Logo O POVO+
Recursos do Fecop para aliviar crise do coronavírus
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Recursos do Fecop para aliviar crise do coronavírus

Tipo Notícia

O governo do Ceará conta com boa fatia de recursos no Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) que, por sinal, é turbinado nas contas de energia e telefonia que o contribuinte cearense paga. Na conta de luz, a alíquota do ICMs é de 25% mais 2% destinados ao Fecop; na conta de telefonia, a alíquota do ICMS é 28% mais 2% destinados ao Fecop. Preocupada com o impacto do coronavírus na vida dos cearenses que vivem na faixa de pobreza e extrema pobreza, a deputada Fernanda Pessoa (PSDB) defende que o governador Camilo Santana (PT) destine 100% dos recursos do Fecop, temporariamente, para atender a esse segmento atingido pela pandemia. "O momento é grave e exige do governador medidas concretas no atendimento aos mais pobres. É urgente que ele possa destinar esses recursos para aliviar consequências do coronavírus", afirma Fernanda Pessoa. Ela acredita que com essa medida, o governo atenderia milhares que estão fora do mercado de trabalho e os que foram atingidos pela crise. Com a palavra, o governador.

Sem Brasília

O Consórcio de Saúde dos Governadores do Nordeste deve atuar neste período de combate ao novo coronavírus mais unido do que nunca: na compra de equipamentos e insumos necessários. Um comitê científico, inclusive, foi instalado para orientar ações.

É osso!!

Do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Carnes do Estado, Francisco Everton, sobre pacote lançado pelo governo para aliviar o setor produtivo do clima de pandemia: "Foi um pirulito. Queremos é gerar empregos." Ora, os frigoríficos operam normalmente.

Torneira do pobre

Entra em vigor, a partir de hoje, a isenção na conta da água da Cagece. A medida é uma das que integram o pacote do governo Camilo Santana para aliviar a vida das famílias de baixa renda nestes tempos de novo coronavírus. Valerá por três meses.

Adesões

Presidente da Câmara Municipal, Antonio Henrique
Presidente da Câmara Municipal, Antonio Henrique (Foto: JOÃO FILHO TAVARES)

Enquanto o prefeito Roberto Cláudio trata de ações contra o novo coronavírus, o presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique, articula na sucessão municipal. O PDT ganhou a adesão dos vereadores Dr. Eron, Paulo Martins, Márcio Cruz e Carlos Mesquita.

Home office

O prefeito Roberto Cláudio acatou algumas demandas dos servidores municipais. Uma delas: servidores a partir de 60 anos, gestantes e/ou aqueles portadores de alguma morbidade podem optar pelo regime de trabalho remoto neste período da quarentena.

Por mais dias

Darão adeus à gestão do prefeito Roberto Cláudio, até sábado, Elpídio Nogueira (SDHDS), Júlio Brizzi (Coordenadoria de Juventude) e Lúcio Bruno (Articulação Política. Por vagas da Câmara Municipal. Pré-candidato a prefeito, Samuel Dias (Governo) só sai em junho.

10

por cento de aumento registrou o tomate, nestes tempos de novo coronavírus, segundo pesquisa feita pelo Dieese na Capital e Região Metropolitana de Fortaleza.

Bandeira livre

O senador Tasso Jereissati (PSDB) informa: um projeto de lei em favor dos taxistas, que estão amargando prejuízo com a quarentena do novo coronavírus, vai tramitar no Senado. Tasso não deu mais detalhes, mas informou que o autor da matéria é Esperidião Amin.

Olha pro céu...

Com março fechando bem a quadra chuvosa, o prognóstico da Funceme aponta, a partir de agora, para possibilidades de 40% de chances de chuvas dentro e acima da média até maio. A região Sul do Estado é a mais provável para chuvas em torno da média.

Greve de empregos

O empresário Assis Cavalcante, como cidadão, apoia o isolamento social para combater o novo coronavírus. Mas, com presidente da CDL Fortaleza, espera que o governo flexibilize 30% do funcionamento do comércio. Em greves, por exemplo, esse é o índice exigido.

Sobe

Expectativa de boas chuvas agora neste mês de abril, o que alivia a tensão provocada pela onda do novo coronavírus. Tudo pela safra.

Desce

Arboviroses rondando neste período em que só se fala no novo coronavírus. Mantenha a cautela contra dengue, zika e chikungunya.

Horizontais

Francisco Moura, presidente do Sinditaxi Ceará, está em isolamento social, pois se recuperando do novo coronavírus. /// Tem coisa pior do que coronavírus. E o telemarketing de operadora de cartão de crédito ou telefone ligando para cobrar fatura em atraso. Nada de quarentena. /// Havia filas de idosos, ontem, em vários bancos de Fortaleza. Saia o dinheiro do aposentado. /// Só lembrando: "Por falar em 1º de abril, pra você, quem seria hoje o grande mentiroso do Brasil?"

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?