Logo O POVO+
Ceará e Fortaleza dominantes e favoritos na Copa do Nordeste
Foto de Fernando Graziani
clique para exibir bio do colunista

Editor Chefe de Esportes do O POVO; apresentador do Esportes do Povo no Canal FDR e nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN/CBN Cariri. Além de Comunicação, é formado em Direito

Ceará e Fortaleza dominantes e favoritos na Copa do Nordeste

Vovô e Tricolor terminaram primeira fase do Nordestão como líderes dos grupos e invictos. Nas quartas de final, Alvinegro pega CRB e Leão encara o Atlético-BA
FORTALEZA, CE, BRASIL, 05-02.2022: Juan Pablo Vojvoda / Tiago Nunes. Fortaleza x Ceara, pela Copa do Nordeste, na Arena Castelão. em epoca de COVID-19. (Foto:Aurelio Alves/ Jornal O POVO) (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves FORTALEZA, CE, BRASIL, 05-02.2022: Juan Pablo Vojvoda / Tiago Nunes. Fortaleza x Ceara, pela Copa do Nordeste, na Arena Castelão. em epoca de COVID-19. (Foto:Aurelio Alves/ Jornal O POVO)

Ao confirmarem seus favoritismos na primeira fase do Nordestão — terminaram como líderes de seus grupos —, Ceará e Fortaleza mostraram mais uma vez a força de seus elencos na região. Além da liderança, ambos estão invictos na competição. É um momento bastante importante para o futebol cearense e deve ser valorizado, ressaltado.

O Alvinegro terminou com 18 pontos no Grupo B, melhor campanha entre todas as equipes da competição, fruto de cinco vitórias e três empates. Já o Fortaleza ficou com 16 pontos no Grupo A, com quatro vitórias e quatro empates. Nas quartas de final, já nesta semana que entra, o Ceará recebe o CRB, enquanto o Fortaleza será o mandante contra o Atlético de Alagoinhas, ambos os jogos no Castelão. São partidas únicas, todo cuidado é pouco, porém os cearenses são bem favoritos. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.

O tento marcado na vitória sobre o CRB por 2 a 0, ontem, no Castelão, jogo da rodada final da primeira fase da Copa do Nordeste 2022, foi especial para o agora zagueiro Tinga. O jogador, que até a chegada do técnico Juan Pablo Vojvoda atuava como lateral-direito pelo Fortaleza, chegou aos 20 gols marcados com a camisa do Tricolor, em 229 partidas disputadas. Ele chegou em 2015, depois saiu para jogar no Bahia e no Juventude, para retornar em 2018.

A vitória sobre o Campinense por 1 a 0, neste sábado, foi a quarta seguida do Ceará sem tomar gols, sequência importante após a eliminação para o Iguatu no Campeonato Cearense. O elenco mostrou caráter para se recuperar e emenda assim triunfos sobre São Raimundo (3 a 0), CSA (2 a 0), Tuna Luso (2 a ) e Campinense. Outro dado relevante do Ceará é que pela quarta temporada seguida o time terminou a primeira fase da Copa do Nordeste sem perder.

Na semana que vem, Fortaleza e Ceará já conhecerão seus grupos na Libertadores e na Sul-Americana. Os sorteios ocorrem na próxima sexta-feira, dia 25 de março. O Tricolor está no pote 4, enquanto o Alvinegro está no pote 3 nas respectivas competições. A ordem dos jogos, independentemente dos adversários, já está resolvida. Para o Fortaleza, será assim: estreia no Castelão e depois obedece a seguinte determinação da Conmebol: fora, casa, casa, fora e fora. No caso do Ceará, a equipe também estreia em casa e depois tem a sequência determinada assim: fora, fora, casa, casa e fora.

Sempre batendo na trave em competições importantes — como nas Olimpíadas do Japão — para conquistar pódios, o brasileiro Darlan Romani levou a medalha de ouro no Campeonato Mundial de atletismo indoor, ontem, arremessando o peso a 22.53m e superando o norte-americano Ryan Crouser, que não perdia uma disputa há três anos e ficou em segundo lugar. Foi a melhor marca da carreira de Romani em ginásios fechados, resultado histórico para o catarinense. Sem dúvida, um dia especial em Belgrado, capital da Sérvia. Merece muito.

Foto do Fernando Graziani

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?