Logo O POVO+
Sine/IDT promove demissões em massa
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Sine/IDT promove demissões em massa

Em nota sobre a demissão de 60 profissionais, a Diretoria da Organização por Local de Trabalho aponta que reconhecimento por parte do Governo do Estado
Tipo Notícia
 (Foto: Gustavo Simão/ Especial para O POVO)
Foto: Gustavo Simão/ Especial para O POVO

O sentimento que nos invade nesta hora é de muita tristeza e indignação. Tristeza por saber que mais de sessenta profissionais e companheiros (as) de trabalho nossos, que dedicaram o melhor de suas inteligências e de seus labores a essa instituição, alguns desde a época da implantação do Programa SINE no Ceará, na década de setenta, estão sendo comunicados de suas dispensas do IDT. Indignação por entender que poderíamos estar trilhando outro caminho, qual seja: o de reconhecimento por parte do governo do estado da importância estratégica e prioritária das políticas públicas do trabalho para o desenvolvimento socioeconômico do estado, e da necessidade de valorizar e fortalecer o SINE/IDT, como o seu principal instrumento de execução, e não esvaziá-lo ainda mais, como está ocorrendo.

Tristeza também por saber que essas demissões poderão acarretar dificuldades e privações de toda sorte nas vidas de muitos desses (as) colegas e de seus familiares, em um contexto social marcado por elevadas taxas de desemprego e enormes dificuldades de recolocação no mercado de trabalho. Indignação também por saber que muitas dessas pessoas dispensadas poderiam estar sendo realocadas em outras atividades, que foram injusta ou precipitadamente suspensas, ou esvaziadas, nos últimos anos, ou poderiam estar sendo mantidas no trabalho com carga horária e vencimentos reduzidos proporcionalmente.

Tristeza ainda por assistir ao irresponsável desmonte do SINE/IDT em um governo do qual se esperava o contrário, ou seja, o fortalecimento da relação contratual com a nossa instituição, o reconhecimento da sua indiscutível capacidade de execução de ações e políticas públicas as mais diversas, não somente na área do trabalho, mas em outras áreas afins e de promoção do desenvolvimento social, para as quais poderia ter a sua qualificação ampliada. Indignação por tanto desrespeito e maus tratos impostos ao SINE/IDT nos anos recentes, por tanta desqualificação grosseira do nosso trabalho, vindos na contramão do reconhecimento da importância e da qualidade deste, que a sociedade cearense nunca deixou de externar, ainda que tenhamos muito por fazer e aprimorar nesse sentido. Indignação ainda por tantos atores políticos com vínculos e proximidade com a instituição, a ponto de indicarem seus diretores, não terem demonstrado interesse ou empenhado o seu capital político em defesa do tratamento que sempre fizemos por merecer, evitando tanta humilhação e pisoteio.

Tristeza também por constatar que o legado de reconhecimento da experiência acumulada e da nossa contribuição para a construção do Sistema Público de Emprego do país, ao longo de quatro décadas, estão sendo soterrados ou postos em posição de invisibilidade, quando poderiam servir de parâmetro de resistência ao apagão das políticas públicas do trabalho, ora promovido pelo governo federal. Indignação também por saber que muitos colegas dos SINEs de outros estados e técnicos do extinto Ministério do Trabalho têm conhecimento e estão escandalizados com essa situação a que chegamos. Eles não conseguem entender como e porque isso está ocorrendo no Ceará, e temem pelo nosso fim e pelos prejuízos que isso acarretará aos trabalhadores cearenses.

Manifestamos nosso mais profundo e sincero respeito, gratidão e solidariedade com as pessoas demitidas. A instituição deve muito a todos vocês. Solicitamos que nos informem sobre todas as pessoas que receberam avisos de dispensa e de seus respectivos contatos (fone/whtsp) para que possamos conhecer a listagem completa e estabelecer contatos e interações com o grupo.

Diretoria da Organização por Local de Trabalho (OLT do IDT)

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?