizará hoje apoio à reeleição de Arthur Lira (PL) à presidência da Câmara. Também vai reconduzir o cearense André Figueiredo como líder da bancada. Roberto Cláudio, que preside o PDT de Fortaleza, comparecerá.

Na diplomação

O governador eleito Elmano de Freitas (PT) e o senador eleito Camilo Santana só retornam da excursão que fazem à Terra Santa no fim da semana. Mas na próxima segunda-feira já estarão em Brasília como convidados da diplomação de Lula.

Hidrogênio

Já há gente com receio de que o estardalhaço que está sendo feito em torno de projetos na área do hidrogênio verde acabe virando uma novela, como foi a história da refinaria de petróleo. É torcer mesmo para que não virem promessas lançadas ao vento.

Usina do lixo

A Prefeitura de Maracanaú lançou um Projeto de Manifestação de Interesse (PMI). Quer atrair programas relacionados ao tratamento do lixo municipal. Recebe propostas até o fim deste mês e, depois, abrirá processo licitatório.

Jornalismo

O Tribunal Regional Eleitoral vai realizar a entrega da premiação do seu I Prêmio TRE-CE de Jornalismo. O ato ocorrerá às 19 horas da próxima quinta-feira, na nova sede do tribunal. À frente do ato, o presidente do TRE, desembargador Inácio Cortez.

Hora do bazar

O Lar Amigos de Jesus realiza hoje e amanhã, em sua sede (Rua Ildefonso Albano, 3052 - Joaquim Távora), das 8 às 17 horas, um bazar com produtos artesanais. Hora de arrecadar fundos para a entidade que dá assistência a crianças em tratamento do câncer.

 

SOBE

Mosteiro dos Jesuítas, em Baturité, que chega aos 100 anos, sob comando do padre Eugênio Pacelli. Ótimo para temporadas.

DESCE

Canal da Avenida Eduardo Girão, que está sendo consumido pelo mato. Bem que merece uma boa limpeza. Olha o Natal!

HORIZONTAIS

Artistas e companhias circenses de todo o País e do Exterior têm até sábado para inscrever espetáculos no 9º Festival Internacional de Circo do Ceará (www.festivaldecircoceara.com). /// Ao contrário do que informamos, Moroni Torgan ainda mora em Fortaleza e não em Portugal. /// Que venha a Croácia. /// Juiz estadual Mantoni Colares é um dos conferencistas do Congresso Brasileiro de Direito Tributário, que acontece em São Paulo. /// Só lembrando: "Depois das eleições e agora em clima de Copa, está se lembrando do Natal?"

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?