Logo O POVO+
Camilo convoca prefeitos contra o coronavírus
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Camilo convoca prefeitos contra o coronavírus

Tipo Opinião

O governador Camilo Santana fará reunião virtual, nesta quarta-feira, com prefeitos de todas as regiões do Estado. Sem tempo para lamentar a queda de braço travada entre Bolsonaro e Mandetta (Saúde), quer discutir ações conjuntas de enfrentamento ao coronavírus no Interior. Com a grande maioria dos casos concentrados em Fortaleza, Camilo quer fortalecer a prevenção nas outras cidades antes que a doença chegue com maior força, como se prenuncia. Na reunião, além de falar de medidas de suporte aos municípios, o goernador tentará sensibilizar gestores a um envolvimento cada vez mais firme, principalmente na fiscalização para se fazer cumprir o decreto estadual de isolamento social, que determina o fechamento do comércio em geral e proíbe aglomerações. O Governo do Estado tem procurado dar suporte às cidades do interior na melhor preparação da rede pública de saúde.

Sem viagens

Uma preocupação a mais para Camilo Santana: a Semana Santa, pois há tradição de muitas viagens para as cidades interioranas. Com recomendação da Igreja Católica pelo isolamento social, ele espera que os fiéis, dessa vez, façam orações dentro de casa.

Acima do chefe

Uma recente pesquisa Datafolha havia apontado que, entre os brasileiros que declararam ter votado em Bolsonaro no segundo turno da última corrida presidencial, 82% avaliavam como ótimo ou bom o trabalho da pasta comandada por Mandetta.

Facultativo

O prefeito Roberto Cláudio decretou a prorrogação do ponto facultativo para servidores municipais. Agora vai até o dia 20 de abril. Já o governador, não. Regime especial só para o pessoal acima dos 60 anos e demais grupos de risco em se tratando de Covid-19.

Prefeito de Sobral, Ivo Gomes
Prefeito de Sobral, Ivo Gomes (Foto: JÚLIO CAESAR)

Fiscal do corona

Em Sobral, o prefeito Ivo Gomes saiu literalmente às ruas, no último fim de semana, e deu pito em cidadão que não respeitava o isolamento social. Mandou fechar bares e insistia que o novo coronavírus não é uma "gripezinha" como apregoa o presidente Jair Bolsonaro.

Horto fechado

A tradicional subida do Horto do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte (Cariri), não ocorrerá neste ano, durante esta Semana Santa. A Secretaria do Turismo e Romarias mandou fechar acessos para evitar aglomerações. É mais uma ação de prevenção ao novo coronavírus.

Tropa de choque

O Hapvida oferece mais de 500 vagas temporárias de emprego para enfermeiros e técnicos de enfermagem, em várias regiões do País. Inscreve até amanhã por seu site (bit.ly/noticiavagastemporarias). A ordem é reforçar pessoal contra a Covid-19.

Eunício diz que é fundamental o isolamento social
Eunício diz que é fundamental o isolamento social (Foto: (Foto: Agência Senado))

Política na veia

Em Brasília, onde mora, o ex-senador Eunício Oliveira adota o isolamento social pois assintomático ao novo coronavírus. Mesmo de longe, acompanhou avanços do MDB no Interior cearense. O partido ainda atraiu muitas filiações até sexta-feira, prazo final.

Nada por Terra

Sobre possível nomeação de Osmar Terra para a Saúde, o ex-presidente do Congresso, Eunício Oliveira, avisa logo: "O MDB não pode endossar o nome do senhor Osmar Terra em uma possível substituição a Mandetta. Seria um erro". Osmar é do MDB.

Turbinado

O PSD do Ceará elevou de 18 para 36 seu número de prefeitos na arrancada final de adesões, comemora o presidente estadual Domingos Filho. A previsão da sigla, se houver eleição municipal, é fazer entre 25 e 30 prefeitos. Pelo menos.

MTST solidário

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto de Fortaleza recebe doação de cestas básicas e produtos de higiene pessoal (85 99425-3562 e 85 99788-0548) em favor de famílias da periferia. Uma ajuda para quem já sofre impactos econômicos do novo coronavírus.

Sobe

Profissionais de saúde que, mesmo enfrentando dificuldades e aumento de casos do novo coronavírus, mostram compromisso com a vida.

Desce

Bolsonaro e Mandetta (Saúde), que travam briga insana neste momento de crise do novo coronavírus. O País não ganha com essa situação.

Horizontais

De Ciro Gomes, sobre a prensa que Camilo Santana sofre para flexibilizar o isolamento social: "Que os barões da morte cessem imediatamente sua pressão assassina." /// Um total de 125 mortes violentas foi registrado de 19 a 29 de março último no Estado. Mesmo com isolamento social, índices não devem baixar, estimam fontes policiais. /// A Justiça Federal no Ceará produziu, entre 29 de março e 3 de abril, 5606 atos judiciais. Foram 2826 julgamentos, 252 decisões e 2283 despachos em clima de teletrabalho. /// Só lembrando: "Deu pandemia política lá em Brasília?!"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?