Logo O POVO+
Lula ainda pesa como cabo eleitoral em Fortaleza
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Lula ainda pesa como cabo eleitoral em Fortaleza

Tipo Opinião
Luizianne Lins e o filho Tiê embarcando para o DF (Foto: Eliomar de Lima)
Foto: Eliomar de Lima Luizianne Lins e o filho Tiê embarcando para o DF

Uma pesquisa interna do Partido dos Trabalhadores confirmou o discurso que a cúpula da legenda sempre apregoa: o ex-presidente Lula continua sendo o principal cabo eleitoral em Fortaleza. Em segundo, aparece o governador Camilo Santana (PT) e em terceiro o prefeito Roberto Cláudio (PDT). Por essas e outras é que Lula já avisou que a Capital cearense está entre prioridades eleitorais do partido. Por essas e outras também é que Camilo, parceiro do PDT, circula, há meses, com o prefeito em eventos e entrega de obras, dentro do objetivo de ambos se fortalecerem no processo. Mas quem tem a faca e o queijo eleitoral na mão é Roberto Cláudio, pois conta com a máquina e um bom leque de aliados, daí trabalhar para indicar seu sucessor ao Paço Municipal. De qualquer maneira, o pleito municipal promete muitas emoções e, quem sabe, surpresas. Aliás, o que caracteriza bem o eleitorado fortalezense.

Agenda 2020

O governador Camilo Santana desembarca hoje em Fortaleza, após 10 dias de férias na Europa. Na agenda dele, ida, segunda-feira, à Assembleia Legislativa, que iniciará suas atividades deste ano. Em discurso, balanço e metas para este ano, que é eleitoral.

Verbo por verba

Professores da rede municipal marcam para o próximo dia 5, pela manhã, em frente ao Paço Municipal, ato de protesto. A categoria vai cobrar o piso salarial de 12,84% estipulado pelo MEC. Até ameaça greve.

Primeiro round

O deputado Heitor Férrer, prefeiturável do Solidariedade, fará pronunciamento logo no primeiro dia de expediente da Assembleia Legislativa, previsto para terça-feira. Não divulga o conteúdo, mas, com certeza, virá alguma denúncia.

Era Luizianne

Luizianne Lins terá reunião com Lula dia 4, em São Paulo, para discutir sucessão em Fortaleza. Prefeiturável, diz que vai também procurar Camilo Santana, pois o PT precisa construir frente contra o governo Bolsonaro. Ela voou ontem para o DF com o filho Tiê.

Era Luizianne 2

Não é só Luizianne que defende antecipar o processo da eleição de Fortaleza no PT. José Guimarães também. Agora é saber o que dirá Guilherme Sampaio, presidente municipal, que só retorna sexta-feira das férias na Europa.

Trem dos sonhos

As obras da Ferrovia Transnordestina, que estavam paradas há mais de dois anos, foram retomadas pelo Piauí. A direção da Transnordestina Logística informa que vai conversar agora com o governo estadual para viabilizar retomada de obras no Ceará.

61

por cento dos brasileiros disseram não acreditar na independência do Poder Judiciário, segundo pesquisa A Cara da Democracia, publicada no Valor Econômico.

Produção

Em relação ao tópico "Desce" de ontem, a Embrapa Agroindústria Tropical informa que apareceu 429 vezes em veículos de imprensa em 2019, enquanto a Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral) destaca 201 notícias no ano passado. Lembra perfil criado no instagram para divulgar pesquisas (@mbrapaagroindustriatorpical).

Mapa da mina

Depois do Mapa Eólico e Solar do Ceará, Fiec e governo estadual fecham parceria e vão elaborar agora o Mapa da Mineração do Estado. Com apoio da Agência Nacional de Mineração que tem entre diretores o cearense Tomás Figueiredo Filho.

Herança política

Diretora do Grupo Cidade de Comunicação, Gaída Dias abriu conversações com o Pros. Ela já admite filiação e o desejo de disputar vaga na Câmara Municipal de Fortaleza. O pai dela, o falecido Miguel Dias, foi suplente do ex-senador Eunício Oliveira.

SOBE - Hospital Waldemar Alcântara, que conseguiu zerar dois tipos de infecções na UTI adulto: de corrente sanguíneo e do trato urinário. O MS deu aval.

DESCE - Lixo, que perdura em vários cruzamentos de ruas e avenidas de Fortaleza. Com as chuvas, haja entupir esgoto...

HORIZONTAIS - A Câmara Municipal de Senador Pompeu vai conceder título de cidadania ao prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. A pedido do prefeito Maurício Pinheiro (PDT). /// O IMPARH INSCREVE para curso especial de Inglês Avançado. No total, 60 vagas, com inscrições pelo site do órgão até 22 de fevereiro. /// A exposição "Santo Sertão", do fotógrafo Sérgio Carvalho, abrirá, às 10h, do dia 8, na Imagem Brasil Galeria (Rua Rocha Lima, 1707 - Aldeota). Padre Cícero é um dos destaques. /// Só lembrando: E aí, o resultado da Uece sai quando?

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?