Logo O POVO+
Bolsonaro social
Foto de Leandro Mazzini e Walmor Parente
clique para exibir bio do colunista

Leandro Mazzini é jornalista pós-graduado em Ciência Política pela UnB e escritor e Walmor Parente é jornalista especializado em cobertura do Congresso Nacional e com experiência em rádios, foi repórter da coluna Esplanada antes de se tornar subeditor

Bolsonaro social

Tipo Análise

Antes de seguir para os Estados Unidos, onde discursou na sede da ONU, o presidente Jair Bolsonaro se irritou e chegou a bater na mesa em reuniões com ministros e auxiliares da articulação política. Embora desdenhe de pesquisas, que mostram rejeição recorde do Governo, Bolsonaro vê no novo Bolsa Família (Auxílio Brasil) a salvação para recuperar popularidade a pouco mais de um ano das eleições. A bronca se deve ao fato de a MP (1061/2021) que criou o novo programa estar parada na Câmara. E outras duas propostas (PEC dos Precatórios e Reforma do IR), das quais o Governo depende para bancar o auxílio, também se arrastam, sem previsão de aprovação.

Talkey?!

O tom das últimas conversas de Bolsonaro com o presidente aliado da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), também não foi nada amistoso.

Emendaço

O Planalto quer anunciar o programa em novembro. A MP do Auxílio Brasil já recebeu mais de 400 emendas. A oposição sugere o aumento do benefício para R$ 600,00. O Governo projeta R$ 300 para as famílias.

Tarcísio ao Senado

Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) estuda sair candidato ao Senado pelo DF. A pasta realiza obras rodoviárias gigantes em Goiás, terra de muita gente que vota em Brasília.

DEM & PSL

O DEM pediu tempo ao PSL – que já quer a fusão, mas vai aguardar até a convenção do partido aliado em outubro. Sai em novembro o novo partido, que vai lançar um candidato à Presidência da República como terceira via, como uma das opções à esperada polarização Jair Bolsonaro (Sem partido) x Lula da Silva (PT).

Spoiler na votação

Por 41 votos a favor, e nenhum contra, a Executiva nacional do DEM aprovou realização de convenção nacional mês que vem em Brasília para decidir. Luciano Bivar, presidente do PSL, avisou aos diretórios. ACM Neto, presidente do DEM, telefonou para aliados e diz que será candidato ao Governo da Bahia. E deixará Elmar Nascimento cuidando dos futuros palanques estaduais.

Que feio

Sabem a delegada de Fortaleza que acusou racismo ao ser barrada na Zara? Fato é que, apurou O POVO, ela estava sem máscara e tomava sorvete, duas restrições para acesso à loja. Ela ainda conseguiu mandado de busca e mandou nove policiais à Zara e apreendeu os vídeos. Os advogados da loja tentam recuperar as imagens.

Prevent 2.0

Não deve ficar apenas no depoimento do diretor médico de ontem na CPI da Pandemia o cerco à PreventSenior. A oposição quer que o presidente Bolsonaro preste esclarecimentos sobre reuniões com executivos da empresa (Pedro Benedito Batista Júnior) e da EMS (Leonardo Sanchez) desde março do ano passado. No requerimento, o Psol pede também a confirmação de reuniões fora da agenda oficial.

Cadê o laudo?

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, não divulgou atestado de Covid nem quem assina o laudo. A Coluna pediu ontem de manhã publicidade do documento à Presidência e ao Ministério. O Covid-19 o blindou de explicar a gestão desastrosa em debates na ONU, e o livrou da CPI em Brasília. No mais, desejamos melhoras.

Fritura 1

Embora tenha seguido ordem de Bolsonaro ao suspender a vacinação de adolescentes contra Covid-19, o ministro Queiroga passa por fritura e balança no cargo. Da parte de parlamentares, principalmente aliados do Planalto, permanece a insatisfação com a gestão das superintendência nos Estados, como no Rio de Janeiro.

Fritura 2

Queiroga é bombardeado por órgãos da pasta, como o Conselho Nacional de Saúde e a Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19. Os técnicos sugeriram recuo na recomendação da suspensão da vacina. Sobre outra ordem do presidente, de antecipar fim da obrigatoriedade de máscara (prevista para novembro), o ministro desconversa.

ESPLANADEIRA

# Fresenius Medical Care fica na 5ª posição do ranking The Health Care Technology Report.

# Termina hoje Expo Logweb W6connect – Feira e Congresso Virtual de Logística.

# Frazão leiloa hoje mais de 10 imóveis do Itaú Unibanco.

# Américas Shopping (RJ) promove entre dias 24 e 26, a Expo Bonsai.

# Termina hoje 5º Congresso Latino-Americano de Inglês, Learning Together, da Pearson.

Foto do Leandro Mazzini e Walmor Parente

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?