Logo O POVO+
Bolsonaro faz da vida dos brasileiros brinquedo ideológico para atender fanáticos
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

Bolsonaro faz da vida dos brasileiros brinquedo ideológico para atender fanáticos

Tipo Opinião
Jair Bolsonaro e o presidente chinês Xi Jinping durante encontro dos Brics (Foto: Presidência da República)
Foto: Presidência da República Jair Bolsonaro e o presidente chinês Xi Jinping durante encontro dos Brics

O presidente Jair Bolsonaro não gosta da China e desconfio que a China também não gosta dele. Ocorre que o Brasil tem na China o principal parceiro comercial. Só em medicamentos e outros itens de saúde, foram mais de 1 bilhão de dólares em compras desde o início do ano. Entre todos os produtos, foram mais de 7 milhões de toneladas em nove meses. A China está dentro do Brasil.

O presidente disse que o Brasil não compraria vacina que não estava aprovada em todos os testes. Ninguém estava propondo isso. O que há é uma intenção de compra caso a vacina seja aprovada.

Mas, o presidente reafirma que decisão é dele. Não haverá compra porque supostamente haveria descrédito em relação à vacina chinesa.

LEIA TAMBÉM | Muito além da vacina: relação China-Brasil vai de apps até roupas, soja e petróleo

Não sei o quanto Bolsonaro entende de imunologia para tomar essas decisões. Sei que felizmente o Estado brasileiro tem organismos de Estado para fazer essas avaliações e decidir sobre a confiabilidade ou não.

O presidente não tem o direito de impedir o acesso da população a uma alternativa de prevenção que venha a se mostrar segura e com resultados positivos. Bolsonaro trata, mais uma vez, a política de saúde como brinquedo ideológico para atender fanáticos. Mais uma vez, pensa politicamente e de olho na base de cabos eleitorais. A história lhe será implacável.

Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?