Logo O POVO+
Coringa e ponte
Foto de Leandro Mazzini e Walmor Parente
clique para exibir bio do colunista

Leandro Mazzini é jornalista pós-graduado em Ciência Política pela UnB e escritor e Walmor Parente é jornalista especializado em cobertura do Congresso Nacional e com experiência em rádios, foi repórter da coluna Esplanada antes de se tornar subeditor

Coringa e ponte

Tipo Opinião
ONYX Lorenzoni falou em zerar a fila do Bolsa Família (Foto: Alan Santos/Presidência da República)
Foto: Alan Santos/Presidência da República ONYX Lorenzoni falou em zerar a fila do Bolsa Família

Coringa e ponte

Aliado há anos por ideologia, o primeiro no Congresso Nacional a abraçar a incentivar a candidatura presidencial de Jair Bolsonaro, Onyx Lorenzoni terá sempre um prêmio de confiança neste Governo. O novo cargo de ministro é a prova. Onyx é a porta para reentrada do PTB no Ministério do Trabalho. O partido controlado por Roberto Jefferson, que quase levou o comando da pasta no Governo Temer, já tem nome.

Garimpando

Bolsonaro pode surpreender e se filiar ao Aliança 28 (ex-PRTB) ou ao Brasil 35 (ex-Partido da Mulher Brasileira – que já teve um deputado como único parlamentar.

Representante

O Governo perdeu boa oportunidade de ser representado nos Jogos de Tóquio: o vice-presidente General Mourão. Boa parte dos atletas é forjada em bases militares.

Boa notícia

Uma notícia boa para DF e Entorno. Mais uma Universidade pública. O governador Ibaneis Rocha sancionou a lei que cria a UnDF, com investimento inicial de R$ 200 milhões e criação de mais de 3 mil empregos da área educacional.

A ‘Judicialização’

O Congresso não ajuda, o presidente titubeia sobre veto, e não podem reclamar depois da ‘judicialização’ da política. Coube ontem à ministra Rosa Weber, do STF, enquadrar o Legislativo sobre a tentativa de tunga de R$ 6 bilhões do fundo eleitoral.

Expliquem essa

Ela concedeu 10 dias para o Congresso Nacional se manifestar numa resposta plausível. Antes que o STF desça o malhete na cambada e encerre a farra.

Sem verticalização

Bolsonaro terá dificuldades regionais dentro do Progressistas (ex-PP) se quiser voltar ao partido. Em Tocantins, quem preside a legenda é a senadora Kátia Abreu, dilmista de carteirinha e crítica do presidente. Em Pernambuco, o deputado Eduardo da Fonte, outro crítico. No Piauí do novo chefe da Casa Civil, a deputada Margarete Coelho, que manda na legenda, tem cargos no Governo do petista Wellington Dias.

Sumiu do mapa

Da turma que recorreu à “falsa” vacina numa garagem de ônibus em Belo Horizonte, ninguém sofreu com o Covid-19. E não mais se ouviu falar da sumida enfermeira e do inquérito na Polícia Federal.

Hein!?

No Dia do Agricultor, comemorado ontem, o Governo publicou no seu portal de internet uma foto da silhueta de um homem, no mato, segurando uma espingarda, para surpresa de quem viu.

Deu ruim

A Secom depois apagou, mas não escapou do sarcasmo do jornalista Maurício Menezes, famoso criador do Plantão de Notícias e showman de erros da imprensa: “No dia do Caçador, vão publicar um soldado com uma enxada”.

Sobe e desce

O consumo das classes C e D no Brasil recuou 5% em junho, depois de ter subido 8% em maio. Os dados são da Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander, realizada mensalmente.

ESPLANADEIRA

# Instituto Cactus lança livro "Caminhos em Saúde Mental".

# INEL cria Diretoria do Centro-Oeste para intensificar ações na região.

# Escritora Thais de Mendonça lança obra “A vida em primeira pessoa".

# Strategy& abre inscrições para Programa Estagiários & Associates 2021.

# Festival Imersivo das Favelas (FIF) acontece online nos dias 27, 28 e 29 de agosto.

Foto do Leandro Mazzini e Walmor Parente

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?