Logo O POVO+
MPCE implanta sistema para dar adeus ao papel
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

MPCE implanta sistema para dar adeus ao papel

Após um ano e três meses de execução, será implantado nos órgãos de execução do Ministério Público do Ceará (MPCE) o Sistema de Automação da Justiça (SAJ-MP). "Nós estamos fechando um ciclo com sistema de automação em todos os 184 municípios, órgãos de execução, centros de apoio e órgãos da administração. Doravante, o Ministério Público não precisará mais fazer uso de papeis e toda aquela dinâmica anacrônica de trabalho foi ultrapassada. Nós efetivamente abrimos as portas da instituição para o Século XXI", destaca o procurador-geral de Justiça, Plácido Rios. Pelo projeto, 576 órgãos do MPCE vão estar integrados pelo Sistema em todas as cidades cearenses. O projeto MPCE Digital integra a 2ª Onda do Planejamento Estratégico da instituição.Na prática, a evolução do peticionamento, dos cadastros migrados do Arquimedes para o SAJ-MP, dos novos processos extrajudiciais, das intimações e dos documentos emitidos, adianta Rios.

Leia também: Órgão Especial do TJCE julga 76 processos em primeira sessão virtual

Eita!!

Voltou à ativa o Movimento Brasil Sem Drogas, coordenado pelo advogado Roberto Lasserre, ligado ao senador Eduardo Girão. Até maconha medicinal o grupo questiona.

Flores & espinhos

O Mercado das Flores, situado na praça do bairro Joaquim Távora, está todo pichado há meses. Não adianta a gestão renovar a pintura. Precisa monitorar a área com câmeras e botar a guarda municipal para trabalhar.

Vendendo peixe

Termina hoje, em Salvador, encontro da Frente Nacional dos Prefeitos. Hoje, RC vai expor ali o projeto Fortaleza Competitiva, que incentiva parcerias público-privadas, desburocratização e mercado para novos negócios.

Camilo e o MDB

MOSES RODRIGUES, CAMILO SANTANA E EUNICIO OLIVEIRA
MOSES RODRIGUES, CAMILO SANTANA E EUNICIO OLIVEIRA

Camilo Santana, entre compromisso e outro em Brasília, almoçou na residência do ex-senador Eunício Oliveira. Presente Moses Rodrigues. No cardápio: pedido ao MDB por emendas para saúde cearense.

Fôlego novo

Toma posse hoje, às 9 horas, o novo superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará. Trata-se de Marcelo Alcântara, que coordenava o Laboratório da Respiração, do Centro de Biomedicina da UFC. É da lavra do titular da Sesa, Dr. Cabeto.

Pela infância

Fundação Demócrito Rocha e Universidade Aberta do Nordeste lançam amanhã, às 9h30min, no plenário da Câmara Municipal, o curso "Enfrentamento à Violência Sexual Contra Criança e Adolescente". Com apoio da Câmara, Unicef, Uece e Cedeca.

Vade retro!

Do deputado federal Roberto Pessoa (PSDB), indagado sobre uma possível reaproximação política de Tasso com Ciro: "Eles podem até ser amigos, mas não acredito nisso. Se vier, tô fora!"

À beira do cais

O Terminal de Passageiros do Porto do Mucuripe está na lista dos equipamentos que o Governo Federal disponibilizará em leilão para arrendamento. Falta, no entanto, interessado. Até agora.

Novo prédio

Aracati (Litoral Leste) ganhará um novo fórum. O presidente do TJCE, desembargador Washington Araújo, já autorizou, inclusive, a elaboração do projeto. Falta só receber o SindJustiça, que reivindica melhorias salariais.

Submersos

As obras de engorda da Nova Beira Mar ainda causam polêmicas, principalmente por dois motes: afetam a mobilidade e causa prejuízos à biodiversidade costeira. Aliás, a Prefeitura de Caucaia, que pode sofrer novos efeitos em seu litoral, anda caladinha.

45.4

por cento dos fortalezenses, segundo pesquisa da Fecomércio, dizem que vão às compras neste clima de Dia das Crianças.

Sobe

Uece, que, no Ranking Universitário Folha (RUF) 2019, ficou em 1º lugar no Norte, Nordeste e Centro-Oeste e na 10ª colocação entre as universidades estaduais do Brasil.

Desce

IFCE, que precisa divulgar mais seus projetos e pesquisas. A Instituição ainda não pontuou entre as primeiras do Brasil.

Horizontais

O Colégio de Estudos Avançados da UFC promove amanhã o painel "Modernização e Novos Conflitos Urbanos" com os professores Roberto Briceño-León e Wellington Aguiar. Às 16h, no auditório da reitora da UFC. /// A Sefaz promove hoje, em sua sede III - Centro, das 8 às 12 horas, o seminário Finanças Públicas. Entre convidados, Jurandir Gurgel (Sefin). /// Só lembrando: "Ao deixar o PSL como se especula, Bolsonaro estaria trocando laranjas por abacaxis?"

Este conteúdo exclusivo para assinantes está temporariamente disponível a todos os leitores

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?