Logo O POVO+
Decreto da quarentena não flexibiliza setor produtivo
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Decreto da quarentena não flexibiliza setor produtivo

Tipo Opinião

A prorrogação do isolamento social para o próximo dia 20, com medidas duras e uso obrigatório de máscaras contra a Covid-19, caiu como uma ducha de água fria sobre o setor produtivo local, que reclama queda de receita e apela por flexibilização. O governador Camilo Santana (PT) não abriu mão de manter a linha dura e não aliviou o funcionamento de alguns setores do comércio e indústria. Maia Júnior, titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, explica que os estudos da comissão criada para ações de retomada da atividade econômica prosseguem, mas que a prioridade é salvar vidas. "O momento ainda é muito crítico. Vamos aguardar a conclusão dos estudos e, se no próximo decreto, esses estudos estiverem concluídos e os indicadores de saúde obedecidos, aí poderemos decidir flexibilizar ou não", afirma Maia Júnior.

| LEIA TAMBÉM | Como fica o funcionamento de supermercados, farmácias e outros estabelecimentos

 

Corrida pela vida

A volta da disparada dos homicídios no Ceará preocupa. A SSPDS fez várias reuniões e, entre medidas, adotou até esquema na área do transporte de aplicativos: aumento nas abordagens aos veículos de aplicativos, principalmente aqueles com passageiros.

Essencial?

Falando em obras públicas, havia operários, na última semana, trabalhando na reforma da Praça Luiza Távora (Aldeota). Nestes tempos de quarentena, fica a pergunta: essa intervenção é mesmo essencial para ocorrer neste período de avanço da Covid-19?

Valha-me Jeri

Confirmada a primeira morte por Covid-19 em Jijoca de Jericoacoara. Trata-se de uma mulher de 51 anos, que estava internada desde 25 de abril, no Hospital Regional do Norte, em Sobral.

Irmã Conceição
Foto: Aurelio Alves
Irmã Conceição

Mão de tinta

O Lar Amigos de Jesus ganhou uma nova unidade para acolher familiares de crianças do Interior em tratamento do câncer. Fica no entorno do Hospital Infantil Albert Sabin e passa por reforma. Irmã Conceição, gestora, aceita doação de tinta (85 - 3067 6565).

Água benta

O Dnocs vai doar hoje, às 9 horas, 15 mil cocos, 1800 espigas de milho e mais de 8 mil quilos de alimentos não perecíveis e perecíveis a 14 entidades cadastradas que atuam em favor dos afetados pela Covid-19. Tudo oriundo dos perímetros irrigados do órgão.

Bandeira 1

Há um projeto de lei tramitando na Câmara dos Deputados que determina a suspensão, pelos bancos, dos financiamentos dos veículos de taxistas por período de seis meses, aliviando assim a categoria nesta era da Covid-19. O Sinditaxi/CE busca apoio político.

Bandeira 2

Dentro desse esforço, o presidente do Sinditaxi/CE, Francisco Moura, conseguiu adesão dos deputados federais petistas do Ceará e já conta com o respaldo dos pedetistas cearenses, por meio do líder da bancada, André Figueiredo.

Contas abertas

Tribunal de Contas do Ceará disponibiliza página em seu site (tce.ce.gov.br) para orientar gestores públicos sobre ações relacionadas à Covid-19. Tira dúvidas, por exemplo, sobre contratações e execução orçamentária. Não poupará omissões.

Pelo social

A Grendene doou Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) à Prefeitura de Juazeiro do Norte, para ser utilizado pelos profissionais na prevenção e combate à Covid-19. Foram 3.080 jalecos, gorros e propés. Hoje haverá nova entrega, só que no Crato.

Sem anestesia

A Unimed Fortaleza vai reajustar, a partir de 1° de junho, planos de saúde de vários grupos de funcionários de empresas. Queria majorar em 20%, reajuste bem superior à inflação acumulada. Deve ter levado em conta o risco da inadimplência.

Sobe

Obrigatoriedade do uso de máscaras em todo o Ceará, a partir de hoje. Mas Fortaleza, só a partir de sexta. Medida que chega, digamos, até tarde.

Desce

Intolerância que, nestes tempos de pandemia da Covid-19, se transformou na mais pura ignorância de quem não sabe ser solidário.

Horizontais

A vereadora Larissa Gaspar (PT) elogiou ontem novas medidas tomadas pelo governador Camilo Santana na luta contra a Covid-19. Aliás, tem ótimo trânsito no Abolição. /// A Escola Preparatória de Cadetes do Exército oferece 440 vagas para o Curso de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico. Inscreve até 3 de junho, pelo site www.espcex.eb.mil.br. /// Deu negativo teste do ex-senador Eunício Oliveira para Covid-19. Mesmo sob suspeita, cumpriu regiamente a quarentena. /// Só lembrando: "E aí, Camilo Santana e RC adotaram, digamos, um lockdown light?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?