Logo O POVO+
Lula, Bolsonaro e os outros
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

Lula, Bolsonaro e os outros

Pesquisa aponta indicativos para eleição 2022, mostra Lula forte, Bolsonaro em queda livre mas ainda competitivo e Ciro enfraquecido
Tipo Opinião
Bolsonaro perde apoio, mas segue com chances (Foto: EVARISTO SA / AFP)
Foto: EVARISTO SA / AFP Bolsonaro perde apoio, mas segue com chances

Falta um ano e meio para a eleição presidencial. Tempo para acontecer muita coisa. Tanto tempo que, um ano e meio atrás, não havia pandemia e Sergio Moro era ministro da Justiça e Segurança Pública de Jair Bolsonaro. Era saudado pelos bolsonaristas pela redução do número de homicídios. Luiz Henrique Mandetta comandava a Saúde e era apoiado também pelos simpatizantes do governo ao defender coisas como o fim da gratuidade universal do Sistema Único de Saúde (SUS). Quanto a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estava preso.

Então, daqui a um ano e meio, pode mudar muita coisa. Digo mais, certamente vai mudar muita coisa. Se tem uma certeza na vida, e mais ainda neste Brasil dos anos 20 do XXI, é que as coisas vão mudar. Certamente o cenário eleitoral de hoje não será o mesmo de 2022.

Um cenário de agora foi apresentado ontem pela pesquisa realizada pelo instituto Ideia em parceria com a revista Exame. As manchetes foram para o fato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparecer na frente de Jair Bolsonaro. Na verdade, há um empate técnico. Mas, a considerar que a pesquisa tenha captado o sentimento do eleitor — sempre há chance de estar errada — o cenário apresentado mostra algumas coisas:

1) Ninguém bate Jair Bolsonaro com facilidade

2) Lula é hoje o mais forte adversário

3) Ciro Gomes perdeu força

4) Uma "novidade" tem de partir de patamar mínimo para ter chances

Chama atenção na pesquisa que a avaliação do presidente piorou demais. Chegou a 54% de desaprovação e 25% de aprovação. Ainda assim, Bolsonaro segue vivo, com forças e com chance de ser reeleito. É um fenômeno. Ele aparece a um ponto de Lula ou mesmo rigorosamente empatado, a depender do cenário, nas simulações de 1º turno. Para o 2º turno, fica dois pontos atrás de Lula, em empate técnico.

Lula aparece igualmente com muita força. No cenário de hoje, não se vislumbra que fique fora de um segundo turno e seria competitivo em qualquer cenário. Hoje parece ter mais chances de vencer que Bolsonaro.

A interrogação é como as coisas caminharão para o governo. O impacto da CPI da Covid. Hoje, com pandemia, condução desastrosa, desarticulação política e crise econômica, Bolsonaro está bastante vivo. A impressão é de que, se melhorar da tragédia para o apenas ruim, ele passa a ter perspectivas boas de reeleição.

Ouça o podcast Jogo Político:

O cenário de Ciro

Ciro Gomes (PDT) e seus aliados acreditam que, se fosse ele e não Fernando Haddad (PT), teria derrotado Bolsonaro em 2018. Não sei se nessa conta Haddad entraria na campanha dele ou iria a Paris, como Ciro afirmou que faria de novo hoje, e com mais convicção. As simulações de segundo turno das pesquisas efetivamente mostravam que essa possibilidade existia. Mas, nessa pesquisa, Ciro não parece adversário capaz de bater Bolsonaro. Hoje ele já adota outro discurso e outro alvo. Diz acreditar que Bolsonaro pode nem ir ao segundo turno. E que ele pode ser o adversário de Lula.

As outras vias

A surpresa da pesquisa talvez seja a força de Luciano Huck. Não no primeiro turno, que é pífio. Mas, no segundo turno. O problema, e aí voltamos a Ciro 2018, que é ir ao segundo turno implica ficar entre os dois mais bem colocados no primeiro turno. Mas, o interessante no desempenho de Huck é a comparação com outras novidades, ou quase isso. Eduardo Leite (PSDB), Mandetta (DEM) ou Tasso Jereissati (PSDB) ficam bem aquém. João Doria também perde de longe. Sergio Moro vai pouca coisa melhor.

Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?