Logo O POVO+
Presidente do BNB nega plano de esvaziamento do FNE
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Presidente do BNB nega plano de esvaziamento do FNE

Tipo Opinião

Acabou a novela em torno do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), gerido pelo Banco do Nordeste (BNB). O presidente da instituição, Romildo Rolim, confirmou que a primeira informação de que os valores do fundo seriam repassados para a pasta da Educação não tinham passado de ideias iniciais que ainda não tiveram efeito prático dentro dos corredores do Ministério da Economia. Se o plano ganhar força, avisou: irá mostrar os números de rendimento do FNE. O BNB já aplicou R$ 13,4 bilhões nos primeiros seis meses do ano, segundo o balanço financeiro da instituição, que teve lucro recorde. O resultado é 8,9% superior ao do primeiro semestre de 2018. Depois de período turbulento no início do novo Governo, com possibilidade de mudanças nas diretorias, atualmente Romildo vive relação de mil maravilhas com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

FERRUCCIOO!!!

Há vários pontos do meio fio da obra da Nova Beira Mar, na Regional II, que já estão apresentando problemas. Em algumas áreas, o piso está se desnivelando. Ainda bem que não teremos tempo de chuva nos próximos meses.

MENO MALE

A Polícia do Rio ganhou parabéns pelo desfecho bem sucedido de sequestro de ônibus na ponte Rio-Niterói, onde só o sequestrador morreu. Por aqui, em Milagres - dezembro de 2018, seis reféns e oito bandidos acabaram mortos. Aliás, como está o caso?

MUSEU NATURAL

O Ceará vai ganhar o Museu de História Natural Professor Dias da Rocha. Nesta sexta-feira, às 17h, no Theatro José de Alencar, haverá solenidade de assinatura do termo entre Uece, Museu Nacional e o Museu do Ceará. No ato, o projeto será apresentado.

Anízio Melo
Anízio Melo

SALA NOVA

O presidente do Sindicato Apeoc, Anízio Melo, desfiliou-se do PT e, já na próxima sexta-feira, às 10 horas, na Assembleia Legislativa, vai se filiar ao PCdoB. Deixou 33 de petismo. E jura que não disputará mandato. Dedicação só à luta pró-educação. Tá bom!

CÂNDIDO

Cândido Albuquerque, o novo reitor da UFC, como advogado, é bem suprapartidário. Em alguns anos, trabalhou para o hoje senador tucano Tasso Jereissati. Hoje está na defesa do senador Cid Gomes (PDT) no caso da suposta troca de favores com a JBS.

OUTROS TEMPOS

Em 1991, ao assumir como reitor da UFC, Antonio Albuquerque, o terceiro da consulta ao meio universitário, passou os primeiros meses apagando incêndios e fugindo de protestos. Mas acabou saindo como um dos melhores reitores da Instituição.

ATO DE POSSE

Cândido Albuquerque quer, segundo amigos próximos, um ato de posse contando com a presença do ministro da Educação, Abraham Weintraub. O clima, no entanto, na UFC, anda meio carregado para os lados de Brasília.

TÔ NEM AÍ!

A TendTudo está liquidando, pois, como foi divulgado, está deixando o Ceará após 23 anos de atividades. Coincidência ou não, estaria chegando ao fim o leque de benefícios dos chamados incentivos fiscais. Pior: ninguém do governo foi informado sobre o caso.

DEU BOULOS

O MEC mandou e a reitoria do IFCE decidiu cancelar o I Semana de Direitos Humanos Dandara dos Santos. Pra evitar "que o evento seja compreendido como possuidor de viés político-partidário". Aliás, entre convidados, estava Guilherme Boulos (Psol).

SEM OUVIDORIA

Vinte e cinco aprovados no concurso da Secretaria da Controladoria e Ouvidoria Geral do Ceará estão de molho. Há informações de que não sairá mais, neste ano, a homologação do certame. Ou seja, isso vai ficar para 2020.

SOBE

Secretário da Saúde, Dr. Cabeto, pelo pacote de investimentos lançado numa área das mais traumáticas. Que os resultados aconteçam logo.

DESCE

Cheque especial, que, com seus juros exorbitantes, vem produzindo mais endividados neste Brasil. Num País sério, essas índices seriam revistos.

HORIZONTAIS

Dentro Festival Costume Saudável, de sexta a domingo, no estacionamento do Shopping RioMar Papicu, a professora Zilma Cavalcante (Universidade Sem Fronteiras) falará sobre "Envelhecer, todos nós iremos". Sábado, às 17h45min. /// Em Aquiraz, o deputado Nezinho Farias (PDT) lançará sua mulher, Jô Farias, como candidata à Prefeitura. /// Vem aí a campanha Setembro Amarelo, da Assembleia Legislativa. Prevenção ao suicídio. /// Só lembrando: "E o preço do abacaxi variou neste mês de agosto, nos supermercados de Fortaleza, 301%. Condizente com tempos atuais?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?