Logo O POVO+
Prefeitura e Dnit sem acordo sobre corredor exclusivo para ônibus em trecho da BR-116
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Prefeitura e Dnit sem acordo sobre corredor exclusivo para ônibus em trecho da BR-116

Tipo Opinião

A possibilidade de a BR-116 ganhar um corredor exclusivo de ônibus Centro-Messejana corre sério risco de não sair do papel tão cedo. O alerta é da Prefeitura de Fortaleza, observando que a Superintendência estadual do Dnit tem colocado obstáculos para fazer a cessão do trecho da rodovia entre os quilômetros 1 e 10 para o município. O retardamento, de acordo com a Prefeitura, é um prejuízo para o usuário do transporte coletivo, pois retarda implantação do BRT, orçado em R$ 40 milhões. Já o Dnit explica que "está analisando, propondo sugestões e algumas alterações que deverão ser apresentadas para a administração municipal." Questões técnicas à parte, espera-se que não transitem questiúnculas políticas. A gestão, aliás, é pedetista e o Governo Federal é comandado pelo PSL.

ABRE ALAS 2020

Pacotão de obras virou moda. Em Maracanaú, o prefeito Firmo Camurça lançará o seu, que terá investimento da ordem de R$ 130 milhões. É dinheiro do BID para ações de mobilidade urbana que preveem, por exemplo, oito novas avenidas.

ARROCHO

Com 38% da verba de custeio ainda contingenciada, o reitor do IFCE, Virgílio Araripe, tenta no Ministério da Educação, por onde circula desde ontem, liberar alguma grana para pagar fornecedores.

REGISTRO

No Palácio a Abolição, era lembrado ontem que a peleja por divisão de recursos a serem arrecadados com leilões do pré-sal - 15% para Estados e 15% para municípios, foi luta iniciada pelo ex-senador Eunício Oliveira. Dia 6 de novembro já tem leilão.

Ricardo Célio Chagas Bezerra (57), novo superintendente do Ibama no Ceará
Ricardo Célio Chagas Bezerra (57), novo superintendente do Ibama no Ceará

VERDE OLIVA

O coronel reformado Ricardo Célio Bezerra, novo superintendente do Ibama no Ceará, disputou vaga de deputado federal pelo PSL em 2018 e atuou por oito anos na Amazônia, onde tem fazenda, que foi invadida pelo MST, diz ele. É amigo de Hamilton Mourão.

QUEM FAZ

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) será a banca que realizará o concurso público de promotor de justiça - primeira entrância da Procuradoria Geral de Justiça. Serão 44 vagas, com edital em breve.

NA SAUDADE

Cerca de 100 aprovados do concurso de defensor público, realizado em 2015, ainda aguardam convocação. Queixa-se a presidente da Associação dos Defensores Públicos, Amélia Rocha. "Só temos defensor hoje em 25% dos municípios cearenses", lamenta.

90

por cento das prefeituras cearenses não pagam mais professores só com a verba do Fundeb. O dinheiro diminuiu e outras fontes complementam, diz a Aprece.

O ALENCARINO

Definida data em que João Pedro Stédile, um dos fundadores do MST, receberá título de cidadão cearense: 24 próximo, às 15 horas, na Assembleia Legislativa. É um projeto de Elmano Freitas (PT), que teve endosso na CCJ da Casa de André Fernandes (PSL) .

COLEÇÃO

Depois do Podemos, PSC e Avante, eis que Capitão Wagner atraiu agora o apoio do PTC para seu projeto de pré-candidato a prefeito. Na Câmara Municipal, o PTC tem Clauda Gomes e Lucimar Martins. Mas essas jovens dificilmente largarão o doce do Paço.

FACTOIDE

"O PSC, Podemos, Avante e PTC não têm vereador nem tempo de TV para fazer frente à base do prefeito Roberto Cláudio (PDT)", garante fonte ligada ao Paço Municipal, que ainda ironizou: "Isso tudo não passa de factoide!"

SOBE

Criança Feliz, programa do governo federal que ganhou destaque da Cúpula Mundial de Inovação para a Educação - Wise Awards 2019.

DESCE

Quem continua espalhando noticias falsas e fica sem punição neste Brasil de tantas contradições. Isso é trabalhar contra a democracia.

HORIZONTAIS

Cerca de 40 membros do MP do Ceará participam, até amanhã, em Goiânia, do Congresso Brasileiro do Ministério Publico. Entre temas, ofensiva contra a lei do abuso de autoridade. /// O prefeito de Senador Pompeu, Maurício Pinheiro, comemora. Amanhã, às 9 horas, na Câmara Municipal, assina, com o Governo do Estado, ordem de serviço para construção da rodoviária do município. /// Adriana Calcanhotto fará show dia 15 próximo, às 20 horas, no Teatro RioMar Papicu. /// Só lembrando: "E lá em Brasília... o gerente endoidou?!"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?