clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

EliomarDeLima • Opinião

Vem aí pacote de concurso para a Segurança do Ceará

Por

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, André Costa, anuncia que, em 2020, já estão certos mais três concursos públicos para a área: um na Polícia Militar, um outro para a Polícia Civil e mais um para a Perícia Forense. Ele comemorou o anúncio feito pelo governador Camilo Santana de que convocou mais 218 soldados bombeiros, com posse no dia 2 de dezembro próximo, o que é bom para reforçar uma Corporação que, na recente tragédia do Edifício Andrea, mostrou competência e o porquê de ser um dos organismos mais admirados pela população. Já a Secretaria da Administração Penitenciária também terá concurso no começo de 2020. A previsão é de cerca de 1.200 vagas para agentes penitenciários, dentro do objetivo do Governo de tirar dos presídios os policiais militares e, com isso, reforçar as ruas com esse contingente.

Licitação

A UFC lançou edital para recuperação estrutural da Biblioteca Central do Campus do Pici. O valor é de R$ 606 mil e a Superintendência de Infraestrutura da Instituição já recebe as propostas. Pelo menor preço, com abertura de envelopes dia 20 próximo.

Música & Natureza

O projeto Orquestras no Parque volta à cena no próximo dia 17. A partir das 17 horas, tendo como atração a Orquestra Sinfônica da UFC. A iniciativa é das secretaria do Meio Ambiente e da Cultura do Estado. Para quem gosta da boa música, eis um ótimo programa.

Pressão alta

Servidores de nível médio do IJF-Centro programam ida à Câmara Municipal nesta semana. Hora de pressionar pela aprovação de projeto de lei que garante a gratificação de plantão para a categoria. O ato ocorrerá na quinta-feira.

4

anos completa hoje a tragédia de Mariana (MG). E nada de reparação para tantas famílias prejudicadas. A impunidade. sobra nesse mar de lama.

Transparência

Quem conversa com o secretário da Administração Penitenciária do Estado, Mauro Albuquerque, e indaga dele sobre denúncias de maus tratos e torturas a presos, ouve logo: "Traga os nomes das vítimas que faço questão de apurar com o Ministério Público."

Equilíbrio

A Capef, o fundo de pensão dos funcionários do BNB, vive hoje situação de equilíbrio. Garante Edson Braga, presidente. Na Era Byron Queiroz, essa entidade enfrentou muitas dificuldades e só não fechou porque a categoria atuou politicamente..

PROS e Contra

Com a decisão do deputado estadual Vitor Valim (PROS) de postular, ano que vem, a Prefeitura de Caucaia, o que divulgamos, ex-vereador Deuzinho Filho deixou o partido. Será candidato também a prefeito, agora por partido que anunciará dia 15 próximo.

Jogo 2020

Se depender de Ciro Gomes, um nome já estará mais do que credenciado para disputar a Prefeitura de Fortaleza em 2020: José Sarto, presidente da Assembleia Legislativa. Mas Ciro diz sempre que o prefeito Roberto Cláudio saberá conduzir bem esse processo.

Sopro supremo

Tramita, na Assembleia, projeto de lei que dá título de cidadania ao ministro Ricardo Levandowski (STF). O projeto é de Evandro Leitão (PDT), que foi citado pelo ministro, durante evento pelos 30 anos da Carta Estadual, só quando alguém completou seu nome.

Duplicação

Para agilizar a duplicação da CE-025 no Porto das Dunas, a Superintendência de Obras Públicas anuncia: fará o bloqueio noturno, domingo que vem, da ponte atual sobre o rio Pacoti para içamento das vigas da ponte nova. Isso irá até o dia 13 próximo.

SOBE

Espírito natalino, que começa a empolgar principalmente o comércio com a chegada do Papai Noel.

DESCE

Cestas natalinas, que prometem precinhos bem salgados. Mas espera-se que o Procon faça sua pesquisa.

HORIZONTAIS

Tudo pronto para a 65ª Expoece, que ocorrerá de 9 a 17 deste mês, no Parque de Exposições César Cals, no bairro São Gerardo. /// O humorista Zé Modesto faz apresentação gratuita hoje, a partir das 19h30min, no Shopping Benfica. É a estreia do projeto "Rir e gargalhar, é só vir pra cá". /// A CDL marcou para o dia 12 próximo um café da manhã com a imprensa. Hora de divulgar toda a programação do seu tradicional Natal de Luz. Nesta edição, com campanha de prêmios para aquecer vendas. /// Só lembrando: "O que você acha do fim da estabilidade do servidor público como quer Bolsonaro?"

Este conteúdo exclusivo para assinantes está temporariamente disponível a todos os leitores

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais