Logo O POVO+
A Câmara e o caso Ronivaldo Maia
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

A Câmara e o caso Ronivaldo Maia

De nove assinaturas necessárias para entrar com recurso, há até agora quatro
Tipo Opinião
Câmara se esquiva do caso Ronivaldo (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita Câmara se esquiva do caso Ronivaldo

Como tem mostrado o colega Carlos Mazza, aqui no O POVO, o recurso contra o arquivamento da representação contra Ronivaldo Maia (PT) no Conselho de Ética da Câmara Municipal caminha para o naufrágio. O prazo termina amanhã. De nove assinaturas necessárias para entrar com recurso, há até agora quatro. São 43 vereadores. Não apareceram nove que achem que o processo precisa ser aberto para avaliar se houve ou não quebra de decoro.

O que fez Ronivaldo? Segundo a Polícia, avançou com o carro sobre uma mulher. Foi enquadrado por tentativa de feminicídio, o que a defesa contesta. O inquérito está tramitando.

No Conselho de Ética, o processo foi arquivado por quatro votos a um. O um voto foi da única mulher a participar, Cláudia Gomes (PSDB). A Câmara tem atualmente oito mulheres exercendo mandato. A bancada feminina seria quase suficiente para aprovar o recurso. As quatro assinaturas até agora são de dois homens e duas mulheres. Obviamente, a maior responsabilidade por não ser instaurado processo contra parlamentar suspeito de tentar feminicídio não é da minoria de mulheres. É dos 35 homens com mandato.

A Câmara age com cautela. Não quer punir um parlamentar antes de haver conclusão de inquérito, dos trâmites na Justiça. Querem evitar que haja punição política a quem eventualmente venha a ser inocentado na Justiça. É compreensível. Mas, é por isso que se entende que quebra de decoro é um juízo político e não jurídico. Se for esperar o trânsito em julgado, nenhum parlamentar terá o caso analisado no prazo do mandato de quatro anos.

O que se decide com o arquivamento não é se ele será ou não cassado. Isso é posterior. O arquivamento decide que a representação não é aberta no Conselho de Ética. O caso não é nem investigado. Diante da gravidade dos fatos, creio que isso é inaceitável. Ronivaldo só não está no mandato porque tirou mais uma licença. Vem assim desde o fim do ano passado. Se não, estaria no exercício, porque a Câmara não tomou atitude alguma quanto a isso. A licença por interesse particular — sem salário — terminou e agora é por motivo de saúde — com salário. Irá até quando? Espero, sinceramente, que a recuperação seja breve.

A esperança da Câmara parece ser que o assunto esfrie, seja esquecido. Que a Justiça julgue lá na frente, aí eles fazem algo, se for o caso. Desde o início, a postura tem sido essa. Ronivaldo é um parlamentar querido dos colegas — e isso pesa bastante. Isso mesmo se tratando de um vereador de oposição ao prefeito José Sarto (PDT). E nem a ala bolsonarista da Câmara quer ir contra o petista.
O recado que a Câmara dá, mesmo diante de uma suspeita de feminicídio, é que não tomará nenhuma atitude contra qualquer dos membros por nada que eles façam. Pode ser reconfortante para todos os vereadores — e preocupante para o povo que eles devem representar.

O Bolsonaro zoeiro

A estratégia de redes sociais do presidente Jair Bolsonaro (PL) quer dar leveza à imagem dele. Uma tarefa e tanto. Quer torná-lo engraçadinho, cheio de tiradas. Falar com jovens e aliviar a percepção de que é um troglodita. Ontem, o social media trabalhou. Começou o dia ironizando a escola de samba Rosas de Ouro, que o apresentou se transformando em jacaré. "Que apresentação ruim kkkkkkkkkkkkkkkk. Valeu", publicou ele. Mais tarde, enquanto aliados comemoravam a perspectiva de Elon Musk comprar o Twitter, ele compartilhou matéria que mostrava àqueles que estão insatisfeito como desativar a conta.

O Bolsonaro afrontoso

O problema na imagem gaiata, entre outros, é o Bolsonaro real. O presidente de carne e osso segue a afrontar o Supremo Tribunal Federal (STF) e admite desobedecer à Corte caso não decida como ele espera sobre o chamado marco temporal para demarcar terras indígenas.

Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?