Logo O POVO+
Ceará vira "laboratório" na crise da PM
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Ceará vira "laboratório" na crise da PM

Tipo Opinião

O caso dos PMs amotinados do Ceará que, até agora, resultou em mais de 170 homicídios e provocou um Carnaval dos mais turbulentos dos últimos sete anos, precisa ser exemplar em matéria de solução. Foi formada uma comissão contando com membros da Assembleia Legislativa, Governo, Poder Judiciário e Ministério Público, com aval do Exército e OAB/CE, que deve dar uma resposta positiva de altivez ao País e não só ao Estado. Policiais militares amotinados, que agem encapuzados feito facção, furando pneus ou tomando e depredando viaturas, não podem ser tratados como cidadãos. Nada de anistia, embora digam que a luta seja por reajuste salarial. O caso do Ceará virou uma espécie de laboratório para que se evite o alastramento de tal insubordinação, pois, constitucionalmente, PM não pode fazer greve. É preciso diálogo sim, mas com quer voltar ao trabalho aceitando o jogo democrático. Fora disso é insurreição. O contribuinte, seja de qual Estado for, não pode virar refém de grupos em hipótese alguma. Como disse Ciro Gomes em sua rede social, ninguém pode deixar que a instituição Polícia Militar seja transformada em partido político.

Tela quente

A Prefeitura lançou o edital de licitação para contratar empresa que instalará salas de cinema nos sete terminais de ônibus de Fortaleza. Quer tudo operando até o fim deste semestre. O "Cinema nos Terminais" está orçado em R$ 3,28 milhões. Apenas.

Tela nossa

Durante o Carnaval, um segmento comemorou dias de casa cheia: os cinemas de Fortaleza. O segredo? Promoções, como a meia entrada valendo no período. Afinal, quem não gosta de um bom filme?

Clamor social 

A jovem Christiany Nobre, que acabou assassinada numa ação de bandidos em posto de gasolina de Fortaleza, acabou símbolo desse cenário de violência da última semana do movimento de PMs amotinados. Todos ficamos à mercê de peleja cruel entre Estado e PM.

Reconhecimento

Hoje o prefeito Roberto Cláudio, ao lado de Moroni Torgan e do Coronel Soares (Secretário da Segurança Cidadã), vai à Guarda Municipal. Agradecerá o apoio dado à segurança durante eventos do Carnaval, integrada às forças de segurança estadual e nacional.

50 Anos

O Hospital São José, agora ponto de paciente com suspeita de coronavírus, ganhará sessão solene na Assembleia Legislativa para celebrar seus 50 anos. A iniciativa é do deputado Acrísio Sena (PT). Falta agora só marcar a data do evento.

Capitão Wagner
Foto: Tatiana Fortes/O POVO
Capitão Wagner

Prejuízos 

Para saber até que ponto o movimento dos PMs amotinados prejudicou sua imagem como pré-candidato a prefeito de Fortaleza, o deputado federal Capitão Wagner (Pros) adotou uma providência: vai encomendar pesquisa. Por onde tem andado, sente desgastes.

Olho na emenda

Heitor Férrer ajuizou no STF, via seu partido, o Solidariedade, Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a aposentadoria especial para conselheiros do extinto TCM. O benefício foi estabelecida por emenda aprovada em junho de 2019, pela Assembleia. 

Sem ressaca

O XXI Festival Jazz & Blues, sucesso de público, desce a Serra de Guaramiranga para apresentações agora em Fortaleza até sábado. O destaque fica para o show "Invento", de de Zélia Duncan, hoje, às 19h30min, no Cineteatro São Luiz.

Apesar de vocês

O Carnaval de Fortaleza foi avaliado como sucesso pela Secretaria Municipal da Cultura. Apesar da crise de PMs, foi um dos mais animados e que reuniu grande público. O Aterrinho da Praia de Iracema que o diga.

 

Dose de ânimo

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPs), que hoje funciona na esquina das ruas Cruz Saldanha com Padre Guerra, vai mudar de endereço. Ganhará sede ampla no bairro Porangabussu. Comunicou a SMS ao vereador da área, Michel Lins (Cidadania).

Sobe

Torcida pelo Fortaleza, pois hoje, às 21h30min, na Arena Castelão, enfrenta o Independiente. É o jogo da volta da Copa Sul-Americana.

Desce

Governo Bolsonaro, que endossou convocação para protestar contra o Congresso, dia 15 de março, e depois revelou ser ilação. Triste.

Horizontais

Dom José Antonio, arcebispo, dá coletiva hoje, às 9h, no Centro Pastoral Maria Mãe da Igreja. Vai lançar a Campanha da Fraternidade inspirada em Irmã Dulce dos Pobres. /// O cantor Paulo José, o "Frank Sinatra do Nordeste", fechou mais de 10 shows em São Paulo. /// Falando em coronavírus, favor não confundir a Quaresma com quarentena. /// O deputado estadual Edilardo Eufrásio já articula a programação do Tejubode 2020, a feira da caprinocultura de Tejuçuoca, que ocorrerá em junho próximo. /// Só lembrando: "Quem vai pagar pelas vidas perdidas em meio ao movimento dos PMs amotinados?"

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?