Logo O POVO+
Artigo - "Universidades Públicas e Privadas: um breve panorama da qualidade e impacto"
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Artigo - "Universidades Públicas e Privadas: um breve panorama da qualidade e impacto"

Com o título "Universidades Públicas e Privadas: um breve panorama da qualidade e impacto", eis artigo de Antonio Gomes de Souza Filho, ex-pró-reitor de Pesquisa e Graduação da UFC e que disputou para reitor. Ele expõe o potencial das federais no campo da pesquisa. Confira:
Tipo Opinião
Professor Antonio Gomes. (Foto: Deísa Garcêz/Especial para O Povo)
Foto: Deísa Garcêz/Especial para O Povo Professor Antonio Gomes.

A discussão em torno desse tema deveria ser como melhorar o sistema universitário brasileiro. É lamentável que em 2019 essa discussão seja tão superficial e baseada em bravatas ridículas, em achismos. Chega ser até irresponsável quando amplifica-se problemas pontuais das universidades públicas como se esses representassem o todo.

Por que não se faz o contrário amplificando os bons exemplos para caracterizar a universidade pública? A resposta é simples; existe um desejo de construir uma imagem negativa dessas instituições junto a sociedade.

Mas vamos recorrer a fatos recentes que mostram a potência das universidades públicas no Brasil.

1. Das 20 melhores universidades no ranking da folha; 18 são públicas.

2. Das 20 universidades que mais depositam patentes, todas são públicas.

3. Das 6 startups unicórnios brasileiras de base tecnológica (empresas que atingiram 1 bilhão de dólares em valor de mercado); 4 são de egressos da USP (outra forma de dizer: dos 14 inventores; 10 foram formados na universidade pública) https://jornal.usp.br/atualidades/usp-e-celeiro-de-startups-unicornio/

4. Dos cursos analisados pelo MEC, o sistema público tem 29% com nota máxima e o sistema privado apenas 3% (importante lembrar que 75% das matrículas do ensino superior está no sistema privado). Fonte: Enade-MEC

5. Das 10 universidades que mais aprovam na OAB, 9 são públicas.

Poderia fazer uma lista com dezenas de itens, mas paro aqui por que entendo já serem mais que suficientes para mostrar que as universidades públicas tem qualidade e são aliadas da nação. Seria muito mais responsável e positivo para o país que fosse apresentado pelo um conjunto de propostas para de fato melhorar (comunidade universitária também precisa fazer uma autocrítica por que temos muito o que avançar) o sistema universitário como um todo; sendo que privado precisa muito mais! Existem estratégias bem diferentes da demolição do sistema público. Agindo assim o principal beneficiado será o Brasil; e esse sim é de todos os brasileiros.

*Antonio Gomes de Souza Filho,

Professor da Universidade Federal do Ceará.

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?