Logo O POVO+
O câncer de mama foi erradicado no Ceará?
Foto de Demitri Túlio
clique para exibir bio do colunista

Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.

O câncer de mama foi erradicado no Ceará?

Com certeza a incidência de câncer de mama não caiu. O número de exames realizados é que é muito inferior à necessidade
Tipo Opinião
Lixo na Praia de Iracema após os shows do Projeto Pôr do Sol, da Prefeitura de Fortaleza. Faltam lixeiras e o material descartado vai para o Mar. 19.1.2020. Crédito: Mauri Melo. Fortaleza-Ceará (Foto: Mauri Melo)
Foto: Mauri Melo Lixo na Praia de Iracema após os shows do Projeto Pôr do Sol, da Prefeitura de Fortaleza. Faltam lixeiras e o material descartado vai para o Mar. 19.1.2020. Crédito: Mauri Melo. Fortaleza-Ceará

O que está acontecendo na rede pública de Saúde do Estado e de Fortaleza que justifique o baixo índice de realização de exames de mamografias? Com certeza a incidência de câncer de mama, que é a 8ª causa de morte no Ceará, não caiu. De acordo com o promotor de Justiça Eneas Romero (Caocidadania) o número de exames realizados é muito inferior à necessidade. Segundo o Movimento Outubro Rosa, os serviços de mamografia no Ceará estão bem abaixo dos 70% de cobertura recomendados pela Organização Mundial da Saúde. Quixadá chama atenção. Em agosto, setembro e outubro do ano passado não foi realizado nenhum exame de mamografia. Há algo errado e o MPCE, a partir de fevereiro, vai realizar a blitz para verificar esse fenômeno oncológico ou de gestão duvidosa.

Future-se

A polêmica adesão da Universidade Federal do Ceará ao Future-se, programa do Governo Federal que abrirá espaço para que Organizações Sociais (OS) entrem na gestão das universidades, não teria gerado nenhum documento na gestão Cândido Albuquerque?

Future-se 2

É o que consta numa resposta de um pedido de esclarecimento à UFC pela Lei de Acesso à Informação (Lai). Desde que se iniciou a gestão do reitor Cândido (22/8/2019) não tramita documento ou parecer sobre o Future-se.

Future-se 3

Mas não é bem assim. No dia 14/8/2019, o Conselho Universitário rejeitou a proposta de adesão ao Future-se. O certo é que o assunto precisa ser debatido publicamente.

Lixo no mar de Iracema

A realização do Festival Pôr do Sol na Praia de Iracema é ótima. Porém, a quantidade e a capacidade das lixeiras para o evento são insuficientes. Resultado, muito lixo desce para o mar.

Alô, SSPDS!

Um grupo com pelo menos dez homens e mulheres está assaltando nos vazios de vigilância da Beira-Mar. Nem toda vítima faz BO, mas o sommelier Marcelo Carvalho fez. No último domingo, às 22 horas, foi atacado.

Alô, SSPDS! 2

Por falar em SSDPS, o alemão Hermann Redies, dono da Reserva Particular do Patrimônio Natural Mãe-da-lua, em Itapajé, (RPPN) está sendo ameaçado de morte por não permitir a caça de amimais na RPPN. Ele fez BO.

Preservação

Bom lembrar, a existência das RPPNs no Ceará é de interesse do governo do Estado. Segundo o site da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema), 11 mil hectares da Caatinga estão protegidos nessas Reservas.

Babilônia

Como anda a retomada das obras do condomínio Babilônia, no Jangurussu? O edifício, do Minha Casa Minha Vida, que era do pacote dos legados da Copa de 2014, virou território de disputa das facções.

Corre!

Inscrições para o concurso público de servidores do Ministério Público do Ceará (MPCE) se encerram em 21/1. São 30 vagas para formação de cadastro de reserva nos cargos de analista e técnico ministeriais. mpce.mp.br

Óleo no mar

Doze projetos de pesquisa sobre os impactos do derramamento de petróleo cru no litoral do Nordeste/Sudeste foram selecionados pela Capes/MEC. Foram 278 inscritos. Infelizmente, nenhum habilitado do Ceará.

SOBE

Renovação do convênio do trabalho do Centro de Justiça Restaurativa, entre a Defensoria Pública Estado e o Instituto Terre Des Hommes

DESCE

Aumento de 44% dos pedidos para internação em UTI e leitos em hospitais de maior complexidade, em 2019. Dados da Defensoria Pública

HORIZONTAIS

Moradores do condomínio Ocean Drive, na Ildefonso Albano, 165, reclamam da AMC. A mudança do "embarque e desembarque" do prédio tem causado problema a pessoas idosas e deficientes /// O curso "Gestão Democrática, Orçamento Público e Políticas Urbanas: reflexão e ação", do Laboratório de Habitação da UFC, se encerra amanhã às 18h30mim, no salão JBD, rua Aspirante Mendes, 39, São João do Tauape ///

Só lembrando: E aí, na atual conjuntura Regina Duarte seria o menos pior na Cultura?

A coluna de hoje foi escrita excepcionalmente por Demitri Túlio

Foto do Demitri Túlio

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?