Logo O POVO+
Prefeitura nada investiu no apoio aos deficientes?
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Prefeitura nada investiu no apoio aos deficientes?

Tipo Opinião

A Prefeitura de Fortaleza não investiu nada do seu orçamento deste ano em matéria de políticas públicas na área das pessoas com deficiência. Na rubrica, constava o valor de R$ 2,1 milhões que, no entanto, acabaram como letra morta. Vereadores que atuam no segmento, caso de Larissa Gaspar (PT), lamentam a situação, dentro de um cenário onde a gestão municipal priorizou mais obras físicas. No momento em que se discute o Orçamento Municipal 2020, a petista alerta: além de nada ter investido em favor da pessoa deficiente neste exercício, o Paço sinaliza corte de 33% no valor atual que deveria ter sido aplicado. A ordem, segundo Larissa, é pressionar no momento em que a peça orçamentária do ano que vem está em discussão. "É bom lembrar que Fortaleza ficou em segundo lugar no ranking nacional com pior índice de acessibilidade", acentuou a vereadora petista.

Alicerce

O governador Camilo Santana reúne, hoje e amanhã, todo o secretariado e dirigentes de órgãos vinculados. Em clima de balanço do ano, mas fechando também o planejamento para 2020, ano, por sinal, de formar bases para 2022.

Monge das Letras

A Escola Indígena ChuI, situada em Maracanaú (RMF), vai ganhar reforço em sua biblioteca. Na próxima segunda-feira, às 15 horas, o ex-governador Gonzaga Mota fará a doação de 80 livros. Dentro da campanha de difusão de bibliotecas no Estado.

Loira 2020

O vereador Ronivaldo Maia (PT) diz respeitar Guilherme Sampaio que quer ser pré-candidato a prefeito de Fortaleza, mas avisa: "O melhor nome é Luizianne!". E diz mais: só ela tem condições de botar o PT no segundo turno "porque haverá segundo turno."

Novo procurador de Justiça, Marcus Renan
Novo procurador de Justiça, Marcus Renan (Foto: O POVO)

Promoção 

O promotor de justiça Marcus Renan Palácio, da 1ª Vara do Júri de Fortaleza, acaba de ser promovido a procurador de justiça. Também os promotores Luís Laércio Fernandes, Elizabeth Almeida e Maria de Fátima Correia. A posse ocorre no próximo dia 18.

Planos de Manejo

Os Planos de Manejo de oito Unidades de Conservação estaduais serão apresentados hoje, às 14 horas, na Assembleia Legislativa, pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará. Em audiência pública com a participação do secretário Artur Bruno.

Planos de Manejo 2

Terão seu Plano de Manejo: APA da Lagoa de Jijoca, APA do Rio Ceará-Maranguapinho, APA da Lagoa do Uruaú, Sítio Fundão, Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio, Parque Estadual Botânico e Monumento Natural das Falésias de Beberibe.

 

Questão de tempo

Na condição de líder do PDT na Câmara, André Figueiredo diz que abriu mão do comando estadual da sigla para Cid Gomes porque, licenciado, o senador "terá tempo e condições para preparar melhor a legenda para o embate de 2020." Sem divergências ou traumas.

46%

dos brasileiros dizem que situação financeira não é boa nem ruim e maioria espera melhora para os próximos seis meses. Diz pesquisa CNDL/SPC Brasil.

 

Donos da bola

Ciro e Cid Gomes, segundo observadores políticos, têm algo em comum: não têm afeição pelo parlamento federal. Ciro, como deputado federal, passou em branco; Cid, com menos de um ano de Senado, decidiu tirar licença. Ou seja, nasceram para Executivo.

Turma dos drones

Criada a Associação Cearense de Operadores de Drones. A apresentação da entidade ocorrerá domingo, às 8 horas, no Iate Clube. Até setembro, eram 1.423 equipamentos registrados no Estado, informa Rogério Queiroz, primeiro presidente.

Sobe

Dezembro Vermelho, uma campanha que objetiva promover a conscientização e o combate à Aids. Acorda, gente!

Desce

Poucos ambulatórios para atendimento aos soropositivos do Ceará. Exceção para o sobrecarregado Hospital São José.

Horizontais

Será hoje, às 17 horas, a entrega da Ordem Alencarina, a mais alta comenda do TRT do Ceará. Na sede do órgão. /// O TJCE entrega hoje também, às 10 horas, no Palácio da Justiça, a Medalha Clóvis Beviláqua. /// Fundador do Pros/Ceará, o ex-vereador Marcelo Mendes avisa: disputará, por essa sigla, cadeira de vereador de Fortaleza em 2020. /// O Ceará Natal de Luz inscreve, até o dia 9, para concurso Fotografias Natalinas. Participantes dedem postar no Instagram foto com a hastag #CearaNataldeLuz2019. Prêmio: R$ 3 mil. /// Só lembrando: "Bom dia, Robinson de Castro, presidente do Ceará. Tá precisando."

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?